sexta-feira, 31 de março de 2017

MPF quer regularização fundiária em favor de comunidades tradicionais e quilombolas de Barcarena (PA)

O acordo proposto pelo MPF requer que os órgãos demarquem uma área em formato de polígono onde vivem 6 comunidades
Comunidades tradicionais e quilombolas de Barcarena, região metropolitana de Belém, participaram de reunião, em 23 de março, na sede da Procuradoria da República no Estado do Pará, com representantes da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para tratar da regularização fundiária das áreas onde vivem as comunidades.
Durante a reunião conduzida pelo Procurador da República Patrick Menezes Colares, as famílias moradoras das comunidades Boa Vista, Cupuaçu, São João, Sítio Conceição, Sítio Lourenço e Burajuba, pediram aos órgãos a permanência nos locais e o direito de plantar seus roçados e construir suas moradias. O acordo proposto pelo Ministério Público Federal no Pará (MPF) requer que os órgãos demarquem uma área em formato de polígono onde vivem as 6 comunidades.
A questão das terras é objeto de diversos processos na Justiça, alguns com sentenças em favor das comunidades, por isso o MPF propôs a cessão provisória em nome cada comunidade tradicional pelo prazo de um ano para a SPU e para o Incra, três anos.
O uso e a ocupação das áreas é conflituoso, algumas áreas foram invadidas por particulares e há ameaças aos direitos dos quilombolas. Por isso, tanto a SPU como o Incra deverão tomar medidas como a identificação por meio de placas e autorização por escrito para que as famílias façam uso dos territórios.
A partir da conversa ficou acordado que os órgãos devem apresentar ao MPF relatórios regulares sobre as atividades realizadas nos locais para em seguida realizar a titulação definitiva das terras. A SPU fará uma visita à comunidade Burajuba para fazer levantamento do território e no próximo dia 23 de junho acontecerá nova reunião entre os envolvidos para apresentar o resultado dos levantamentos necessários à regularização da área.
Imagem: Comunidades quilombolas: grupos étnicos com práticas culturais próprias e direito à terra (Foto: Helena Palmquist/MPF-PA)

Fonte: http://racismoambiental.net.br/2017/03/31/mpf-quer-regularizacao-fundiaria-em-favor-de-comunidades-tradicionais-e-quilombolas-de-barcarena-pa/

Prefeito Vilaça anuncia mais investimentos para o esporte

PREFEITO VILAÇA ANUNCIA MAIS INVESTIMENTOS PARA O ESPORTE
O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, anunciou novos investimentos para o esporte nesta quarta-feira (29), durante a reinauguração da pista de esporte de ação na praça José Pinheiro Rodrigues. Ele destacou que as obras no setor são frutos de uma administração que está sabendo aplicar bem os recursos públicos.  
Cercado por secretários, vereadores e representantes do esporte barcarenense, o prefeito afirmou que a cidade terá em breve um novo ginásio poliesportivo, uma nova quadra de esportes em Vila do Conde e novas academias ao ar livre. Além disso, ele garantiu a ampliação de obras no estádio municipal, visitado por ele na semana passada.
“Vai ser (um investimento) pesado e forte dentro do município porque o esporte é fundamental”, declarou o prefeito, ao expressar também preocupação com as áreas da Saúde e Educação. A reforma da nova pista de skate era um sonho antigo dos amantes do esporte. O presidente da Associação dos Skatista de Barcarena, Júnior Mendes (Lapado), elogiou a obra.
“A palavra que tenho para usar hoje é gratidão”, disse Lapado. “Estou muito emocionado”. Ele afirmou que agora, com a pista revitalizada, será possível colocar em prática um projeto da escolinha de skate para crianças de 5 a 13 anos. “Vamos incentivar a prática do esporte na cidade”, completou ele, que pediu apoio para a compra de equipamentos.
PARCERIA – A entrega da nova pista de skate saiu depois dos pedidos da Associação dos Skatista de Barcarena à prefeitura. O vereador Júnior Ogawa, em nome da Câmara, apoio a iniciativa. Autorizados pelo prefeito Antônio Carlos Vilaça, coube aos secretários Pedro Moura (Esporte) e Rui Cabral (Infraestrutura) cuidar do andamento da obra.  
“Esse foi um trabalho coletivo”, disse o secretário da Semjel, Pedro Moura. Já o secretário de Infraestrutura apelou para o zelo: “Cuidem para que a pista dure um bom tempo”, disse Rui Cabral. O vereador Júnior Ogawa manifestou alegria: “Estou satisfeito pela entrega dessa obra que vai beneficiar nossas crianças e jovens”. Jovem com o Bruno Medeiros, que também gostou da pista: “Vamos praticar nosso esporte com dignidade.”   

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=211&url=prefeito-vilaa-anuncia-mais-investimentos-para-o-esporte

Prefeitura elabora planejamento pedagógico

PREFEITURA ELABORA PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Centenas de professores da rede municipal de ensino iniciaram nesta quinta-feira (30) o encontro de elaboração do Planejamento Pedagógico em rede 2017. A reunião acontece hoje e amanhã, no ginásio municipal.
Com o tema ‘Barcarena: nossa gente, nossa terra, nossa água, nosso ar’, o encontro tem o objetivo de orientar os educadores a trabalhar questões de sustentabilidade com os alunos em sala de aula. Toda a comunidade escolar está envolvida na ação.
O encontro do Planejamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi dividido em várias partes. Diretores, professores e agentes administrativos vão avaliar os resultados do plano de 2016 e traçar novas metas para 2017.
“A proposta pedagógica de rede municipal de ensino para o ano letivo de 2017 está baseada nos princípios da Base Nacional Comum Curricular, no PNAIC, e direcionada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, divulgou a Semed.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=213&url=prefeitura-elabora-planejamento-pedaggico        

Prefeito de Barcarena garante apoio a agricultura familiar

PREFEITO GARANTE APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, destacou que a produção da agricultura familiar tem grande importância para o município porque boa parte da merenda servida nas escolas da cidade vem desse segmento agrícola. Ele conheceu nesta quinta-feira (30) os produtos cultivados no sítio Zé Pinheiro, na comunidade Turui, e foi anfitrião no município do diretor de Fomento e Produção Sustentável da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutrição do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Francisco Fajita.
 
O diretor do MDS veio a Barcarena conhecer a experiência do Programa de Aquisição de Alimentos no município. De acordo com a Secretaria de Assistência Social de Barcarena, a programação da visita fez parte do Seminário Pan-amazônico de Proteção Social, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) em parceria com o Banco Mundial e Unesco, e teve apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). O município é referência na execução do Programa de Aquisição de Alimentos.
 
Ao todo, 18 agricultores de várias localidades da região e cadastrados no PAA apresentaram suas produções durante a visita desta quinta-feira. Dentre os produtos apresentados no local estavam bolos, sucos e bombons regionais, hortaliças e hortifruti. A visita durou aproximadamente duas horas.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=214&url=prefeito-garante-apoio--agricultura-familiar

Prefeitura e Parceiros realizam ações com ribeirinhos

PREFEITURA E PARCEIROS REALIZAM AÇÕES COM RIBEIRINHOS
A prefeitura de Barcarena iniciou nesta terça-feira (28) o primeiro dia de atividades do projeto Parceiros no Campo, na ilha São Mateus. Os moradores ribeirinhos da comunidade São Gregório foram atendidos com orientações sobre o trabalho agrícola e seus desdobramentos no cotidiano. O projeto também deu orientações sobre saúde, educação e meio ambiente.
 
Esse foi o primeiro encontro do Parceiros no Campo de 2017. Os organizadores programaram uma série de palestras com orientações importantes para a vida do trabalhador que vive nas ilhas de Barcarena. Para realizar o evento, a prefeitura conta com o apoio de órgãos do governo estadual, como a Emater.  Em nível municipal, o encontro reúne várias secretarias.
 
Para dar conta das demandas do campo, o projeto tem a participação das secretarias municipais de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, Assistência Social, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Saúde e Educação. Uma das temáticas exploradas no encontro, que encerra nesta quarta, é o cultivo e manuseio do açaí na região das ilhas.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=210&url=prefeitura-e-parceiros-realizam-aes-com-ribeirinhos

quarta-feira, 29 de março de 2017

Foi deflagrado operação para combater crimes ambientais em Barcarena


A Polícia Civil apresentou, nesta quarta-feira, 29, os resultados da operação denominada "Hidro", de combate a crimes ambientais no distrito de Vila dos Cabanos, em Barcarena, região nordeste do Pará. Coordenada pela Divisão Especializada em Meio-Ambiente (Dema), a operação realizada nesta terça-feira, 28, em conjunto com peritos criminais do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, resultou nas apreensões de cinco armas de fogo tipo espingardas calibre 12; duas motosserras e dois cartuchos deflagrados de calibres 20 e 32. A ação policial teve como local principal o Km 12 da rodovia PA-481, que dá acesso ao porto do Arapari no município.
Ao todo, 15 pessoas acusadas de invasão e prática de desmatamento ilegal foram identificadas como responsáveis pelos crimes. Segundo o diretor da Dema, delegado Luís Xavier, foi instaurado inquérito policial para apurar crimes ambientais como desmatamento; posse de armas de fogo; esbulho e associação criminosa. A ação policial foi deflagrada pela equipe formada pelo delegado Marco Antonio de Oliveira, e investigadores Lourival, Marcelo e Monteiro, com apoio dos peritos Jair e Enaldo.
Ainda, durante a operação, explica o delegado Luís Xavier, diretor da Dema, um adolescente de 17 anos foi apreendido em flagrante com uma arma de fogo artesanal tipo calibre 20 usada em um assalto em Vila dos Cabanos.

Por Walrimar Santos

terça-feira, 28 de março de 2017

DEBATE PARA MELHORIAS DAS ESCOLAS ESTADUAIS BARCARENA



Fonte: Camara de Barcarena

PREFEITO DE BARCARENA DETERMINA NOVAS OBRAS NO ESTÁDIO MUNICIPAL

PREFEITO DE BARCARENA DETERMINA NOVAS OBRAS NO ESTÁDIO MUNICIPAL

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, determinou neste sábado (25) que novos serviços sejam realizados no estádio municipal. Acompanhado do vice-prefeito Paulo Alcântara, secretários, vereadores e do deputado estadual Renato Ogawa, Vilaça avaliou as recentes melhorias no estádio e orientou que as obras devem ser ampliadas pelas secretarias de Esporte e de Infraestrutura.
 
No estádio, o prefeito viu o jogo entre Atlético e Sporting, que terminou empatado em 2x2. A partida foi organizada pela Federação Paraense de Futebol, com apoio da prefeitura de Barcarena, que cedeu o espaço para o jogo. Quem foi ao estádio percebeu mudanças. A prefeitura pintou as arquibancadas, o muro do alambrado, os bancos dos reservas e recuperou o gramado.
 
Rampas de acessibilidade também foram construídas nas arquibancadas do estádio. Esta semana, o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Pedro Moura, acompanhou os ajustes finais da obra de revitalização, antes do jogo desde sábado.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=207&url=prefeito-de-barcarena-determina-novas-obras-no-estdio-municipal

ESTADO E MUNICÍPIO DIALOGAM SOBRE A EDUCAÇÃO DE BARCARENA

ESTADO E MUNICÍPIO DIALOGAM SOBRE A EDUCAÇÃO DE BARCARENA

A parceria por um ensino público de qualidade foi o tema da conversa entre as secretárias de Educação Cláudia Hage (Estado) e Ivana Ramos (Barcarena), nessa segunda-feira (27). As duas conversaram por cerca de meia hora.  
O convênio do transporte escolar e o uso de espaços da prefeitura pelo governo do estado foram um dos pontos de diálogo entre as gestoras. Depois do rápido encontro, Seduc e Semed afinaram os trabalhos.
“Precisamos melhorar essa relação para que possamos conseguir frutos para o município”, declarou a secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos. “Espero respeito e um diálogo de igual pra igual”, completou.
A titular da Seduc disse que a reunião valeu a pena. “Agora, a Seduc está munida das informações para fazer o seu plano estratégico e poder atender da melhor forma possível e o mais rápido possível o município de Barcarena”, disse Cláudia.
Como ainda ficaram assuntos pendentes, Seduc e Semed vão se reuniu com mais frequência para resolver as questões. O convênio do transporte escolar é uma delas. Nos próximos dias, o estado deve apresentar as demandas para a Semed.
Segundo Ivana, o estado deve informar as linhas de transporte escolar que vai precisar. O pedido é analisado pela Semed, com base no orçamento do município. “Nós delimitamos as linhas que podemos atender e o estado se adequa a essa realidade”, disse a secretária de Barcarena.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=208&url=estado-e-municpio-dialogam-sobre-a-educao-de-barcarena

segunda-feira, 27 de março de 2017

Lanchas se chocam a caminho de Belém e Barcarena


Um choque envolvendo duas lanchas por pouco não causou um grave acidente no início da noite desta segunda-feira (27), em águas do Pará. As embarcações colidiram no início da noite desta segunda-feira (27).
O incidente ocorreu na Curva do Arrozal, área pertencente ao município de Barcarena, na região das ilhas, nordeste paraense.
As duas lanchas são de cooperativas que fazem a linha Belém/Barcarena. Uma era a Expresso Regional, que estava a caminho de Belém e o outro veículo era a lancha Fé em Deus, que estava a caminho de Barcarena.
Segundo relato de passageiros, alguns dos ocupantes tiveram apenas escoriações leves devido a colisão.
O motivo apontado como causa da batida seria que as embarcações trafegavam muito próximo à costa.
Muitos passageiros entraram em pânico e chegaram a vestir o colete salva-vidas.
Segundo relato de uma passageira, os dois comandantes queriam seguir viagem, mas foram impedidos pela Capitania dos Portos que foi acionada. Duas novas embarcações foram chamadas para fazer a transferência dos viajantes.
A Capitania dos Portos ficou de repassar novas informações sobre o caso.
(Com informações de Joni Vieira/Rádio Clube do Pará)

Fonte:DOL

quarta-feira, 22 de março de 2017

O Arco Norte e o interesse pela região de Barcarena


O Arco Norte já é uma realidade para as empresas que apostam no corredor logístico, onde o Pará se destaca para escoar – de forma rápida, eficiente e competitiva – grãos e diversas commodities para outros continentes. Segundo dados da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o transporte da safra 2016-2017 de grãos pelo Arco Norte responderá por 23% das exportações nacionais, com previsão de envio de 97 milhões de toneladas de soja e milho para outros países. 
Os portos públicos paraenses movimentaram, no acumulado dos últimos 4 anos R$ 3 bilhões de reais em cargas, mais de R$ 670 milhões de reais somente no ano de 2016. Os dados foram compilados pelo Sindicato dos Operadores Portuários (Sindopar) e estão no 4º Anuário dos Operadores Portuários do Estado do Pará, lançado no último dia 10.Segundo o Sindopar, o Arco Norte é a saída mais apropriada para o país. No Pará, estão os portos mais bem localizados e de menor custo para os produtos da região central. Não por acaso, o Estado é considerado a “bola da vez” pelo mercado de logística do País, não só por ser um caminho natural para o escoamento da produção do Norte e do Centro-Oeste, como também pelo futuro ainda mais promissor, a partir de obras que estão saindo do papel e são fundamentais para seu desenvolvimento. 

Trabalhadores da indústria química protestam em Barcarena



Um grupo de trabalhadores da indústria química que atua em Barcarena, na Região Metropolitana de Belém, fez um protesto na manhã desta quarta-feira (22) na estrada que dá acesso ao pólo industrial do município. O ato organizado pelo Sindicato dos Químicos de Barcaena é contra a Reforma da Previdência proposta pelo Governo Federal. O trânsito ficou lento no local durante a manhã de hoje.
De acordo com o presidente do Sindicato, Gilvandro Santa Brígida, os trabalhadores precisam se unir para que a proposta não seja aprovada. "Desejo que a classe trabalhadora transforme essa luta em manutenção de direitos e que as palavras ali proferidas fiquem guardada na memória e na praxes dos trabalhadores, muitos deles explorados reiteradamente nas relações laborais", disse o sindicalista. O grupo pretende realizar novos protestos.

Fonte: ORMNEWS

Empresas de Barcarena dão exemplo de uso sustentável dos recursos hídricos



Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2030, a população mundial necessitará de 40% a mais de água. Diante desse cenário, a interagência da organização, a ONU Água, desde 2016 definiu temáticas específicas para nortear os debates sobre a preservação dos recursos hídricos no Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22). Este ano, a entidade traz como tema Água Residual, chamando atenção para a reutilização do recurso em processos industriais, por exemplo.

No Pará existem bons exemplos no setor industrial de reaproveitamento do bem mais precioso para a humanidade. Entre eles, a Imerys, mineradora que atua com caulim nos municípios de Barcarena e Ipixuna do Pará, que incorporou a utilização da água da chuva em sua produção industrial. “A empresa possui bacias de rejeitos fora de operação e que recebem água da chuva. Uma delas está coberta por uma manta de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), ou seja, a água que cai nesta bacia não se mistura com caulim, ficando limpa e transparente. Assim, pensamos em dar a essa água uma destinação vantajosa para a empresa e para meio ambiente”, explica Paulo Wanderley, gerente de Manutenção da Imerys.

segunda-feira, 20 de março de 2017

Alubar abre vaga para almoxarife



A Alubar Metais e Cabos, fabricante de vergalhões e cabos elétricos de alumínio e cobre, está recrutando profissional para a o cargo de almoxarife. Os interessados devem cadastrar o currículo, exclusivamente, pelo site:  www.alubar.net.br/trabalhe_conosco. O prazo para o cadastramento é até esta terça-feira (21). Confira detalhes sobre a vaga:

Descrição:

Cargo  Almoxarife 1 (Operacional)
Vagas – 01
Categoria profissional – Indústria, Manufatura e Produção
Contratação – CLT
Horário de trabalho  Diurno (8h às 17h30)

Requisitos:

§  Formação Básica: Nível Médio, Técnico em logística.
§  Certificação em Operação de Empilhadeira.
§  Conhecimentos Básicos: Informática (Excel, MICROSIGA); Controle de Estoque; Logística.
§  Disponibilidade para trabalhar em regime de turno.

Benefícios:

ü  Plano de saúde. 
ü  Plano odontológico. 
ü  Ticket alimentação. 
ü  Ajuda cursos técnicos a partir do sexto mês de carteira assinada com a empresa.
ü  Ajuda material escolar anual. 
ü  Ajuda escolar para os filhos de colaboradores até 18 anos, a partir do sexto mês de carteira assinada com a empresa.
ü  Seguro de vida.
ü  Convênio com redes de farmácias.
ü  Participação nos Resultados. 

Fonte: Temple

sexta-feira, 17 de março de 2017

PREFEITURA DE BARCARENA LEVA ATLETAS A CAMPEONATO EM MÃE DO RIO


Uma delegação com 36 atletas da escolinha de basquete de Barcarena embarcou nesta sexta-feira, 17, para Mãe do Rio, onde acontece a IV Copa Redson de Basquetebol. O campeonato vai até domingo. Os jogadores viajaram sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). Entre a delegação, vão atletas da seleção adulta masculina e feminina e mais a equipe Sub 17. "O esporte que eu me identifiquei foi o basquete", disse Everton Cruz, 16 anos, que viaja para um campeonato pela primeira vez.
A mãe de Everton, Edilene Rodrigues, abençoou o filho, deu alguns conselhos e, ao se despedir, desejou sucesso ao grupo. "Espero que eles voltem com vitórias", disse a dona de casa. O estudante Genivaldo da Costa Júnior, chamado de Pezão, estava ansioso para viajar. "Vou conhecer novas pessoas", falou o adolescente que já treina há um ano na escolinha de basquete da Semjel. "Eu gostava de ver os jogos no ginásio e um dia eu me interessei", contou Pezão, que também viajou pela primeira vez para disputar um campeonato.
O secretário da Semjel, Pedro Moura, informou que a prefeitura garantiu o apoio necessário para que os atletas de Barcarena pudessem participar da Copa em Mãe do Rio. A expectativa é que as equipes do município sejam finalistas. “Os mais novos vão ter a experiência do que é um campeonato”, disse o secretário, que aposta na formação de novos atletas, a partir da escolinha que reúne dezenas de crianças e adolescentes em Barcarena. Neste sábado (18), o secretário vai acompanhar os jogos de Mãe do Rio.
Pelos menos 12 municípios da região vão participar da Copa Redson de Basquete. A seleção de Barcarena já entra em campo nesta sexta-feira. Segundo os organizadores, mais de 200 atletas foram inscritos pelas prefeituras que enviaram representantes. Barcarena já tem tradição e coleciona vitórias na modalidade. O basquete masculino é bicampeão nos Jogos Abertos do Pará (2014 e 2015) e estão bem preparado para enfrentar novos desafios. A estrutura oferecida pela prefeitura para os treinos é um fator que contribui para o sucesso do time.
A delegação de Barcarena viajou em um ônibus cedido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).


quinta-feira, 16 de março de 2017

SEMADE DIVULGA AÇÕES DO PLANO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

SEMADE DIVULGA AÇÕES DO PLANO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Pelo menos 25 alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, do IFPA Abaetetuba, receberam informações sobre o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Barcarena, durante uma palestra, na manhã desta quarta-feira, 15. O encontro foi no auditório da Universidade Aberta do Brasil, na Vila São Francisco. Depois do bate papo com os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Barcarena, a turma visitou uma área de lixão do município. 
 
A palestra sobre o Plano de Resíduos Sólidos de Barcarena foi ministrada pelos servidores da Semade Izaira Andrade, Maria do Carmo Ferreira e Wanderson Gonçalves. Eles contaram que o documento foi uma construção que envolveu a participação do poder público e da sociedade civil organizada. "O plano foi construído de forma bem coletiva, com a participação de vários atores sociais", informou a socióloga Maria do Carmo Ferreira. 
 
Para que os alunos entendessem o plano, os técnicos da Semade deram explicações detalhadas sobre o conteúdo do documento. Eles falaram sobre reciclagem e reutilização de resíduos, construção de aterro sanitário e as dimensões do plano que tratam da coleta e destinação do lixo no município. "Barcarena é o município da região que está mais avançado na consolidação do Plano de Resíduos Sólidos", disse o biólogo Wanderson Gonçalves.
 
As ações educativas determinadas pelo plano também foram explicadas aos alunos. Uma delas são os encontros com estudantes nas escolas de Barcarena, que serão realizados ao longo do ano letivo. "A gente precisa falar sobre o consumo consciente", disse a servidora Izaira Andrade. "Tem produto que a gente paga mais pela embalagem do que pelo conteúdo", completou ela. "A mudança não vai acontecer se não partir de cada um de nós". 
 
O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Barcarena começou a ser elaborado em 2014, a partir de consultas e audiências públicas que ocorreram ao logo de 2015 e só foi consolidado no ano passado. O documento está pronto e foi aprovado em assembleia. Agora o plano aguarda para ser aprovado na Câmara de Vereadores do município. Mas, de acordo com a Semade, algumas ações já estão sendo implementadas na cidade.

terça-feira, 14 de março de 2017

Estado se consolida como principal corredor logístico do Arco Norte com novas concessões na área de portos e ferrovias



Anunciada terça-feira pelo governo federal, a segunda fase do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) consolida o Pará como principal corredor logístico do Arco Norte para escoamento da produção agrícola e mineral, gerando mais empregos e renda para a população. O programa prevê para o segundo semestre o edital para obras nas áreas de portos, rodovias e ferrovias – incluindo a Ferrogrão, que vai ligar o Mato Grosso ao porto fluvial de Miritituba, no oeste do estado. A prorrogação da concessão de um terminal de contêineres em Barcarena também consta da nova fase do PPI.
O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que desde sua gestão à frente da Secretaria de Portos trabalhou pelo Pará e pelo desenvolvimento do Arco Norte, destacou que a combinação de ferrovias e portos permite que novos empreendimentos possam chegar ao estado, assegurando sua competitividade. Segundo ele, esses ingredientes diferenciam o Pará dos demais estados do país:
"Festejo, comemoro e continuarei acompanhando esse processo no sentido de efetivar a execução dos projetos", reiterou o ministro, que, desde outubro de 2015, quando assumiu a Secretaria de Portos, já atraiu mais de R$ 1 bilhão em investimentos para o Pará.
Com o crescimento da produção nacional de grãos, o Pará tem expandido sua atuação nacional no setor logístico. Segundo Helder Barbalho, o PPI vai reforçar de forma significativa a economia paraense.
"De uma maneira muito positiva, eu entendo que, neste momento, novos investimentos representam a oportunidade de geração de emprego e de renda e o aquecimento da economia, reafirmando o potencial do estado do Pará de se consolidar através do Arco Norte, como o grande propulsor da logística e da competitividade do nosso país", afirmou o ministro.
Nesta segunda fase do PPI, o governo autorizou a prorrogação antecipada do contrato do Terminal de Contêineres Convicon, concedido à empresa Santos Brasil, até 2033, com investimentos de R$ 143,8 milhões no porto de Vila do Conde, em Barcarena. Com isso, a capacidade total passará de 35.363 contêineres/ano para 72.762 contêineres – um aumento de 106% na capacidade operacional.
Para a Santos Brasil, essa prorrogação dá garantias de manutenção do cronograma de investimento da companhia no Pará. Os recursos serão usados na ampliação do pátio de armazenagem, em edificações e tecnologia. O investimento total na operação em Vila Conde está calculado em R$ 622 milhões, sendo R$ 70 milhões a curtíssimo prazo, como informa Santos Brasil, que opera o terminal desde 2008. O terminal emprega hoje 300 funcionários e a previsão é de aumento da força de trabalho com estes investimentos.

Ferrogrão vai gerar boom de investimentos no Pará, diz CNI

Já o edital da Ferrogrão, outro importante braço do corredor logístico que leva o Pará à condição de destaque no Arco Norte, acontecerá no segundo semestre deste ano. A ferrovia de 1.140 quilômetros de extensão, ligando o município de Sinop, no Mato Grosso, ao porto de Miritituba, no Pará, deve ultrapassar R$ 12 bilhões em investimentos e será a principal rota de acesso para exportação da produção de grãos no Brasil. Aguardam pela obra gigantes do setor de exportação, como Amaggi, ADM, Bunge, Cargill, Dreyfus e a Estação da Luz Participações (EDLP).

Para o gerente-executivo de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Wagner Cardoso, o anúncio das concessões vai proporcionar ao Pará um boom de empreendimentos. Segundo ele, os negócios serão ampliados não somente pelas companhias que operam no estado, mas também pelas que chegarão a reboque desse novo movimento.

segunda-feira, 13 de março de 2017

Casa Imerys abre inscrições para curso de operador em Vila do Conde



Como parte do programa de qualificação profissional, a Casa Imerys de Vila do Conde abrirá, nesta quinta-feira (16), inscrições para o curso de Operador de Beneficiamento de Minérios. As inscrições serão feitas das 8h às 11h e das 14h às 17h, na unidade física do projeto social, em Vila do Conde. Entre os pré-requisitos, o candidato deverá ser maior de 18 anos, ter ensino médio completo e residir nas comunidades localizadas próximo às instalações da Imerys, mineradora que atua com caulim em Barcarena. No ato da inscrição, devem ser apresentados documento de identificação pessoal (RG ou Certidão de nascimento), CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. 

Fonte:http://temple.com.br/

quinta-feira, 9 de março de 2017

Delegacias da Mulher de Abaetetuba e Barcarena promovem ações na Semana da Mulher

Palestra em Abaetetuba


A Polícia Civil, por meio das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs), promoveu uma série de programações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, em cidades do interior do Estado. A supervisão dos trabalhos é da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV). Nesta quarta-feira, 8, a programação especial das DEAMs foi realizada nas cidades de Abaetetuba e Barcarena, na região do Baixo-Tocantins, nordeste do Estado. 
ABAETETUBA A Deam promoveu uma palestra, nesta quarta-feira, 8, no auditório da Superintendência da Polícia Civil do município, ministrada pela delegada Daniela Vasconcelos. Ainda, durante o dia, foi realizada mesa-redonda de debates com integrantes dos órgãos que compõem a rede de proteção à mulher. Ao longo do dia, as mulheres atendidas na unidade policial foram acarinhadas com bombons pelas servidoras da Delegacia que foi ornamentada com balões rosas para recepcionar as usuárias do serviço. Nesta sexta-feira, a delegada vai realizar uma palestra em Cametá sobre violência doméstica contra a mulher, para a comunidade local. 
BARCARENA A equipe da Deam promove, desde o dia 7 uma programação extensa com o tema "Elas por Elas", durante a Semana da Mulher. Até esta quinta-feira, 9, a Deam promove oficinas profissionalizantes de capacitação ministradas por instrutores voltadas às mulheres da região, como confecção de objetos para decoração de festas; oficina de Auto Maquiagem; de confecção de “Letras 3D” (cartonagem); de Confecção de Brindes em E.V.A. e de Procedimentos de Estética Facial. As atividades visam orientar e despertar a necessidade de capacitação profissional como caminho para o rompimento do ciclo de violência doméstica baseado na dependência econômica e financeira da vítima para com o agressor. 
A programação vai terminar com uma roda de palestra e debates ministrados pela delegada Priscilla Naiatte e pela assistente social Patricia de Souza, na sede da Deam em Barcarena. A ação da Deam será realizada com base nos atendimentos realizados pelo Setor Social da Delegacia. As DEAMs do Pará realizam atividades diversas voltadas à conscientização das mulheres, jovens e homens, por meio da informação, quanto ao problema da violência doméstica contra a mulher em nossa sociedade.

Fonte: Policia civil

vagas de emprego e estágio na ALUBAR-Barcarena


Está aberta a seleção para vagas de emprego e estágio em uma empresa fabricante de vergalhões e cabos elétricos de alumínio e cobre em Barcarena, no nordeste do Pará. Os interessados, devem cadastrar o currículo, exclusivamente, pelo site da empresa. Veja as vagas disponíveis:
Empregos
Eletricista de manutenção 1
Vagas: 4
Formação básica: manutenção elétrica
Conhecimentos básicos: informática, sistemas elétricos de máquinas e equipamentos da produção
Experiência: 1 ano de atuação como eletricista de manutenção de planta industrial.

Mecânico de manutenção 1
Vagas: 4
Formação básica: nível técnico em manutenção mecânica
Conhecimentos básicos: informática, sistemas mecânicos de máquinas e equipamentos da produção
Experiência: 1 ano de atuação como mecânico de planta industrial.

Estágios

Auditoria interna
Vagas: 1
Estudante do curso de Engenharia de Produção (cursando entre o 4º e 7º período).
Conhecimento intermediário em línguas: Inglês e Espanhol
Habilidades: Pacote Office (Word, Power Point e Excel)

Compliance
Vagas: 1
Estudante dos cursos de Direito ou Administração (cursando entre o 4º e 6º período)
Conhecimento intermediário em línguas: Inglês e Espanhol
Habilidades: Pacote Office (Word, Power Point e Excel).

Serviço: A Alubar Metais e Cabos recruta profissionais e estudantes. Currículos devem ser cadastrados pelo site da empresa.

Fonte: G1PA

PREFEITURA DE BARCARENA FAZ CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO E NOMEAÇÃO N° 02/2017 - CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 - NÍVEL MÉDIO
EDITAL DE CONVOCAÇÃO E DE POSSE 02/2017
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015

O PREFEITO MUNICIPAL DE BARCARENA, no uso de suas atribuições legais e regimentais, e considerando a homologação do resultado do Concurso Público nº 001/2015, para provimento efetivo nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, destinado ao preenchimento de vagas dos quadros de carreiras e formação de cadastro reserva da Prefeitura Municipal de Barcarena/PA, CONVOCA os candidatos habilitados relacionados no Anexo I deste Edital, com vistas à nomeação para os cargos efetivos, observadas a seguintes condições:

DA ENTREGA DOS DOCUMENTOS E ASSINATURA DO TERMO DE INTERESSE NA VAGA:
  1. Os candidatos relacionados no Anexo I, do presente Edital deverão comparecer a SEMAT – Secretaria Municipal de Administração e Tesouro, sito à Av. Cronge da Silveira, nº 438, Centro, Barcarena/PA, no período de 13 a 24 de março de 2017, no horário de 08:00 h às 12:00h e das 13:00 h às 15:00 horas, para entrega dos documentos relacionados no Anexo II deste Edital e para assinatura do Termo de Interesse na Vaga.
    • Por ordem de chegada dos candidatos, serão distribuídas senhas limitadas à capacidade de atendimento a cada um dos períodos.
    • Não serão recebidos documentos de forma parcial, sendo que a falta de qualquer documento constante no anexo II acarretará o não cumprimento da exigência do item 01.
    • O não comparecimento nos termos do item 01 do presente edital implicará a perda do direito à nomeação ao cargo para o qual o candidato foi aprovado.

DA AVALIAÇÃO MÉDICA:
  1. A avaliação da junta médica oficial dar-se-á, em momento anterior à posse, da seguinte forma:
    • Quanto à avaliação médica, para atestar a aptidão física e mental para o exercício do cargo, cada candidato deverá comparecer à CLÍNICA ARGUNS MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO, localizada na Rua Mulata Floriano, Quadra, nº 282, Lote, nº 28, Vila dos Cabanos, Barcarena/PA, data e horário a ser informado quando da entrega dos documentos, para apresentação dos exames constantes no Anexo III deste Edital e submissão à referida avaliação;
    • A não realização da avaliação médica ou não apresentação dos exames exigidos impedirá o exercício do cargo.

DOS ATOS DE NOMEAÇÃO:
  1. A publicação dos atos de nomeação, que se dará na data de publicação deste edital, será termo inicial para a posse do candidato, na forma do artigo 13, §1° da Lei Complementar de nº 002/1994, alterada pela Lei Complementar nº 006 de 22 de maio de 2002.

DA POSSE:
  1. Cumpridas as exigências constantes neste Edital, será dada a posse ao candidato, observado o prazo disposto no item “3” deste edital, nos termos do art. 13, e seguintes da Lei Complementar de nº 002/1994, alterada pela Lei Complementar nº 006 de 22 de maio de 2002.
  2. Empossado, o candidato terá o prazo de 30 (trinta) dias para apresentar-se no seu local de trabalho ou no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura de Barcarena, na forma do art. 15, §1ª da Lei complementar nº 002/1994, alterada pela Lei Complementar nº 006 de 22 de maio de 2002.
Barcarena, 07 de março de 2017


Leila Pacheco Marques Gomes
Secretária Municipal de Administração e Tesouro

ANEXO I – EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE POSSE Nº 02/2017
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015

RELAÇÃO DE CANDIDATOS
NIVEL MÉDIO:
CARGO 12: AGENTE DE VIGILANCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
Inscrição
Nome
Classificação
550255680
ERIK FERREIRA COSTA
01

CARGO 13: ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO
Inscrição
Nome
Classificação
550060215
SUZELY CRISTINA DOS SANTOS BARRA
01
550122300
YMOLE MONTEIRO DE SOUZA
02
550192050
TALITA VON GRAPP MELO
03
550022666
ANALDO MARTINS DA SILVA JUNIOR
04
550156305
ANA CLARA CONCEICAO DE JESUS
05
550482709
ROSELE DA COSTA RIBEIRO
06
550219757
JESSICA POMPEU CARVALHO
07
550483209
ALESSANDRO MONTEIRO DE ANDRADE
08
550278419
KEILA SANTOS DOS SANTOS
09
550481400
EDYNELSON LENINE MELO SOARES
10
550437266
RAMON SILVA DA SILVA
11
550110948
FERNANDO TRINDADE DOS SANTOS JUNIOR
12
550463011
WANDREI MELO DA ROCHA
13
550137587
FABIO ARLINS DIAS DA SILVA
14
550204814
LEONARDO DE OLIVEIRA ANDRADE
15
550147639
MARIA CELESTE FREIRE
16
550380230
RAFAEL NASCIMENTO DE JESUS
17
550276955
CLEBSON DIAS SAMPAIO
18
550411178
MARINALDO RIBEIRO PORTILHO
19
550244433
MIRALDA DA SILVA RODRIGUES
20
550285555
MAYARA MACHADO DE SOUZA
21
550446958
ISAAC PEREIRA DE SOUSA
22
550055467
SAMARA MENDONCA DOS SANTOS
23
550208437
ELIANE DE SOUSA PEREIRA
24
550073716
KRICIA TAMIRES QUARESMA DE MIRANDA
25
550216421
WANESSA DA PIEDADE CARDOSO
26
550253602
GISSELE FARIAS CARDOSO
27
550265198
VANESSA LIANE DE OLIVEIRA LACERDA
28
550486399
ALESSANDRA MARIA DE OLIVEIRA SANTOS
29
550235132
JOSE ADENILDO DOS SANTOS VASCONCELOS
30
550441166
JOAO PAULO DA SILVA MORAES
31
550210318
ROSANE DE FARIAS SILVA MOREIRA
32
550484736
PAMELA CRISLEN LOBATO DE ARAUJO
33
550029890
MAYARA ENEIDA MELO SILVA
34
550242295
JACKELINE RODRIGUES CORREA
35
550311742
AYDA DANNIELY DE MORAES SANTOS
36
550453423
WENDEL DE JESUS MOTA FERREIRA
37
550240144
EDIVALDO MATHEUS GOES PEREIRA
38
550344896
MANDERSON REGO RODRIGUES
39
550134952
WALBER FURTADO BAIA
40
550118434
TATYANE DE SOUZA BEIJAMIM
41
550232087
DEISE CUNHA CARDOSO
42
550061025
GLENI SILVA DAMASCENO
43
550477217
ANDRESSA PAIXAO HUNGRIA
44
550084939
DAVID BARBOSA MOURA
45
550152039
MARA DO CARMO SANTOS GONCALVES
46
550368752
JACKSON SARDINHA DA SILVA
47
550303081
PRISCILA DE SOUZA QUARESMA
48
550005664
THAISSA SOUZA DO CARMO MAGNO
49
550105812
JHONATHAN ALEXANDRE GONCALVES
50
550368701
WILLIAM ROBSON DA ASSUNCAO
51
550190210
SAMUEL SILVA DE CRISTO
52
550322094
CLEICILENE DE SOUSA FERREIRA
53
550190856
SERGIO DA SERRA BRAGA
54
550086273
ALFREDO HONORIO COSTA
55
550090629
IGOR FRANCISCO MAIA DIAS
56
550281886
LUZIANGELA CRISTINA DE SOUSA LIMA
57
550316469
CLEDENILDO DE SOUSA FERREIRA
58
550058938
ANDRE DA SILVA SANTOS
59
550167463
TATYANE DA SILVA CABRAL
60
550355553
SIDNEY JOSE VARELA DA SILVEIRA
61
550087997
SERGIO CORREA VILACA
62
550088012
SANDRO CORREA VILACA
63
550264639
AYRTON SENNA BARROS AMORIM
64
550373500
LUIZ FERNANDO FERREIRA VASCONCELOS
65
550230980
RAQUELINHE CARNEIRO DE OLIVEIRA
66
550227903
GILSON ANTONIO CAMPOS PEREIRA
67
550329960
JOAO PAULO DA SILVA TEIXEIRA
68
550458212
SUELEN DIAS CARDOSO
69
550462406
EDNALDO SILVA CORDEIRO
70
550453792
SILLAS MONTEIRO BATISTA
71
550090254
FRANCISCO VALENTE BRAGA
72
550414703
CINTHIA BASTOS QUARESMA
73
550006180
EVA SANTOS DE SOUZA SILVA
74
550376534
ERICA FERREIRA DE ALCANTARA
75
550409980
HILTON PEREIRA OLIVEIRA
76
550494120
ROSILDA BARROS GUIMARAES
77



CARGO 14: FISCAL DE SERVIÇOS URBANOS
Inscrição
Nome
Classificação
550483772
URBANILTON DE SOUSA SOARES
01
550344756
MARCICLENE SANTANA RODRIGUES
02
550469184
MARCICLEI MIRANDA
03
550258639
GUSTAVO VALENTE MENDES
04
550285938
FRANCISCO TADEU RIBEIRO PINTO
05


NIVEL MÉDIO TÉCNICO:
CARGO 15: TÉCNICO DE ENFERMAGEM
Inscrição
Nome
Classificação
550009910
CLAUDIA DE OLIVEIRA SILVA
01
550452966
WAGNER DO SOCORRO DA SILVA CORREA
01 - PNE
550444459
JECIREMA MAUES DE ALMEIDA
02
550446826
RAISSA MIKELLY DOS SANTOS FERREIRA
03
550322841
MARIA DE JESUS FERREIRA GOMES
04
550460845
CLEMILDA MORAES LOPES
05
550195610
SANAEL DE JESUS LOBATO OLEASTRE
06
550310991
JULIANE FIGUEIREDO ANDRE
07
550276424
ROSANI DOS SANTOS CARVALHO
08
550222200
ADRIANA MACIEL ARAUJO
09
550439749
BERNARDETE DOS SANTOS FARIAS
10
550263470
DARILENE DE SOUZA
11
550263705
VALDEMAR CARNEIRO RODRIGUES JUNIOR
12
550156208
DILENA PINHEIRO MORAES
13
550310401
ROSELITA MONTEIRO FIGUEIREDO ANDRE
14
550188355
SILVANA DOS SANTOS CARVALHO
15
550470611
CLAYTON FURTADO DA SILVA
16
550084211
ELIELMA SILVA NORONHA
17
550081999
EDNEIDE VILHENA MARQUES
18
550301623
CARLOS EDUARDO BRITO FERREIRA
19
550439536
EVANDRO DOS SANTOS RIBEIRO
20
550148406
RAYARA COSTA ROCHA
21
550293779
ANA PAULA RODRIGUES DA COSTA
22
550188479
JACKELINE MARRONEY PAES DOS SANTOS DA SILVA
23
550181830
IZABEL CRISTINA DA COSTA GONCALVES
24
550133948
MARIA JOSE DOS SANTOS CORDEIRO
25
550494391
LEIDA MARIA DE NAZARE ARAUJO SILVA
26
  
CARGO 16: TÉCNICO DE LABORATÓRIO
Inscrição
Nome
Classificação
550244786
MELQUIZEDEQUE DA SILVA RODRIGUES
01

     

ANEXO II – EDITAL DE CONVOCAÇÃO E POSSE Nº 02/2017
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2015
RELAÇÃO DE DOCUMENTOS
  • 02(duas) Fotos 3x4;
  • Cópia da Carteira de Trabalho – CTPS (frente e verso);
  • Cópia do PIS/PASEP;

  • Apresentação do original e cópia legível dos seguintes documentos:
4.1 - CPF (duas cópias);
4.2 - Cédula de Identidade (RG) ou de Órgão de Classe Profissional no caso de carreira regulamentada (duas cópias);
4.3 - Título de Eleitor e Comprovante de quitação eleitoral;
4.4 – Atestado de Antecedentes Criminais;
4.5 - Certidão de casamento ou nascimento se for solteiro;
4.6 - Certidão de nascimento de filhos com até 21 (vinte) anos;
4.7 - Certificado de reservista para os homens;
4.8 - Comprovante de escolaridade exigida para o cargo;
4.9 - Comprovante de residência atual - (duas cópias);
4.10 - Quando exigido para o cargo, comprovante de habilitação em órgão profissional;

  • Declaração/Relação de Bens assinada (modelo em anexo), podendo ser substituída pela declaração de imposto de renda;
  • Declaração assinada de que o candidato não exerce outro cargo na administração Pública (modelo em anexo);
  • Termo de Interesse no Cargo preenchido e assinado pelo candidato (modelo em anexo);
  • Dados para contato: número de telefone e endereço eletrônico;
  • Declaração assinada de que o candidato não sofreu penalidades no exercício na Administração Pública (modelo em anexo);
  • Comprovante de conta bancária (Banpará, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil), cópias.

DECLARAÇÃO DE BENS - ANEXO II

Declaro, nos termos de Lei, nesta data, possuo os seguintes bens:
(    ) Não possuo bens a declarar;
(    ) Possuo bens a declarar, conforme segue abaixo:

Casa, Apartamento ou Terreno
Endereço
Data de aquisição
Valor de aquisição
Valor de venda atual










Veículos
Tipo
Ano
Data de aquisição
Valor de aquisição
Valor de venda atual











Outros



NOME COMPLETO:____________________________________________
CARGO: _____________________________________________________
Local e data: _________________________________________________



__________________________________
Assinatura


DECLARAÇÃO QUE NÃO EXERCE OUTRO CARGO NA ADMINISTRAÇÃO - ANEXO II



Eu, ________________________________________, portador(a) da Carteira de Identidade nº _________________, inscrito(a) no CPF sob o nº ______________________, declaro para os devidos fins de provimento de cargo público que não exerço cargo, emprego ou função público em qualquer das esferas (federal, estadual ou municipal), não comprometendo, desta forma, minha nomeação para o cargo de ______________________________________________ deste poder.

E por ser verdade, firmo a presente declaração.

Barcarena/PA, _______ de _________ de 2017



_____________________________________
Assinatura do Candidato

 


TERMO DE INTERESSE NO CARGO - ANEXO II



Eu, ____________________________________________, inscrito no CPF sob o nº _________________________, frente à aprovação no Concurso Público da Prefeitura Municipal de Barcarena, confirmo o interesse de tomar posse no cargo de ___________________________________________________, nos termos da legislação municipal em vigor.

Barcarena, _______ de ____________ de 2017



____________________________________________
ASSINATURA DO CANDIDATO

 



DECLARAÇÃO QUE NÃO SOFREU PENALIDADES DISCIPLINARES - ANEXO II



Eu, ___________________________________________________, portador (a) da carteira de identidade nº ________________, inscrito (a) no CPF sob o nº ____________________, declaro para os devidos que no exercício de cargo ou função pública, não sofri penalidades disciplinares, conforme legislação aplicável.

E por ser verdade, firmo a presente declaração.


Barcarena/PÁ, _____ de ____________de 2017


___________________________________
Assinatura do Candidato

  


ANEXO III – EDITAL DECONVOCAÇÃO E POSSE Nº 02/2017
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2015

RELAÇÃO DE EXAMES MÉDICOS

  1. EXAMES DE EXIGÊNCIA BÁSICA DE CARÁTER GERAL PARA TODOS OS CARGOS.
    • EXAMES LABORATORIAIS:
      • Eletrocardiograma com Laudo;
      • Hemograma Completo;
      • Glicemia de Jejum;
      • Colesterol Total;
      • Colesterol HDL;
      • Colesterol LDL;
      • Colesterol VLDL;
      • Triglicerídeos;
      • Urina Rotina/EAS
  1. EXAMES LABORATORIAIS PARA OS CARGOS: TÉCNICO DE ENFERMAGEM, TÉCNICO DE LABORATÓRIO, AGENTE DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
    • Raio X de Tórax PA com Laudo
    • ALT ou TGP: Alanina Aminotransferase;
    • AST ou TGO: Aspartato Aminotransferase;
    • Fosfatase Alcalina;
    • Gama GT;


Outros à critério médico se necessário.