segunda-feira, 17 de julho de 2017

CRAS CONDE-BARCARENA: EMPREENDEDORISMO COM RESPONSABILIDADE

CRAS CONDE: EMPREENDEDORISMO COM RESPONSABILIDADE

Uma prova de que a velha máxima “mais importante do que entregar o peixe é ensinar a pescar” é verdadeira, são as cerca de 50 famílias em atendimento nas oficinas de geração de renda do CRAS de Vila do Conde. Sabão líquido e em barra, pão caseiro e deliciosas rosquinhas de iogurte têm sido, em tempos de crise, a resposta dessas famílias para driblar os problemas financeiros e garantir o próprio sustento.
“Com as oficinas, nosso objetivo é atingir as pessoas que foram impactadas com o naufrágio de 2015 e sofreram com a falta da pesca, orientando sobre outros ramos de atividade. Com isso, vimos a necessidade de fomentar nessas pessoas o desejo de obterem renda a partir de outra forma de sobrevivência. Não podíamos simplesmente abandoná-los”, disse a assistente social Rosângela Lima. Reunindo conhecimentos próprios e muita força de vontade, o CRAS teve a iniciativa de trabalhar o empreendedorismo com essas famílias e hoje, 17, aconteceu o encerramento da quarta turma de acompanhamento familiar.
Júlia Silva seguiu o exemplo empreendedor ensinado no CRAS e hoje tira parte da renda da família com a fabricação e venda de sabão. “Eu complemento nossa renda com essas vendas e já consegui comprar a minha moto”, diz a usuária que, por semana, produz cerca de 180 litros de sabão e vende cada embalagem de 2 litros a R$ 3. O novo negócio tem sido tão lucrativo que Júlia já tem três pontos de distribuição. “É o que eu quero para mim! Vou investir e aprender muito mais”. Segundo ela, o investimento de R$ 80 por semana gera lucro de mais de R$ 500.
Outro exemplo de que “aprender a pescar” é mais benéfico do que “receber o peixe pronto” é o senhor Lucival Marinho. Ele era pescador e encontrou na venda de frango assado o caminho para o sustento da família: “Parei de virar a noite inteira trabalhando na pesca sem ganhar qualquer centavo. Agora até os meus remédios eu consigo comprar e me sinto muito bem aqui porque eu saí daquela vida de incertezas que eu levava”. Graças as oficinas fornecidas pelo CRAS, Lucival passou de pescador a empreendedor. Por fim de semana, período em que abre a venda de frango assado na porta de casa, Lucival investe cerca de R$ 95 e consegue gerar lucro de mais de R$ 300.
Bastante contente e agradecida com os resultados enriquecedores, a assistente social Rosângela enfatiza: “Nosso trabalho é proporcionar isso, o que para nós é um orgulho”. Na manhã de hoje, no encerramento do grupo de Segurança Alimentar, houve sorteio de kits de produção de sabão e de panificação para as famílias participantes das oficinas de geração de renda.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=301&url=cras-conde-empreendedorismo-com-responsabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário