domingo, 30 de julho de 2017

ÁGUAS SUSPEITAS NAS PRAIAS DE SALINAS, MARUDÁ, BRAGANÇA, ABAETE E BARCARENA


Praias de Salinas, Marudá e outras: insatisfatórias, dizem laudos


Desde a noite de ontem, quando duas fontes distintas alertaram o Ver-o-Fato para que investigasse o caso, uma dúvida, com suas versões antagônicas, que ao mesmo tempo confirmam e desmentem a informação, tomou de assalto o blogue. Essa informação dizia, com todas as letras, que as praias de Salinópolis – Atalaia, Farol Velho e Corvina -, Bragança (Ajuruteua), Barcarena (Caripi), Abaetetuba (Beja) e Marudá estariam inapropriadas, insatisfatórias, até mesmo contaminadas, para o banho dos milhares de frequentadores desses locais durante as férias de julho. 

Dois laudos teriam sido emitidos pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) : o primeiro, após a coleta das água, feita no final de junho pelos técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) apresentou como resultado que bactérias e outros microrganismos foram encontrados nas análises. 

Esse laudo não foi divulgado para a imprensa informar os banhistas sobre a situação das praias dessas cidades. Foi o primeiro erro. Como as férias estavam começando, ficou decidido pela Semas que uma segunda coleta seria feita e entregue ao Lacen para análise e divulgação. A coleta, realizada no começo da segunda semana deste mês, teria confirmado as primeiras análises. Isso também não foi divulgado até agora. Foi o segundo erro. 

TRANQUILIDADE MARCA O VERANEIO EM BARCARENA

TRANQUILIDADE MARCA O VERANEIO EM BARCARENA

As praias de Barcarena têm recebido, em média, dez mil banhistas em cada final de semana de julho, segundo estimativa da Polícia Militar. Caripi é o balneário mais procurado pelos veranistas e é lá que prefeitura e outros órgãos públicos têm concentrado esforços para garantir um lazer tranquilo e seguro à população. Até agora, não foi registrada nenhuma ocorrência grave nos dias de veraneio no município. 

O comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar de Barcarena, tenente coronel Michel Camarão, disse que o período das férias é vivido dentro da normalidade e que até agora tudo “foi tranquilo, muito tranquilo”. Até o show que houve na praça da Vila dos Cabanos no último domingo (23), foi realizado na maior tranquilidade. A PM contou com reforço de policiais que vieram de Belém para trabalhar no município.

Só a praia do Caripi contou com um efetivo de 30 policiais militares no último domingo. O Corpo de Bombeiros também atuou ostensivamente no Caripi e orientou os banhistas sobre as condições de banho na praia. Cerca de 30 agentes do Departamento Municipal de Transito fiscalizaram os principais acessos de Barcarena para orientar os condutores sobre a segurança nas ruas, avenidas e estradas.

A presença do efetivo de segurança nas ruas de Barcarena inibiu a prática de pequenas infrações, acredita o coronel Camarão. “Começamos as fiscalizações bem cedo”, disse ele. Às 5h45, os policiais já estão prontos para iniciar o trabalho de abordagem e fiscalização. O plantão das férias é feito em parceria com a prefeitura de Barcarena. A integração dos serviços tem sido a marca do sucesso da operação.

PROGRAMAÇÃO

Este mês, as secretarias da prefeitura levaram lazer, esporte e conscientização para as praias barcarenenses. No terceiro final de semana, a Secretaria de Assistência Social distribuiu material informativo sobre os direitos das mulheres e sobre a campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação foi realizada durante o projeto Minha Praia, da TV Liberal em parceria com o Sesi.

No mesmo dia do projeto Minha Praia, as secretarias de Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Esporte também realizaram ações de verão. A Semjel programou torneios de beach soccer e vôlei de praia no Caripi e na Vila do Conde. O Circuito Cultural de Verão, com shows em cinco núcleos do município, também está tendo apoio da prefeitura e animando as noites de domingo. O próximo e último será domingo (30) na Vila do Conde.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=303&url=tranquilidade-marca-o-veraneio-em-barcarena

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Alubar abre vaga para engenheiro trainee




A Alubar Metais e Cabos, empresa líder na fabricação de cabos elétricos de alumínio e produtora de condutores elétricos de cobre para média e baixa tensão, está recrutando profissional para a o cargo de Engenheiro Eletricista. Os interessados devem cadastrar o currículo, exclusivamente, pelo site:  www.alubar.net.br/trabalhe-conosco. O prazo para o cadastramento é até este domingo (30).
As atribuições da vaga são: acompanhar projetos de engenharia elétrica em conjunto com a equipe de manutenção eletromecânica seguindo os padrões técnicos exigidos, as normas de segurança, qualidade (ISO 9000), meio ambiente (ISO 14000) e instruções de trabalho da Oficina de Manutenção, sob a coordenação e supervisão direta do Coordenador de Manutenção Elétrica. Confira mais detalhes:

Descrição:
Cargo  Engenheiro Eletricista Trainee (Trainee)
Vagas – 01
Categoria profissional – Indústria, Manufatura e Produção
Contratação – CLT
Horário de trabalho  Diurno (8h às 17h30)

Requisitos:
·         Formação básica: Nível Superior em Engenharia Elétrica.
·         Conhecimentos básicos: Informática (Word, Excel); Desenho elétrico; Instruções de Trabalho de Manutenção Elétrica. 
·         Experiência requerida: no mínimo seis meses de atuação como estagiário em Engenharia Elétrica.
·         Experiência desejável: nível intermediário em Língua Inglesa e Espanhola.
·         Conhecimentos necessários: NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade; NR-35 – Trabalho em Altura e SEP – Sistema Elétrico de Potência (todos atualizados).

Benefícios:
ü  Plano de saúde;
ü  Plano odontológico;
ü  Ticket alimentação;
ü  Ajuda cursos técnicos a partir do sexto mês de carteira assinada com a empresa;
ü  Ajuda material escolar anual;
ü  Ajuda escolar para os filhos de colaboradores até 18 anos, a partir do sexto mês de carteira assinada com a empresa;
ü  Seguro de vida;
ü  Convênio com redes de farmácias;
ü  Participação nos Resultados.

Fonte: www.temple.com.br

Ação Verão une atividades educativas e cuidados com o meio ambiente




Por conta da grande movimentação de pessoas nos balneários do estado durante o mês de julho, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) programou uma série de atividades educativas para o período, no intuito de incentivar práticas sustentáveis e sensibilizar os veranistas quanto à preservação do meio ambiente. As ações serão levadas às praias de Salinópolis, Barcarena, Mosqueiro, Algodoal e Bragança.


A programação inclui oficinas abertas de pintura, colagem, desenhos em papel e pintura facial, gincanas, teatro, ecos-shows e blitzes educativas, com distribuição de cartilhas, materiais informativos e sacolas para lixo. Todas essas atividades serão desenvolvidas em pontos estratégicos para não atrapalhar o fluxo de veículos, de acordo com orientação e parceria do órgão de trânsito local. O público-alvo são veranistas em geral, desde turistas até trabalhadores dos comércios locais – bares, restaurantes e barracas.

Para a gerente de Articulação e Difusão da Educação Ambiental da Semas, Deiliany Souza, o principal objetivo da ação é sensibilizar a população para a importância de atitudes ambientalmente sustentáveis, como a destinação correta dos resíduos sólidos, o uso racional dos recursos hídricos e outras práticas que contribuem para a preservação do meio ambiente. “Essa ação é um instrumento importante para a conservação do patrimônio natural do nosso estado. Além disso, vem ao encontro da missão da Semas no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Programação – Em Salinópolis, as atividades socioeducativas serão desenvolvidas na praia do Atalaia, todos os finais de semana do mês de julho. Na Praia do Caripi, em Barcarena, a programação acontecerá entre os dias 7 e 10. A etapa seguinte será realizada em Mosqueiro, entre os dias 14 e 17. Em Algodoal, no município de Maracanã, as atividades estão previstas para o período de 21 a 24 de julho, com apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio). O último balneário a receber a ação será a Praia de Ajuruteua, em Bragança, entre os dias 28 e 31 de julho.

Parceria

Essas atividades fazem parte o Projeto Ação Verão, realizado desde 2009 pela Semas nos principais balneários do Pará. Neste ano, a programação terá a parceria do Programa Escola da Vida, do Corpo de Bombeiros. Voltado para crianças e adolescentes, o PEV atua ajuda a prevenir a violência e combater a criminalidade por meio de atividades socioeducativas.

Confira as datas da ação no mês de julho:

07 a 10/07 – Salinópolis (Praia do Atalaia) e Barcarena (Praia do Caripi)

14 a 17/07 – Salinópolis (Praia do Atalaia) e Mosqueiro (Praia do Chapéu Virado)

21 a 24/07 – Salinópolis (Praia do Atalaia) e Algodoal (Praia de Algodoal)

28 a 31/07 – Salinópolis (Praia do Atalaia) e Bragança (Praia de Ajuruteua)

Foto: Cláudio Santos/Ag. Pará

Fonte: Paramais

Sespa faz mais de 12 mil testes para diagnóstico de hepatites


Durante o mês de julho, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) percorreram vários municípios paraenses para executar e apoiar as ações alusivas à campanha “Julho Amarelo”, referente ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais - 28 de Julho. O objetivo da mobilização foi conscientizar as pessoas quanto à gravidade das hepatites virais e à necessidade de se fazer o teste rápido para detecção dos tipos mais perigosos da doença - B e C.

Até o momento, 12.155 testes foram realizados. Destes, 28 foram confirmados para hepatite C e 15 para o tipo B. Esses números podem aumentar até o início de agosto, quando um relatório a ser emitido pela Coordenação Estadual de Hepatites Virais da Sespa será concluído, com base em dados ainda não enviados pelos municípios.

Entre os municípios que intensificaram ações contra as hepatites estão Abaetetuba, Augusto Corrêa, Acará, Barcarena, Bragança, Baião, Cametá, Capanema, Igarapé-Miri, Itaituba, Marabá, Parauapebas, Peixe-Boi, Soure, Salvaterra, Salinópolis e Santarém.

A campanha “Julho Amarelo” é uma realização do governo do Estado, por meio da Sespa e de seus Centros Regionais de Saúde, com apoio do Ministério da Saúde, da Fundação Santa Casa de Misericórdia (hospital de referência no tratamento de hepatites virais no Pará) e também da Liga Paraense de Biomedicina, Liga Acadêmica de Patologia e de Medicina Laboratorial do Laboratório Amaral Costa, e de organizações não governamentais.

OS CRIMES AMBIENTAIS DO GRUPO IMERYS EM BARCARENA; REALIDADE QUE EXTRAPOLA FOTOGRAFIAS

A Europa, Estados Unidos e o resto do mundo verão o que ocorre em Barcarena 


O protesto das comunidades contra os danos sociais e ambientais da Imerys



Duas realidades que se chocam e contradizem. Na primeira, em forma de exposição de 21 fotografias de artistas paraenses, aparece gente alegre, sorridente, feliz da vida, como se vivesse no melhor dos mundos possíveis. Na segunda, em forma de contra-exposição, os desastres ambientais, a poluição e a miséria. revelados pelo trabalho de uma empresa multinacional que atua em Barcarena. 


Nos dois casos, a protagonista é a multinacional Grupo Imerys, que desde 1996 atua no Pará, mais especificamente na cidade de Barcarena, sob o nome Imerys Rio Capim Caulim. A exposição de fotos da Imerys, no Museu de Arte Sacra da Cidade Velha, na galeria Fidanza, começou no dia 10 de junho passado e tinha data prevista de encerramento nos próximo dia 31 deste mês. Mas foi encerrada às pressas, ontem, graças a um detalhe perturbador. Pelo menos para os acionistas da empresa e para o público que visitou o local. 

Na porta do Museu, integrantes do Movimento Barcarena Livre, formado por moradores daquela cidade atormentada pelos crimes ambientais praticados pela Imerys - e isto não se vê na imprensa de Belém, porque seu silêncio é comprado por caríssimas verbas publicitárias da empresa - exibiam a, perdoem a redundância do Ver-o-Fato, verdade verdadeira, ou realidade real, em imagens nuas e cruas do que está ocorrendo naquelas comunidades. 

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Sistema de Segurança do Estado intensifica investigações em Tucuruí


Por volta do meio dia desta quarta-feira, 26, o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Jeannot Jansen, o comandante da Polícia Militar, coronel Hilton Benigno e o delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, chegaram em Tucuruí para acompanhar os trabalhos iniciais de investigação do assassinato do prefeito Jones William da Silva Galvão (PMDB), de 42 anos, ocorrido na tarde dessa terça-feira, 25.

No 13º Batalhão de Polícia Militar, localizado no bairro Santa Mônica, o general Jansen reuniu com a classe política de Tucuruí e da região sudeste, além dos deputados Iran Lima (PMDB), Soldado Tércio (PROS), Lélio Costa (PC do B) e Dirceu Ten Caten (PT). Na ocasião, o titular da Segup adiantou a prefeitos de cidades próximas como Pacajá, Novo Repartimento, Goianésia do Pará e Breu Branco, além de representantes da administração municipal, todo o esforço empreendido pelo sistema de segurança para desvendar a autoria do homicídio do prefeito de Tucuruí.

Uma nova reunião, entre representantes da Segup e das prefeituras que estiveram na reunião de hoje, já foi agendada para a próxima quarta-feira, 2 de agosto. 

terça-feira, 25 de julho de 2017

Estudantes de Barcarena participam de intercâmbio na Noruega


Trinta e seis estudantes de escolas públicas estaduais e municipais do município de Barcarena seguiram para Oslo, na Noruega, na madrugada desta terça-feira (25). Eles integram os times masculino e feminino de futebol do Alunorte Rain Forest (ARF), que disputarão a Copa da Noruega, considerado um dos maiores eventos esportivos infanto-juvenil do mundo.

A participação dos estudantes do Pará na competição faz parte do programa “Educação pra Gente”, desenvolvido pela mineradora Hydro, que atua em Barcarena. A Hydro integra o Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), um dos parceiros do Governo do Estado no Pacto pela Educação do Pará.

Dos 36 estudantes, 30 estão matriculados em escolas públicas estaduais de Ensino Médio. Grande parte deles cursava o Ensino Fundamental em escolas públicas municipais de Barcarena em 2016, ano da seleção dos alunos para a composição dos times.

Dos 18 estudantes que integram o time masculino, 16 são alunos de escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc); do time feminino, 14 atletas, das 17 que formam a equipe, são também da escolas estaduais. Eles são alunos das escolas Eduardo Angelim, Acy Barros Pereira, Palmira Gabriel e Professor José Maria Machado.

Oportunidade - No embarque dos estudantes, não faltou entusiasmo e alegria com a oportunidade de conhecerem novos horizontes com o apoio da parceria entre as secretarias de Estado de Educação (Seduc) e municipal de Educação de Barcarena e a Hydro.

A estudante Taynara Nascimento, da Escola Acy Barros, não escondeu a ansiedade, já que é a primeira vez que ela viaja de avião. “Na Noruega, espero conhecer as pessoas, como elas vivem lá, aprender um pouco sobre a cultura deles”, declarou.

O programa “Educação pra Gente” atua nas escolas de Barcarena e tem o apoio da Unidade Regional de Educação da Seduc (URE 03), sediada em Abaetetuba. É uma iniciativa da Hydro desde 2001, que alia esporte e educação visando a transformação social de meninas e meninos entre o 8º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio, incluindo também alunos das 3ª e 4ª etapas do EJA – Educação de Jovens e Adultos; e também desenvolve o tema Cultura de Paz nas escolas públicas participantes.

Além de participarem da Copa da Noruega, realizada desde 1972 com a participação de meninos e meninas de 10 a 19 anos de idade de 50 países, os estudantes paraenses farão um intercâmbio cultural e pesquisarão sobre a violência nas escolas da Noruega e em Barcarena, para posterior compartilhamento no Brasil.

Por Eduardo Rocha

Fonte: http://www.agenciapara.com.br/Noticia/150210/estudantes-participam-de-intercambio-na-noruega

Prefeito de Tucuruí é baleado e morto em atentado no Pará

O prefeito Jones William foi vítima de um atentado em Tucuruí (Foto: Divulgação / Prefeitura de Tucuruí)
O prefeito Jones William foi vítima de um atentado em Tucuruí (Foto: Divulgação / Prefeitura de Tucuruí)

O prefeito de Tucuruí, Jones William (PMDB) sofreu um atentado na tarde desta terça-feira (25). Segundo testemunhas, ele estava na estrada que liga a cidade ao aeroporto, vistoriando uma operação tapa buraco, quando dois homens em uma moto o abordaram e atiraram várias vezes.

Jones William foi eleito prefeito com 31268 votos, que representam 53.50% dos votos válidos. Ele era investigado pelo Ministério Público Estadual, que havia pedido seu afastamento por improbidade administrativa. Segundo o MPE, Jones é suspeito de direcionar contratos e licitações para um empresário local.

O crime ocorreu por volta de 16h. De acordo com populares, o prefeito teria sido atingido duas vezes na cabeça. Ele foi levado para o Hospital Regional, chegou a ser encaminhado para o centro cirúrgico, mas não resistiu. A prefeitura ainda não divulgou informações sobre o enterro do prefeito.

Uma equipe da Divisão de Homicídios da Polícia Civil foi deslocada de Belém para dar apoio nas investigações do caso.


Outro caso


Em 16 de maio o prefeito Diego Kolling, da cidade de Breu Branco, que fica a 38 km de Tucuruí, foi assassinado enquanto pedalava uma bicicleta na companhia de amigos em um trecho da rodovia PA-263, que liga Tucuruí a Goianésia do Pará.

De acordo com a assessoria da Polícia Civil, por volta de 7h30, a vítima, de 34 anos, teria recebido um tiro no lado direito do peito e chegou a ser socorrido e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.






Fonte: G1

segunda-feira, 24 de julho de 2017

POLÍCIA ENCONTRA CORPOS DE CASAL EM BALNEÁRIO DE ABAETETUBA


Um casal foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (24), dentro do balneário Tijuca, no município de Abaetetuba, nordeste paraense. As vítimas foram identificadas como Maria de Nazaré Vasconcelos Soares e Moisés da Silva Barreto.
De acordo com informações da Polícia Civil, os policiais foram acionados por volta 6h30 de hoje e, ao chegarem no local, encontraram os corpos. As vítimas foram assassinadas com arma de fogo. 
A Polícia Civil informou ainda que a casa do casal ficava dentro do balneário. O local estava totalmente revirado, indicando a procura por dinheiro. A moto das vítimas foi levada.
De acordo com informações da delegada Renata Gurgel, superintendente regional do Baixo Tocantins, acredita-se que o crime tenha ocorrido por volta das 23h de domingo (23).
Testemunhas prestarão depoimento para ajudar nas investigações. Até a tarde desta segunda-feira (24), ninguém havia sido preso.


(DOL)

Arcon intensifica fiscalização em estradas e portos do Pará


O penúltimo final de semana das férias de julho foi de intensa movimentação nas estradas e nos terminais de viagens do Pará. Fiscais e supervisores da Agência de Regulação de Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) atuaram em locais de fluxo intenso de passageiros, principalmente no interior do Estado.Na última sexta-feira (21), Karim Zaidan, diretor de Fiscalização e Normatização da Arcon, foi ao Terminal Rodoviário de Belém acompanhar o trabalho dos fiscais da Agência, atentos à movimentação dos ônibus que fazem linha para a Ilha de Mosqueiro (distrito de Belém), fora do Terminal, mas que passam por alguns municípios da Região Metropolitana de Belém no trajeto até um dos balneários mais procurados pelos veranistas.

Durante o período de 21 a 23 de julho (sexta-feira a domingo), cerca de 6.500 passageiros se deslocaram entre Belém e o Arquipélago do Marajó, partindo do Terminal Hidroviário. No local não foram registradas notificações e nem multa às embarcações. A Arcon manteve fiscais nos pontos de viagens hidroviárias para outros locais do interior, como o Porto de Camará (em Salvaterra), de Altamira, Ponta de Pedras, Barcarena e Marudá (acesso à Ilha de Algodoal), na região nordeste.

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Prefeito de Barcarena é detido pela PRF após ser flagrado com arma de fogo


Antônio Carlos Vilaça foi levado para delegacia de Castanhal. Advogado diz que ele não era dono da arma encontrada pelos agentes.


O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, foi detido nesta sexta-feira (21) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante uma abordagem de rotina na rodovia BR-316. Segundo a polícia, os agentes encontraram uma pistola .380 no carro que o prefeito dirigia.

Vilaça foi levado para a delegacia de Castanhal, nordeste do Pará. De acordo com o advogado da prefeitura de Barcarena, a arma não pertence ao prefeito e ele foi liberado. A defesa de Antônio Vilaça, no entanto, não informou de quem era a pistola nem o motivo de a arma estar no veículo do prefeito.

Fonte: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/prefeito-de-barcarena-e-detido-pela-prf-apos-ser-flagrado-com-arma-de-fogo.ghtml

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Barcarena é citada em Confederação Nacional de Municípios (CNM)



A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem buscado, por meio de diversas ações, aproximar os gestores municipais brasileiros dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Uma delas foi o Seminário Agenda 2030, que contou com a presença de representantes de 34 Municípios, pertencentes a 16 estados. Assim como a entidade, eles valorizam a necessidade de levar adiante os ODS para melhorar a qualidade de vida da população.

Na fala de abertura do Seminário, o prefeito de Assis Chateaubriand (PR) Marcel Micheletto reforçou a importância de contar com o engajamento dos gestores municipais para avanço da questão. “Os ODS e Agenda 2030 passam pelo território. Não tem como nós não caminharmos juntos. E principalmente os gestores públicos de darem sua contribuição”, disse.

Micheletto é o 2º vice-presidente da CNM e faz parte da diretoria, assim como prefeito de Afogados de Ingazeira (PE), José Patriota. Durante sua apresentação, o líder da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) falou sobre a Comissão Nacional para os ODS. 

O colegiado conta com a presença de diversos atores, como organizações sem fins lucrativos, do setor produtivo, ligadas ao ensino, pesquisa e extensão, além de representantes das três esferas do governo. A Confederação é a voz do governo municipal, e Patriota e Micheletto são os representantes do movimento municipalista no grupo.

Governo inicia obras de revitalização dos distritos industriais do Pará



O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), iniciou na terça-feira, 18, a primeira etapa do projeto de revitalização dos distritos industriais, que terá duas fases. A ação, que consta das metas do Programa Pará 2030, integra um conjunto de iniciativas estratégicas que visam tornar os distritos mais atrativos para investimentos no Estado.

Com as atividades já iniciadas, o Distrito Industrial de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, é o primeiro a receber obras de revitalização, que incluem asfaltamento, tapa buracos, capinação, pintura de meio-fio e sinalização. No cronograma de operações, o Distrito de Icoaraci será o próximo a ser beneficiado com obras e serviços de manutenção, seguido por Marabá e Barcarena.

Ricardo Carneiro, gerente de Relações Institucionais da Codec, explicou que o projeto de revitalização compõe o Programa de Competitividade dos Distritos Industriais Paraenses, destinado a incrementar a competitividade dos polos industriais.

Cinco ações

Dentre as ações do Programa Pará 2030 - iniciativa do governo estadual que envolve diversas instituições, com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios no Estado, priorizando a sustentabilidade -, o Programa de Competitividade, desenvolvido pela Codec, estabelece cinco ações essenciais: regularização, revitalização, gestão das áreas industriais, novas áreas industriais incentivadas e interiorização e atração de novos negócios.

De acordo com Alípio Daibes, gerente de Incentivos Fiscais e Infraestrutura da Codec, a segunda fase da revitalização, planejada para começar antes do final deste ano, é composta de terraplenagem, pavimentação, asfaltamento, reparo de pórticos e sinalização vertical.

Por Helena Saria

Fonte: http://www.agenciapara.com.br/Noticia/150116/governo-inicia-obras-de-revitalizacao-dos-distritos-industriais-do-para

Recurso da Sudam vai ampliar porto de Barcarena

O Terminal de Grãos Ponta da Montanha, em Barcarena, terá ampliada sua capacidade de recebimento, armazenamento e expedição de grãos, com investimentos de R$ 170 milhões. A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) aprovou recursos de R$ 77 milhões para o projeto, via Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA). A expectativa é de que até a conclusão do projeto sejam gerados 150 empregos diretos e aproximadamente 290 empregos indiretos. O projeto é fundamental para a ampliar o escoamento da produção de grãos pelo Pará, reforçando a importância do estado no corredor logístico do Arco Norte.
Além da ampliação da capacidade, o projeto também prevê a construção de um armazém de até 120K/ton, ampliando a capacidade estática do terminal de 25K/ton para 145K/ton de grãos. Também está prevista a ampliação do píer de atracação de navios, para suportar embarcações de até 85 mil toneladas, além da aquisição do tombador para veículos biarticulados com até 26 metros de comprimento, gerando a multimodalidade e consequente ampliação na área de influência do terminal.
“A aprovação desse projeto vai gerar emprego e renda no Pará. Fico feliz porque essa empresa escolheu Barcarena para ser o polo de escoamento de toda sua produção. Isso é resultado do esforço do Ministro Helder e do Superintendente Paulo Roberto Correia”, afirmou o novo diretor de Gestão de Fundos, de Incentivos Fiscais e de Atração de Investimento da Sudam, Rodrigo Mendes.
ADMINISTRAÇÃO
O diretor afirmou, ainda, que sua linha de trabalho será fomentar. “Nesse primeiro momento, precisamos mostrar que a Sudam tem toda a competência para gerir o Fundo, com técnicos capacitados e comprometidos com a missão do órgão. Precisamos retirar os gargalos e rever algumas regulamentações para facilitar o acesso ao FDA”, concluiu Mendes.
O Terminal de Grãos Ponta da Montanha é um Terminal de Uso Privado (TUP) operado pela empresa norte-americana Archer Daniels Midland (ADM). A empresa projeta movimentar 2,3 milhões de toneladas de grãos em 2017, impulsionada pelo aumento da sua capacidade. Somente até abril desse ano, já foram embarcadas 709 mil toneladas pelo terminal.
AUMENTO
Atualmente, o terminal de grãos tem capacidade de 1,5 milhão de toneladas/ano e com a ampliação atingirá seis milhões de toneladas/ano. Localizado no complexo portuário de Vila do Conde, o terminal oferece acesso multimodal, por meio do rio Pará, onde se conecta às principais rodovias da Amazônia, e pelos rios Tocantins, Amazonas, Tapajós e Madeira.
“Creio que para o Pará temos de atrair investimentos, por meio de consultas prévias relacionadas ao Arco Norte. Todos temos sido orientados pelo ministro de Integração Nacional, Helder Barbalho, a fomentar novos investimentos nesse âmbito”, frisou Rodrigo Mendes, que tomou posse no último dia 12.
Ele destaca que os Portos de Vila do Conde e Miritituba tem sido um atrativo muito grande para o escoamento da produção. “Neste sentido, eles vêm atraindo indústrias das mais diversas áreas a se instalar no Pará e, consequentemente, trazendo desenvolvimento para a Amazônia”.
Fonte:  (Kelly Lima/Diário do Pará)

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Governo do Estado entrega obras de pavimentação asfáltica em três rodovias paraenses


O governador Simão Jatene entregou, na manhã desta terça-feira (18), a nova pavimentação asfáltica de três trechos de rodovias estaduais. Na comunidade de Santa Maria, na PA-151, localizada entre o trevo do Arapari e a cidade de Barcarena, o governador assinou três ordens de serviço das obras relativas à rodovia Moura Carvalho, dos acostamentos da PA-151, desde a rotatória do trevo Jerônimo Rodrigues (no entroncamento com a PA-252), até a cidade de Igarapé-Miri; e dos acostamentos da Colônia Velha, de Abaetetuba, até a cidade de Abaetetuba.

As obras nas rodovias estaduais beneficiam a população dos municípios de Moju, Barcarena e Igarapé-Miri, além dos moradores de Vila dos Cabanos, e compreendem o trecho que liga a rotatória da Alça Viária, no entroncamento com a PA-151, à cidade de Moju (Alça/Moju); o perímetro que vai da PA-151 até o município de Barcarena (trevo Arapari/Barcarena); e a parte da rodovia da Integração que liga Barcarena à Vila dos Cabanos, que foi totalmente repavimentada pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran), com extensão de nove quilômetros.

O governador comentou que revitalizar estradas é revitalizar as relações entre as pessoas. “As estradas ligam as pessoas e é graças à união de diferentes pessoas, de diferentes partidos políticos e de diferentes credos que esta obra está sendo entregue à população”, destacou. Em Barcarena, Simão Jatene também inspecionou as obras do terminal local, totalmente revitalizado pela Setran, e que será repassado ao município ao final da obra.

Quem comemorou a chegada da pavimentação na rodovia Moura Carvalho foi dona Maria Santana, moradora da comunidade do Patauateua. “Essa obra vai trazer grandes benefícios para a nossa saúde, para a nossa segurança e para o deslocamento das pessoas para outros municípios”, atestou.

O governador também comentou que mesmo diante das dificuldades impostas pela crise que afeta todo o país, o Pará prevê investimentos que são resultados da serenidade e do controle nos gastos públicos. “Muitas vezes tive que retirar o pé do acelerador para garantir o salário do funcionalismo, e tirar o pão da mesa do nosso servidor isso eu não faço. O Brasil está cheio de exemplos contrários com o funcionalismo tendo que viver sem os seus salários por causa da falta de controle”, ressaltou.

Para o titular da Setran, Kleber Menezes, a entrega da obra é mais um compromisso assumido pelo governador Simão Jatene para com a população. “São obras realizadas com o dinheiro público que volta para a sociedade em forma de benefícios”, ressalta o secretário.

Para o agricultor Ronildo Nascimento, a revitalização da PA 151 irá beneficiar, principalmente, os pequenos agricultores rurais no escoamento da produção. “A estrada era muito esburacada e nós tivemos que plantar árvores nos buracos para chamar a atenção. Agora fica melhor para produzir e trabalhar”, comentou.

O Pará vai receber nos próximos dois anos, um investimento de mais R$ 350 milhões em cinco grandes obras viárias. Essas novas frentes de trabalho contarão com o reforço de uma linha de financiamento no valor de R$ 600 milhões, conquistada recentemente pelo Pará junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Estado, em contrapartida, deve contribuir com 100% desses recursos destinados às estradas.

Segundo a última Pesquisna da Confederação Nacional do Transporte (CNT), feita de 2011 a 2015, a avaliação positiva (ótimo e bom) das condições das estradas paraenses cresceu de 0,4% para 23,3%. Nos últimos quatro anos, o governo do Estado investiu mais de R$ 1,3 bilhão nas rodovias estaduais e cerca de R$ 1 bilhão estão previstos para os próximos anos.

Melhorias – Para Antônio Carlos Vilaça, prefeito de Barcarena, a parceria entre Governo e Município foi primordial para o bom andamento da obra. “Trabalhar unido traz benefícios para a população. A parceira é importante para funcionar e garantir melhorias para os moradores da área”, afirmou Vilaça.

Segundo o prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão, que também é presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sócio-Econômico Intermunicipal (Codesei), a pavimentação asfáltica vai interligar outros municípios à região metropolitana. “Toda essa logística e desenvolvimento é de fundamental importância para o nosso município e todos aqueles moradores que precisam se deslocar pela rodovia”, complementou.

Já a dona de casa Deusa Melo, 46 anos, moradora da PA 151, está aproveitando a boa fase da estrada para montar um pequeno comércio onde irá vender lanches. “Com o movimento, muita gente deve passar por aqui. Este é um verdadeiro sonho, montar uma lanchonete para vender café da manhã e almoço”, destacou.

Outro que comemorou as boas condições da estrada foi o cabo do Corpo de Bombeiros, Reinaldo Gomes, 35 anos. Ele é o condutor da viatura do município de Barcarena. “No dia a dia, atendemos muitas chamadas para salvar vidas. O bom estado da estrada pode significar a diferença entre a vida e a morte”, ressaltou.

Por Márcio Flexa

Fonte: http://agenciapara.com.br/

Detran Pará coloca 702 veículos a leilão no mês de julho

Detran coloca 702 veículos a leilão no mês de julho
Em Belém, o leilão será na quinta, 20, e na sexta, 21. No interior, ocorrerá nos dias 25 e 26 de julho.

Departamento de Trânsito do Estado (Detran) vai leiloar 702 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos parques dos municípios de Belém e Marabá. Na capital, os donos dos veículos apreendidos já foram notificados sobre a situação dos bens e os procedimentos para recuperá-los antes do leilão. A relação dos veículos retidos pelo Detran também pode ser consultada no Diário Oficial do Estado e no site do órgão.

A visitação vai servir para os interessados examinarem e identificarem automóveis de sua preferência. Em Belém, a visitação poderá ser feita até o dia 19 de julho, enquanto que em Marabá as visitas públicas ocorrerão entre os dias 18 e 21 e também no dia 24, sempre das 9h às 17h, no pátio da Vip Leilões, nos dois municípios. Quem for participar deverá apresentar documento de identidade oficial com foto. O leilão também ocorrerá na modalidade on-line, através de login e senha obtidos por cadastramento prévio no site da organizadora.

Não podem participar do leilão os membros da comissão, servidores do Detran do Pará e aqueles que, a qualquer título, recebam numerários da instituição, incluindo terceirizados e temporários, além de pessoas físicas e jurídicas declaradas inidôneas ou punidas com a suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com órgão ou entidade integrante da administração direta ou indireta, das esferas federal, estadual, municipal e distrital. Os atuais proprietários dos veículos que serão leiloados também não podem participar, assim como menores de 18 anos e pessoas não emancipadas.

Os lotes classificados como sucatas aproveitáveis não poderão mais circular, e somente poderão ser arrematados por empresas do ramo do comércio de peças usadas, devidamente regulamentadas pela Lei nº 12.977/2014, e normativos do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), sendo necessária a comprovação no ato do credenciamento perante o leiloeiro.

De acordo com Antônio Moura, presidente da Comissão do Leilão, as informações detalhadas sobre pregão podem ser consultadas no site do Detran. “O edital está disponível ao público na página inicial do órgão. Além de consultar datas locais, horários e documentos necessários para participar, o interessado também poderá colher previamente informações sobre as condições dos veículos”, explicou.

Os donos dos veículos apreendidos já foram notificados sobre a situação dos bens e os procedimentos para recuperá-los antes do leilão. A relação dos veículos retidos pelo Detran também pode ser consultada no Diário Oficial do Estado e no site do órgão.

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) vai leiloar 702 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos parques dos municípios de Belém e Marabá. Na capital, o leilão será na quinta (20) e na sexta (21). No interior, ocorrerá nos dias 25 e 26 de julho. O objetivo é destinar à venda pública veículos que foram recolhidos ou removidos pelo Detran e que já estão há mais de 60 dias nos parques do órgão.

Serviço
Leilão de veículos retidos pelo Detran: Região Metropolitana de Belém – 20 e 21 de julho, a partir das 9h, no pátio da VIP Leilões – Rodovia Alça Viária, Km 01, nº 888, bairro São João - Marituba

Fonte: G1 PA

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Abaetetuba e Tucuruí recebem ações da Sejudh e Bombeiros

Os municípios de Abaetetuba e Tucuruí receberam, entre os dias 13 e 16 de julho, as ações da Campanha de Verão 2017, realizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Pará (Sejudh), em parceria com o Corpo de Bombeiros. A iniciativa é articulada pela Coordenadoria e Prevenção, Tratamento e Redução de Danos do Consumo de Drogas (Cenpren), e este ano acontece na Região Metropolitana de Belém e em mais oito municípios do interior do estado.
A técnica em Gestão Pública da Sejudh e uma das coordenadoras de equipe da campanha em Abaetetuba, Cristiane Maia, disse que foram feitas atividades junto aos banhistas de prevenção ao uso de drogas e educação em direitos humanos. “Realizamos uma oficina sobre a prevenção do uso de drogas, com jovens do Projeto Escola da Vida, do Corpo de Bombeiros. E também abordamos as pessoas na praia de Beja, conversando com os veranistas”, explicou.
A assistente social do Cenpren, Elayne Romario, participou das ações da campanha em Tucuruí. “Nós realizamos uma abordagem educativa com os jovens da cidade, ao conversar com eles sobre prevenção ao uso de drogas. Fizemos também abordagem direta à população, na praia Queiroz Galvão, distribuindo material de conscientização”, informou.
Entre os dias 21 e 23 de julho será a vez de Bragança e Mosqueiro receberem a Campanha de Verão 2017. Do dia 27 ao dia 30, a campanha chega a Colares e Salinópolis. Em Belém, as ações ocorrem entre os dias 21 e 28 no Terminal Rodoviário e Hidroviário da capital.
Por Leba Peixoto
Fonte: http://agenciapara.com.br/Noticia/150059/abaetetuba-e-tucurui-recebem-acoes-da-sejudh-e-bombeiros

Grupo inicia acompanhamento de danos causados por indústrias de Barcarena


Os promotores durante a primeira reunião ordinária do GT Barcarena

O Grupo de Trabalho de Barcarena (GT Barcarena) realizou, na manhã desta 6ª feira (14), no edifício-sede do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), em Belém, a sua primeira reunião ordinária para analisar, discutir e qualificar questões referentes aos impactos sociais e ambientais causados por indústrias instaladas em Barcarena. O município já foi palco de vários acidentes ambientais, como o vazamento de produtos químicos que contaminaram igarapés e praias da região.
 
Formado inicialmente por promotores de justiça, o grupo vai se reunir mensalmente com o objetivo de definir e implementar estratégias de atuação do MPPA no acompanhamento de danos ambientais e dos conflitos decorrentes dos impactos sociais e ambientais causados pelo polo industrial de Barcarena. O GT vai estimular uma atuação integrada e articulada entre as promotorias de justiça envolvidas na temática.
 
Participaram da primeira reunião ordinária os promotores de justiça Laércio Guilhermino de Abreu e Erica de Almeida Sousa, que atuam em Barcarena; Eliane Cristina Pinto Moreira, que atua na 1ª região agrária; e Myrna Gouveira dos Santos, coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MPPA.
 
Além de contar com promotores de justiça, poderão ser convidados a participar de reuniões do GT profissionais com reconhecida experiência e conhecimento técnico-científico ou tradicional relativo ao tema a ser tratado.
 
 
Texto: Assessoria de Comunicação Social
Foto: CAO Cível

PROGRAMAÇÃO DE VERÃO EM BARCARENA TEM CULTURA, ESPORTE, ASSISTÊNCIA, MEIO AMBIENTE E LAZER

PROGRAMAÇÃO DE VERÃO EM BARCARENA TEM CULTURA, ESPORTE, ASSISTÊNCIA, MEIO AMBIENTE E LAZER

No terceiro fim de semana de julho, as praias de Barcarena estão superlotadas por barcarenenses e turistas que visitam o município. A equipe da prefeitura tem se revesado em todas as praias para atender com qualidade. Demutran, Meio Ambiente, Saúde, Turismo, Assistência Social, Cultura e Esporte são as principais secretarias envolvidas nas programações.
A participação do projeto Minha Praia promovido pela TV Liberal e o Sesi deu muita visibilidade à praia do Caripi e as pessoas participaram com muita empolgação. Simone Amaro, jornalista e produtora do programa, disse que “o programa foi um dos mais bonitos e que todos ficaram felizes na redação”. Alzira Brito, secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Barcarena, disse que o projeto em Barcarena “foi uma oportunidade de mostrar o quanto o município está preparado para receber não só investimentos na indústria, mais com certeza no turismo”.
Na Vila do Conde, a secretaria de Juventude, Esporte e Lazer iniciou o mês com programações esportivas em várias modalidades na quadra municipal reformada há pouco tempo. O “Torneio de Verão” começou no dia 05 e segue até o fim do mês, as inscrições são feitas no local. Na praia do Caripi, nos dias 22 e 23 acontece o torneio de Beach Soccer.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=299&url=programao-de-vero-em-barcarena-tem-cultura-esporte-assistncia-meio-ambiente-e-lazer

CRAS CONDE-BARCARENA: EMPREENDEDORISMO COM RESPONSABILIDADE

CRAS CONDE: EMPREENDEDORISMO COM RESPONSABILIDADE

Uma prova de que a velha máxima “mais importante do que entregar o peixe é ensinar a pescar” é verdadeira, são as cerca de 50 famílias em atendimento nas oficinas de geração de renda do CRAS de Vila do Conde. Sabão líquido e em barra, pão caseiro e deliciosas rosquinhas de iogurte têm sido, em tempos de crise, a resposta dessas famílias para driblar os problemas financeiros e garantir o próprio sustento.
“Com as oficinas, nosso objetivo é atingir as pessoas que foram impactadas com o naufrágio de 2015 e sofreram com a falta da pesca, orientando sobre outros ramos de atividade. Com isso, vimos a necessidade de fomentar nessas pessoas o desejo de obterem renda a partir de outra forma de sobrevivência. Não podíamos simplesmente abandoná-los”, disse a assistente social Rosângela Lima. Reunindo conhecimentos próprios e muita força de vontade, o CRAS teve a iniciativa de trabalhar o empreendedorismo com essas famílias e hoje, 17, aconteceu o encerramento da quarta turma de acompanhamento familiar.
Júlia Silva seguiu o exemplo empreendedor ensinado no CRAS e hoje tira parte da renda da família com a fabricação e venda de sabão. “Eu complemento nossa renda com essas vendas e já consegui comprar a minha moto”, diz a usuária que, por semana, produz cerca de 180 litros de sabão e vende cada embalagem de 2 litros a R$ 3. O novo negócio tem sido tão lucrativo que Júlia já tem três pontos de distribuição. “É o que eu quero para mim! Vou investir e aprender muito mais”. Segundo ela, o investimento de R$ 80 por semana gera lucro de mais de R$ 500.
Outro exemplo de que “aprender a pescar” é mais benéfico do que “receber o peixe pronto” é o senhor Lucival Marinho. Ele era pescador e encontrou na venda de frango assado o caminho para o sustento da família: “Parei de virar a noite inteira trabalhando na pesca sem ganhar qualquer centavo. Agora até os meus remédios eu consigo comprar e me sinto muito bem aqui porque eu saí daquela vida de incertezas que eu levava”. Graças as oficinas fornecidas pelo CRAS, Lucival passou de pescador a empreendedor. Por fim de semana, período em que abre a venda de frango assado na porta de casa, Lucival investe cerca de R$ 95 e consegue gerar lucro de mais de R$ 300.
Bastante contente e agradecida com os resultados enriquecedores, a assistente social Rosângela enfatiza: “Nosso trabalho é proporcionar isso, o que para nós é um orgulho”. Na manhã de hoje, no encerramento do grupo de Segurança Alimentar, houve sorteio de kits de produção de sabão e de panificação para as famílias participantes das oficinas de geração de renda.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=301&url=cras-conde-empreendedorismo-com-responsabilidade

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Operação Maratauíra termina com 26 pessoas presas em Abaetetuba

Doze presos por homicídio, seis por tráfico de drogas, seis por roubo e mais dois por latrocínio (roubo seguido de morte). Esse foi o saldo final da Operação Maratauíra deflagrada pela Polícia Civi, na madrugada desta quinta-feira (13), no município de Abaetetuba, região do Baixo Tocantins. Das 26 prisões, 23 foram em cumprimento a mandados de prisão e outras três em flagrante, por tráfico de entorpecentes. Dentre os presos, três são mulheres.
Junto com os acusados também foram apreendidos diversos tipos de entorpecentes. Os presos foram levados até a sede do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), em Marituba, na região metropolitana de Belém, onde o secretário de Segurança Pública do Pará, Jeannot Jansen, o delegado geral de Polícia Civil, Rilmar Firmino, e o diretor de Polícia Especializada, delegado Silvio Maués, concederam uma entrevista coletiva no final da manhã para apresentar os resultados da ação policial. 
Ao todo, 200 policiais civis de unidades espalhadas pela capital, e também das Divisões Especializadas e delegacias de vários municípios foram acionados para atuar na operação. A concentração foi no auditório do IESP, de onde saíram por volta das três da manhã em direção a Abaetetuba, para cumprir 55 mandados de busca e apreensão em vários pontos da cidade.
Segundo o delegado geral Rilmar Firmino, a investigação sobre o latrocínio do feirante Raimundo Lobato Mota, crime ocorrido em janeiro deste ano, às margens do rio Maratauíra (que passa em frente ao município de Abaetetuba), foi o ponto de partida para deflagração da operação, que é resultado de investigações realizadas pelo Núcleo de Apoio à Investigação de Abaetetuba e da Superintendência da Polícia Civil na Região do Baixo Tocantins, também sediada em Abaetetuba. 
A partir das investigações, feitas por policiais civis de Abaetetuba, foi identificado o autor do crime. Trata-se de Gleifeson dos Santos Amorim, de apelido ‘Cutraca’, preso durante a operação. No decorrer das apurações descobriu-se que o acusado também estava envolvido em outro crime, o latrocínio do professor Andrew Luis Teixeira Monteiro, ocorrido no ano passado. Ainda durante as investigações, foi identificado outro envolvido na morte do professor, Judicleison da Costa, de apelido ‘Cocota’, também preso na ação desta quinta. 
A operação em Abaetetuba foi uma extensão da operação Timbó, deflagrada em maio deste ano no município de Igarapé-Miri, próximo à Abaetetuba. Na ocasião, foram cumpridas mais de 100 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, contra acusados de envolvimento em crimes como roubos e homicídios. Ao todo, 34 pessoas – 27 homens, quatro mulheres e três adolescentes - foram conduzidos para a delegacia do município e, depois, encaminhados para a sede do IESP, em Marituba. No local, foi montada uma estrutura em diversas salas do Instituto com computadores instalados e conectados à internet para acessar o sistema usado pela Polícia Civil para registros de procedimentos policiais, como prisões em flagrante. 
Durante a coletiva, o secretário de Segurança Pública, Jeannot Jansen, destacou a importância do trabalho de inteligência desenvolvido pela Polícia Civil para a realização de operações como essa, além dos investimentos do governo do Estado nessa área, como a criação dos Núcleos de Apoio à Investigação nas principais regiões do interior do Pará - Marabá, Santarém, Redenção, Abaetetuba e Castanhal.
Ao final dos procedimentos de rotina, como autos de prisão em flagrante e comunicação do cumprimento dos mandados de prisão à Justiça, os presos foram conduzidos para unidades do Sistema Penitenciário na região metropolitana. 
Por Walrimar Santos

Fonte: http://agenciapara.com.br/

Mototaxistas liberam PA-481 após seis horas de protesto em Barcarena

Mototaxistas liberam PA-481 após seis horas de protesto (Foto: Joni Vieira)
Mototaxistas liberaram, por volta das 10h30 desta quinta-feira (13), a rodovia PA-481, em Barcarena, no nordeste paraense. A via estava interditada desde às 4 horas de hoje. 
A categoria protestava contra a falta de fiscalização por parte de órgãos competentes de trânsito, que permitem que quase 500 mototaxistas clandestinos atuem no município. Em protesto, os trabalhadores fecharam a rodovia próxima ao elevado, ateando fogo em pneus e impedindo o tráfego de veículos em direção ao distrito industrial em Vila do Conde.
(Foto: Joni Vieira/Rádio Clube do Pará)


Equipes da Polícia Civil e Militar e Corpo de Bombeiros estiveram no local. Os mototaxistas foram convencidos a liberarem a pista e se reuniram no quartel do 14º BPM, em Vila dos Cabanos, como forma de pressionar as autoridades a formar uma força tarefa no intuito de retirar os mototaxistas clandestinos.
Os manifestantes afirmam que para ser mototaxistas legalizado o investimento é alto. Já os clandestinos chegam a Barcarena, prejudicando quem investiu na legalização.
(DOL com informações de Joni Vieira/Rádio Clube do Pará)

Fonte: http://www.diarioonline.com.br/noticias/para/noticia-432853-mototaxistas-liberam-pa-481-apos-seis-horas-de-protesto.html