segunda-feira, 9 de setembro de 2019

COMEÇAM AS DESPEDIDAS PARA VILAÇA EM BARCARENA

COMEÇAM AS DESPEDIDAS PARA VILAÇA EM BARCARENA

Será sepultado na tarde desta segunda-feira (9) o corpo do prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, que morreu neste domingo (8), vítima de um infarto, aos 65 anos. Ele estava em casa quando passou mal e não resistiu. O velório ocorre no ginásio municipal. Centenas de pessoas já passaram para prestar homenagens ao gestor que administrou a prefeitura de Barcarena desde 2013. 

O governador do Pará, Helder Barbalho, esteve presente no velório. Acompanhado do vice Lúcio Vale, Helder permaneceu cerca de 40 minutos no ginásio. Ele foi recebido pelo deputado estadual Renato Ogawa e pelo prefeito em exercício de Barcarena, Paulo Alcântara. O governador chegou, abraçou os integrantes da família Vilaça e conversou com amigos. Emocionado, Helder não falou com a imprensa.

Nesta segunda-feira, às 10h, será rezada a missa de corpo presente. Antes, do sepultamento, a partir de 14h, um cortejo vai percorrer algumas ruas da cidade entre a sede do município e a Vila dos Cabanos, onde os moradores devem prestar novas homenagens. A enterro no cemitério municipal está previsto para às 17h. 

REPERCUSSÃO - Várias autoridades do estado manifestaram pesar pela morte repentina do prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça. O governo do Pará divulgou nota logo cedo. Prefeitos de vários municípios paraenses também expressaram condolências. "É uma perda irreparável", disse o prefeito de Abaetetuba, Alcides Nunes, que participou do velório. "Era um amigo e parceiro", acrescentou. 

O prefeito em exercício de Barcarena, Paulo Alcântara, disse que aprendeu muito com Vilaça "Foi uma pessoa que me mostrou como é que se administra o dinheiro publico", disse Paulo. "Agira, temos uma enorme responsabilidade de cumprir o legado que ele nos deixou". O senador Zequinha Marinho, do mesmo partido de Vilaça, o PSC, que estava em Castelo dos Sonhos neste domingo, também divulgou nota. 

"Vilaça nos deixa num momento de tantas realizações por Barcarena. Sua marca de gestor e homem público ficará indelével em cada obra e cada conquista que em dois mandatos à frente da prefeitura municipal ele proporcionou ao povo que tanto amou", escreveu Zequinha. "O infarto fulminante que os levou do nosso convívio na madrugada deste domingo, não conseguirá apagar a sua marca de cidadão barcarenense que tanto fez por sua gente".

PREFEITO DE BARCARENA DEIXA UM GRANDE LEGADO PARA O MUNICÍPIO

PREFEITO DE BARCARENA DEIXA UM GRANDE LEGADO PARA O MUNICÍPIO



A morte do prefeito Antônio Carlos Vilaça foi recebida com tristeza pelos moradores de Barcarena, na manhã deste domingo (8). Aos 65 anos, ele teve um infarto em casa e não resistiu. Vilaça estava no segundo mandato de prefeito e, nos últimos anos, fez significativas transformações em uma das mais importantes cidades do Pará.

Antônio Carlos Vilaça venceu as eleições de outubro de 2012, com mais de 62% dos votos. Seu lema era fazer a mudança em Barcarena. Ele imprimiu um novo jeito de governar, fazendo com que a gestão fosse mais técnica, profissional e transparente. Para isso, teve de capacitar servidores e reorganizar a administração.

Vilaça era focado no planejamento e foi com muitos planos que ele conseguiu realizar obras importantes para Barcarena em áreas prioritárias como a saúde e educação. Em seis anos, revitalizou 73 escolas, colocando ar condicionado em todas, construiu outras 14 unidades de ensino, com alto padrão de qualidade.

Obras que foram paralisadas pela União foram assumidas pela gestão municipal e entregues pelo prefeito, como três creches para crianças entre 1 e 3 anos. Outras quatro estão sendo finalizadas e serão entregues ainda este ano. Nas inaugurações, Vilaça costumava dizer que o dinheiro público tinha que ser bem aplicado com transparência e responsabilidade.

Na saúde, Vilaça construiu e colocou para funcionar 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS), conquistando um feito histórico: Barcarena tem 100% de cobertura na ateção básica. Vilaça terminou a construção e equipou a UPA 24 horas, que, por sinal, está sendo ampliada por determinação do prefeito. Vilaça determinou também a construção do novo Hospital Municipal, em substituição ao antigo, na Vila dos Cabanos. Barcarena também vai receber no fim deste ano uma UBS Fluvial para atender as famílias ribeirinhas, por decisão de Vilaça.

O prefeito deixa Barcarena com vários canteiros de obras: um grande complexo esportivo sendo erguido na Vila dos Cabanos, a nova orla da praia do Sirituba, na Ilha Trambioca, o novo complexo comercial e a nova orla de Barcarena-Sede, novas escolas em construção, no Furo do Nazário, na ilha das Onças, no Arapari e no Jardim Cabano.

Mas não era somente de obras que Vilaça se preocupava. Ele tinha carinho especial por idosos e pelo bem-estar das famílias. Por isso, investiu na melhoria das instalações dos espaços cuidados pela Secretária de Assistência Social e pelos projetos de promoção humana. Exemplo disso foi a inauguração do abrigo para adolescentes em risco social.

Vilaça foi um dos poucos prefeitos do Brasil a implementar na gestão os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele entendeu que era possível fazer a diferença nos pequenos e grandes atos em favor de uma sociedade melhor, promovendo ações que diminuíssem as desigualdades entre as pessoas e que preservassem o meio ambiente. Hoje, Barcarena é referência nacional e internacional nos cumprimentos das ODSs.

PARCERIAS – Todas as obras feitas na gestão Vilaça não seriam concretizadas sem a ajuda de bons parceiros. Era o que o prefeito dizia sempre. Vilaça tinha apoio da Câmara Municipal, do deputado estadual Renato Ogawa, da bancada federal e do governo estadual para realizar os grandes empreendimentos. Gratidão era a palavra de ordem do gestor. Sempre dividiu o sucesso de suas ações com sua equipe de governo.

TRAJETÓRIA - Natural de Conselheiro Pena, cidade de Minas Gerais, Vilaça chegou a Barcarena há cerca de 30 anos. No município paraense, ele fez carreira empresarial e se destacou no setor de logística e engenharia, antes de ser prefeito em 2013. Ao assumir a prefeitura, disse que queria retribuir ao município todo o bem que recebeu na cidade. 

Homenagem do Historiador Luis Guimarães ao Prefeito Vilaça


História de um imigrante que se fez Barcarenense.
Na década de 80, milhares de pessoas das mais diversas partes do Brasil desembarcaram em Barcarena, com o sonho de fazer fortuna nas distantes terras da Amazônia. O desejo de trabalhar e voltar para suas origens talvez fosse o pensamento da grande maioria dos que aqui chegaram. Contudo, o destino e as possibilidades que a cidade oferecia, foi adiando por meses depois por anos esse retorno, até que muitos ao olharem para trás perceberam que o lugar de onde partiram já pouco restava além de lembranças de um passado distante. Mas a cidade que os acolheram sim, ali estavam depositadas a sua fortuna, feita de sonhos, amigos, negócios e família. Por isso o desejo de voltar já não mais preenchiam as suas intenções.
Essa história poderia ser a de muitos outros imigrantes que chegaram à Barcarena a partir de 1980. Porém, hoje ela se refere ao mineiro ANTONIO CARLOS VILAÇA, que depois de circular por várias cidades brasileiras, desembarcou em Barcarena em 6 de janeiro de 1989 e nesta cidade resolveu ficar. Se o negócio com o grande empreendimento industrial fora a sua porta de entrada, a cidade lhes mostrou outras possibilidades. Uma delas foi a inserção na vida pública. Foi ali que o mineiro de Conselheiro Pena, depois de anos, apostou seus outros idealismos. Desde 2013, depois de tentativas frustradas, Vilaça chegou à Prefeitura de Barcarena, sendo o primeiro “peão de trecho” a chegar ao governo Municipal, empreendendo um estilo próprio de fazer política.
Nas palavras do prefeito Vilaça, “Barcarena é uma cidade acolhedora e que por isso teria com ela imensa dívida. E, parte deste pagamento se fazia por meio de seu empenho no trabalho para o benefício da sociedade”.
Hoje cumpre lembrar, mesmo em tom de descontração, ao receber a comenda “Orgulho Cabano”, concedida pela Câmara Municipal no ano de 2017, na qual partilhamos tal mérito, recordo do seu desejo, como barcarenense adotivo, dizia: “eu já falei para a minha família, quando eu morrer eu quero que os meus restos mortais sejam enterrados em Barcarena”. Que seja feita a vossa vontade, ilustre barcarenense!




domingo, 8 de setembro de 2019

Homenagem do reportagem Carlos Baía ao prefeito Vilaça


Esteja em Paz Velho Amigo #Vilaça.

No dia 14/07/2019, ele completara seus 65 anos. Na oportunidade, fiz este vídeo em homenagem.

No vídeo, por ocasião que recebia na câmara o título de Cidadão Barcarenense. Ele mesmo, contou emocionado um pouco de sua história.

Que sua alma esteja nas mãos do autor da vida e, que esteja se encontrando com tantas outras pessoas que já foram antes de nós, principalmente, àquelas que ele ajudou aqui, até o último segundo da vida delas.

(Carlos Baía)

MUNICÍPIOS VERDES: BARCARENA ASSINA PACTO PELA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

MUNICÍPIOS VERDES: BARCARENA ASSINA PACTO PELA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, assinou o pacto pela sustentabilidade com o Programa Municípios Verdes (PMV), desenvolvido pelo Governo do Pará. A cerimônia ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 04, na sede da subprefeitura, localizada na Vila de São Francisco. O documento prevê, entre outras demandas, a intensificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), a regularização fundiária e o licenciamento das atividades produtivas. 

Para que as cidades paraenses recebam o selo de Município Verde, concedido às unidades que alcançam as metas do programa, o acordo estabelece uma série de compromissos, como o apoio à produção sustentável e a diminuição do desmatamento e das queimadas. A expectativa é que Barcarena receba a certificação até o fim deste ano. "Nossa gestão pensa o município a longo prazo. O pacto é mais uma importante ferramenta para intensificar as ações em defesa do meio ambiente", destacou o prefeito Vilaça, durante a assinatura do acordo.

Com a certificação do PMV, a cidade sustentável passa a ter prioridade na captação de recursos públicos e ganha mais competitividade no mercado econômico. "Assinamos o pacto pela primeira vez em 2013 e, hoje, estamos reafirmando nosso compromisso com o Programa Municípios Verdes. Em um cenário de discussões nacionais sobre sustentabilidade, Barcarena assume protagonismo na defesa dos bens naturais", afirmou Juliana Nobre, titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade).

Segundo Vivian Lameira, analista ambiental do Instituto Ágata, que gerencia o Programa Municípios Verdes, Barcarena dá um grande passo com a assinatura do pacto. "Esse momento atesta a responsabilidade da atual gestão com desenvolvimento sustentável. No acordo, criamos um grupo de trabalho, envolvendo setor público, empresas e sociedade civil, que vai discutir os desafios e soluções de sustentabilidade em Barcarena. O município só tem a ganhar", ressaltou.

A pactuação será de coordenada pela Semade, em parceria com outras pastas do município (Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, etc) e organizações externas, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Associação dos Empresários de Barcarena, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).

Histórico - Lançado em 2011, o Programa Municípios Verdes (PMV) é uma iniciativa do Governo do Pará, desenvolvido em parceria com cidades, sociedade civil, setor privado, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério Público Federal (MPF). O PMV tem o objetivo de combater o desmatamento no Pará e fortalecer a produção rural sustentável.

PREFEITURA AFINA PREPARAÇÃO DO FESTIVAL DO ABACAXI 2019



Representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e secretários municipais se reuniram, nesta quarta-feira (4), com a coordenação do Festival do Abacaxi, para tratar dos últimos preparativos da programação do evento, que se iniciará neste final de semana na Vila do Conde. "Vamos ter várias equipes de trabalho", informou Bianca Vergolino, coordenadora do Festival.

Ações articuladas entre as secretarias, em parceria com órgãos de segurança pública, estão afinadas na preparação e organização do evento. Na reunião, realizada na subprefeitura, Vila São Francisco, a coordenação apresentou todo o esquema de funcionamento e acesso para os locais das atividades do Festival do Abacaxi. Ao longo de setembro, haverá atrações nos finais de semana. Mas os dias mais esperados são os das atrações nacionais.

Nos dias 27, 28 e 29, no estádio municipal, o Festival deve viver seus melhores momentos em termos de público, já que a entrada será gratuita e o espaço é bem amplo. O estádio foi dividido para garantir um grande evento: dois portões de entradas, duas saídas de emergência, boxes para venda de comidas e bebidos, área para equipes de saúde e segurança. Tudo foi bem planejado.

ESTACIONAMENTO – A coordenação do Festival do Abacaxi informou que não haverá espaço específico para estacionamento de carros. Os condutores devem estacionar nas ruas do entorno do estádio. A Polícia Militar informou que os donos de carros não são obrigados a pagar para flanelinhas e orientou que sejam feitas denúncias em casos de abusos. A ação policial, nesse caso, será rigorosa, inclusive com prisão. O Conselho Tutelar também vai atuar no controle de acesso ao estádio e só permitirá a entrada ao local de shows dos menores acompanhados dos pais ou responsáveis.

VILA DO CONDE - Os moradores da Vila do Conde já podem se preparar para uma mega programação no primeiro fim de semana do Circuito Cultural do Abacaxi, que ocorrerá na Praça Matriz da comunidade. Neste sábado (7), a partir de 17h, haverá apresentação do DJ Eloy, do Grupo Flor de Mortiguras, da Banda JB e Cia e da cantora Jéssica Costa e Banda.

Já no domingo (8), a partir do mesmo horário, a programação contará com shows do DJ Eloy, do teatro infantil (Águas de São Francisco): a turminha do macaco cheira-cheira, do Grupo Remanso e das bandas SPD e Forró dos Tops. Além disso, as candidatas ao concurso de Rainha do Abacaxi 2019 serão apresentados ao público no Circuito Cultural do Conde.

Ao longo do fim de semana, a prefeitura de Barcarena, por meio de atividade integrada das secretarias de Agricultura, Assistência Social, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Trabalho e Emprego e Turismo, vai oferecer serviços gratuitos ao público, incluindo ações de conscientização ambiental, exposição de trabalhos educativos e degustação e venda de abacaxi.

Triste noticia: falecimento do Prefeito Vilaça de Barcarena


Barcarena perde o excelentíssimo Prefeito Antonio Carlos Vilaça, vítima de um infarto nesta madrugada do dia 08/09/2019. Que Deus conforte a família e toda Barcarena