domingo, 10 de março de 2019

MARÇO LILÁS: CAMPANHA VAI QUADRUPLICAR REALIZAÇÃO DE EXAMES PREVENTIVOS

MARÇO LILÁS: CAMPANHA VAI QUADRUPLICAR REALIZAÇÃO DE EXAMES PREVENTIVOS

Ao longo deste mês, ocorrem atividades de conscientização sobre o combate ao câncer do colo do útero no país inteiro. Em consonância com o calendário do Ministério da Saúde, a prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusb), também irá realizar diversas ações para marcar o ‘Março Lilás’ no município. 

Diante disso, a prefeitura lançou, nesta sexta-feira (01), no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em Barcarena-Sede, a edição 2019 da campanha ‘Em Busca de Marias', que há três anos alcança as mulheres nos lugares mais longínquos de Barcarena para realização de exames preventivos do colo do útero e de mama. 

O objetivo da programação é alcançar mais de três mil exames preventivos ao longo deste mês em Barcarena, representando quatro vezes mais a meta mensal estipulada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) ao município. Para reforçar a campanha, as coletas estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBS’s) do município, incluindo ilhas e estrada. Além disso, nos lugares onde não há unidade básica, os exames preventivos serão realizados por meio de uma equipe volante, que estará em uma localidade por dia. Desta forma, a campanha irá alcançar 100% do território de Barcarena. 

De acordo com a secretária de Saúde do município, Eugênia Teles, as estratégias visam reduzir a incidência da mortalidade por câncer do colo do útero e de mama em Barcarena. "Nós intensificamos as ações nos meses de março e outubro por conta das campanhas alusivas, mas nosso trabalho é desenvolvido o ano inteiro para fortalecer a saúde da mulher barcarenense, reduzindo os casos de câncer e os índices de mortes pela doença. Ou seja, quem ganha com isso é a mulher de Barcarena", afirma.

Para o vice-prefeito e ex-secretário de Saúde de Barcarena, Paulo Alcântara, que representou o prefeito Antônio Carlos Vilaça na cerimônia, a campanha pioneira no país mostra a preocupação de Barcarena com a saúde da mulher. "Nosso compromisso é tão forte que, muito em breve, vamos alcançar 100% de cobertura em atenção básica em saúde, mesmo em um município com território tão grande e diverso. Os resultados, principalmente com a atenção às mulheres, aparecem a partir dos prêmios estaduais e nacionais que recebemos, e também do reconhecimento da própria população", destaca.

O presidente da Câmara Municipal de Barcarena, vereador Bruno Martins, destacou a importância do projeto ‘Em Busca de Marias’. A iniciativa tornou-se lei municipal no ano passado e deverá ser desenvolvida por todas as gestões do executivo municipal, independente de partidos. "Com a instituição dessa iniciativa pela Câmara e sanção do prefeito Vilaça, as mais de oitenta mil mulheres do município ganham em prevenção e qualidade de vida", diz. 

O governo do Pará enviou ao lançamento da campanha a diretora técnica da Sespa, Sâmia Borges, que elogiou a atuação de Barcarena no combate ao câncer nas mulheres. "Nós estamos aqui para reconhecer a importância de cada mulher que vocês salvaram. Os números de Barcarena são bons, mas não são só números, são vidas femininas protegidas e salvas. Os dados também representam um trabalho sério e comprometido com a saúde pública. Barcarena está de parabéns", elogiou.

Reconhecimento – Nos últimos três anos, na disputa entre os 144 municípios paraenses, Barcarena tem saído vitorioso no prêmio Pará Mulher, desenvolvido pelo Governo do Estado, por superar as metas de exames preventivos de colo do útero e mamografias. Com as ações deste ano, o objetivo é alcançar a quarta vitória consecutiva para o município.

Fonte: https://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=1140&url=marco-lilas-campanha-vai-quadruplicar-realizacao-de-exames-preventivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário