“Fortalecendo é que se avança: crescimento, desenvolvimento e desafios na execução de políticas públicas de saúde no município de Barcarena” foi o tema da XI Conferência Municipal de Saúde, realizada nesta quinta-feira (22) pelo Conselho Municipal de Saúde. Novas diretrizes de aperfeiçoamento foram propostas visando aos avanços do Sistema Único de Saúde na região. Também foram eleitos os representantes das entidades que irão compor o Conselho no quadriênio 2018-2022.
O prefeito Antônio Carlos Vilaça, presente à cerimônia de abertura, enfatizou que a saúde em Barcarena é resultado de um trabalho de união, e prometeu erguer uma estrutura para acomodar os médicos residentes que vão atuar no Hospital Materno-Infantil, construído pelo Estado no município e que será inaugurado nos próximos dias. O prefeito também anunciou que vai implantar, em breve, uma moderna Escola de Enfermagem. “Quem ganha é o povo pelo qual nós somos responsáveis. Gastamos direito, com cuidado e no lugar certo, por isso nossa saúde tem sido de sucesso”, enfatizou o prefeito.
O vice-prefeito Paulo Alcântara fez um parâmetro da saúde em Barcarena e ressaltou a autonomia da Secretaria de Saúde: “Somente depois da descentralização do Estado o município passou a ser o gestor da saúde. O que aqui for proposto, dentro da legalidade, vamos tentar cumprir”.
A Secretária de Saúde, Eugênia Teles, ressaltou a importância da conferência como instrumento organizacional da gestão: “É a porta de entrada para que entidades de usuários, trabalhadores, prestadores e gestores de saúde representem o município, fiscalizando as ações do governo municipal, dando sugestões, e acompanhando para que se verifique se ações estão de acordo com os planos municipais”.
Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=598&url=conferencia-debate-saude-e-elege-novos-conselheiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário