O Tema da Vitória – imortalizado nas comemorações do piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna – foi a lição do dia para a turma de teclado do projeto “Tocando a Vida com Cidadania”, realizado pela Prefeitura de Barcarena e desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social (Semas) por meio do CRAS de Vila do Conde. As aulas retornaram no último dia 15.
O projeto financiado pelo Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) foi lançado em setembro de 2017 e recebe, atualmente, 150 crianças e adolescentes de 10 a 17 anos em aulas de violão, teclado, bateria, contrabaixo, guitarra e percussão com o objetivo de garantir a melhoria da qualidade de vida desse público em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio de oficinas de música e acompanhamento familiar.
Famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família ou que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem ter suas crianças inseridas no projeto. No entanto, todos os menores de 17 anos precisam estar matriculados e frequentando a rede municipal de ensino. Novos usuários podem ser inseridos ao “Tocando a Vida com Cidadania” após atendimento para avaliação do perfil social, que acontece no próprio CRAS.
De acordo com a coordenadora do CRAS Conde, Deisivane Nery, o projeto “Tocando a Vida com Cidadania” trouxe novas perspectivas para a comunidade. “A intenção não é formá-los músicos. O que propomos é o desenvolvimento de habilidades por meio de aulas teórico-práticas. Não é uma formação, e sim um despertar para outras possibilidades”, disse. Segundo ela, a ideia é unir forças e levar o serviço para dentro das escolas em breve.
As aulas acontecem no CRAS Conde e em uma igreja do bairro Industrial duas vezes por semana, nos turnos da manhã e da tarde. Eles são orientados pelos educadores sociais Dhiosy Marques e Jean Kuelle. “Dá para perceber a força de vontade deles. É incrível como a comunidade de Vila do Conde tem uma aptidão para a música e a arte em vários segmentos. Eles transformam a dificuldade em combustível para somar ao projeto”, avalia o educador social Jean Kuelle.
“Trazemos humildade e educação de dentro de casa, porém a música também ajuda a reforçar esses vínculos, assim como o respeito. O que fico impressionado é de ver o esforço deles que, com poucas aulas, já estão solando, aprendendo a tocar algumas canções e o que me deixa emocionado é ver despertar o desejo que passaram a sentir através da música e dessa pequena semente que plantamos no coração de cada um”, diz o educador Dhiosy Marques.
Os ensaios e a sonoridade alcançada pelo grupo de – quem sabe – futuros musicistas, não ficam apenas dentro dos muros do CRAS. Eles já estão se preparando para uma apresentação de carnaval no próximo dia 5, dentro da programação de aniversário de uma empresa local.
Serviço: O CRAS de Vila do Conde fica na rua Lauro Sodré, nº 01, e funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 16h30.
Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=526&url=projeto-da-prefeitura-propoe-novas-possibilidades-atraves-da-musica
Nenhum comentário:
Postar um comentário