terça-feira, 19 de novembro de 2019

PREFEITURA ENTREGA KITS PARA ATLETAS PARALÍMPICOS DE BARCARENA

PREFEITURA ENTREGA KITS PARA ATLETAS PARALÍMPICOS DE BARCARENA

Nesta quinta-feira (14), a prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou kits de uniformes para oito atletas de Barcarena que irão representar o Pará na Paralimpíada Escolar 2019, que ocorrerá em São Paulo, de 18 a 22 de novembro. "A gente apoia os atletas porque o esporte abre portas à juventude, além de inspirar muita gente a lutar por uma vida melhor. Cada aluno é motivo de orgulho ao nosso município", afirmou o prefeito Paulo Alcântara.

Entre os atletas, três já foram convocados para o Camping, que é um projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro, em que os alunos vivenciam a rotina de um atleta de alto rendimento e se preparam para representar o país em competições internacionais, com possibilidade de convocação para a Seleção Brasileira em suas respectivas modalidades.

Diante dos resultados positivos nos últimos campeonatos, a projeção nacional dos atletas de Barcarena tem sido cada vez maior. "O esporte paralímpico do município está em evidência no Brasil inteiro, tornando-se um diferencial no rendimento do Estado. Tenho certeza que vamos ter um representante nas paralimpíadas mundiais", garantiu a secretária de Educação, Ivana Ramos.

Aos 15 anos de idade, a atleta de natação Andressa Pinheiro, da escola Laurival Magno Cunha, na Vila dos Cabanos, vai para a quarta paralimpíada escolar consecutiva. Com o apoio da prefeitura, o sonho de integrar a Seleção Brasileira de Natação Paralímpica sub-18 se tornou realidade para jovem, que tem deficiência intelectual. "Acabei de voltar do treino e agora vou ficar em monitoramento constante pelos técnicos. Quando tiver vaga no sub-20, também vou disputar", disse animada.

Já a atleta Juliely Razec, de 13 anos, vai participar da Paralimpíada Escolar pela primeira vez, na modalidade de atletismo. "A ansiedade é grande. Eu não esperava, mas vou agarrar com força e dar o meu melhor para alcançar bons resultados", afirmou a aluna da escola Cônego Francisco Cravo, na comunidade do Laranjal, que também tem deficiência intelectual.

Os oito alunos convocados para a competição integram o Projeto Escolar Paralímpico, desenvolvido pela prefeitura de Barcarena. A iniciativa existe há mais de quinze anos e colabora para promover a inclusão e o empoderamento de alunos com deficiência, além de ajudar na revelação de novos talentos para o esporte no município.

PREFEITO DE BARCARENA FISCALIZA OBRAS E DIZ TODAS ESTÃO DENTRO DO PRAZO

PREFEITO FISCALIZA OBRAS E DIZ TODAS ESTÃO DENTRO DO PRAZO

O prefeito de Barcarena, Paulo Alcântara, acompanhado do deputado estadual Renato Ogawa e de um grupo de vereadores, visitou nesta segunda-feira (18), o canteiro de obras que estão em andamento no município. A comitiva esteve no Complexo Comercial, Praça da Criança, prédio da UFPA, na sede municipal, e na creche do bairro Renascer com Cristo, no distrito do Murucupi. "Não tem nenhuma obra atrasada", afirmou o prefeito.

Paulo disse que faz questão de convidar os "fiscais da lei" para ver de perto como o dinheiro da prefeitura está sendo aplicado nas obras. "É importante que seja fiscalizado", afirmou o gestor. Ele disse que a prefeitura tem pago corretamente os empreiteiros para que não haja interrupção no cronograma. "O que a gente quer é que até o final do nosso mandato todas essas obras estejam concluídas de acordo com o cronograma", reiterou Paulo. 

O deputado estadual Renato Ogawa agradeceu o convite do prefeito e considerou importante a visita. Ele disse que, dessa forma, é possível acompanhar se o trabalho está sendo feito corretamente. Mais do que isso, "que a gente possa ter a tranquilidade de que as coisas estejam saindo conforme o planejado", destacou o deputado. "Vê se a qualidade da obra está dentro daquilo que a gente espera", acrescentou o parlamentar. 

A fiscalização das obras da prefeitura de Barcarena tem sido uma rotina na gestão do prefeito Paulo Alcântara. Desde que assumiu o comando da gestão em setembro deste ano, essa foi a segunda vez que ele foi ao canteiro de obras do Complexo Comercial, na sede do município. Ele quer ter a certeza de que os recursos empregados estão sendo usados corretamente e se não haverá atrasos na entrega das obras, em respeito ao dinheiro do contribuinte.

PREFEITURA DE BARCARENA REÚNE AGRICULTORES EM OFICINA SOBRE PRODUTOS ORGÂNICOS

PREFEITURA REÚNE AGRICULTORES EM OFICINA SOBRE PRODUTOS ORGÂNICOS


Agricultores de Barcarena participaram nesta quinta-feira (14) de uma oficina sobre certificação participativa de produtos orgânicos, na sede da Cedab. O evento foi organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura (Semagri), com apoio da Universidade Federal do Pará, Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Cooperativa de Extração e Desenvolvimento Agrícola de Barcarena (Cedab), Associação Parque dos Aracuans e CNPq.

Cerca de 50 trabalhadores rurais trocaram experiências sobre o cultivo de produtos orgânicos, ou seja, sem o uso agrotóxicos. Também conhecidos como pesticidas ou defensivos agrícolas, os agrotóxicos são produtos químicos largamente utilizados no setor de produção agrícola para garantir a produtividade das lavouras, pois seu uso preserva as espécies cultivadas. Mas o uso deles sem controle pode representar riscos à saúde.

A oficina de Barcarena foi aberta pelo secretário de Agricultura do município, Paulo Ronildo. Ele saudou e agradeceu a presença dos participantes e destacou as ações da Semagri para promover o desenvolvimento da economia campesina, com destaque para produtos como o abacaxi e o açaí. Paulo Ronildo também agradeceu os parceiros da prefeitura no evento como os pesquisadores da Universidade Federal do Pará e o Sindicato dos Trabalhadores rurais.

Pela manhã, a Oficina de Certificação Participativa de Produtos Orgânicos de Barcarena contou com a palestra do professor Philippe Sablayrolles, da UFPA, que fez uma profunda explanação sobre o tema e tirou dúvidas dos agricultores a respeito das formas de plantio e de cultivo. À tarde, foi a vez de debater e encaminhar assuntos pertinentes à vida do homem no campo e, ao mesmo tempo, apontar perspectivas de novos trabalhos.