Moradores da comunidade Vila dos Cabanos, em Barcarena, nordeste do Pará, denunciaram um vazamento de caulim, minério usado na produção de papel, no rio Dendê. Segundo a população, o vazamento foi descoberto na manhã desta sexta-feira (8). Eles afirmam que o material foi despejado por uma tubulação da empresa Imerys, que beneficia o caulim da região. Em nota, a empresa nega o vazamento.
De acordo com Jorge Negrão, auxiliar portuário que mora a cerca de 100 metros do rio, a água do córrego está branca. Segundo ele o rio vem sendo contaminada gradativamente desde a última semana.
“A cor da água vem mudando a cada dia. Hoje eu fiquei sabendo que é um tubo da empresa, que desce por baixo do bairro industrial, que está vazando. Inclusive, ontem tinha técnicos da empresa no local”.
Em nota, a Imerys informou que não houve nenhuma ocorrência em suas operações em Barcarena. Não há nenhuma relação entre as atividades da empresa e as imagens divulgadas. De qualquer maneira, a Imerys comunicou às autoridades de meio ambiente sobre a denúncia e, voluntariamente, solicitou uma visita de técnicos da SEMAS e da SEMAD à planta industrial para assegurar a normalidade das atividades na empresa.
Fonte: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2019/03/08/moradores-denunciam-vazamento-de-caulim-em-rio-de-barcarena-interior-do-para.ghtml