domingo, 10 de março de 2019

PISCINA AQUECIDA REFORÇA SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO EM BARCARENA

PISCINA AQUECIDA REFORÇA SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO EM BARCARENA


A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusb), colocou em funcionamento, desde o início deste ano, a piscina aquecida do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER), na Vila dos Cabanos. 

Adaptada para pessoas com deficiência, a piscina possui 10,3 metros de comprimento, 5,3 metros de largura e 1,5 metros de profundidade. No local, são atendidas demandas de fisioterapia ortopédica (coluna e joelho) e fisioterapia neurológica (lesão medular e acidente vascular cerebral). 

De acordo com Maysa Dias, coordenadora do CER, os serviços de reabilitação na piscina há muito tempo eram solicitados pelos pacientes de Barcarena, que antes precisavam se deslocar até a capital paraense para realizar as sessões de hidroterapia. “A prefeitura não mediu esforços para implantar esse atendimento aqui no município, pois facilita a vida dos moradores. Aos pacientes com dificuldade de locomoção, nós disponibilizamos um veículo para buscar e deixar em casa”, afirma.

A dona de casa Zildeth Chaves, que sofre de artrose no quadril e estava há mais de um ano com dores e dificuldade de locomoção, foi uma das primeiras pacientes do espaço. Após dez sessões de fisioterapia na piscina aquecida, os resultados apareceram. “Estava quase imobilizada, precisava de ajuda pra levantar e deitar, pra tudo. É quase inacreditável a diferença que eu sinto no meu corpo. Hoje, com os exercícios, sou outra pessoa”, comemora. 

Para a secretária de Saúde do município, Eugênia Teles, o novo método reforça o processo de reabilitação em Barcarena. “Com a utilização da piscina, nós ampliamos a oferta de serviços de reabilitação e também aumentamos a quantidade de pacientes atendidos no município, fortalecendo a saúde e o bem-estar dos moradores”, destaca. 

Espaço – Localizado na Vila dos Cabanos, o Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER) presta serviços gratuitos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Neuropediatria. Integra a média complexidade da Semusb e abraça as causas da Atenção Básica, com ênfase no trabalho preventivo e informativo. Para ter acesso aos serviços do CER, os pacientes devem ir à Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência. O Encaminhamento é feito pela UBS.

Fonte: https://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=1145&url=piscina-aquecida-refora-servios-de-reabilitao-em-barcarena

Nenhum comentário:

Postar um comentário