quinta-feira, 29 de novembro de 2018

PREFEITO VILAÇA ANUNCIA A REVITALIZAÇÃO DA ORLA DE BARCARENA-SEDE

PREFEITO VILAÇA ANUNCIA A REVITALIZAÇÃO DA ORLA DE BARCARENA-SEDE

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, anunciou esta semana que vai revitalizar toda a orla de Barcarena-Sede, que será transformada num grande espaço de comércio, turismo e lazer. O anúncio foi feito durante encontro com vereadores do município, na sede da subprefeitura, na Vila São Francisco. Os parlamentares conheceram o projeto, orçado em mais de R$ 50 milhões, e garantiram apoio ao pedido de empréstimo solicitado pela prefeitura para garantir a realização da obra. O pedido de autorização do empréstimo já foi encaminhado à Câmara Municipal para aprovação em plenário.

“Esse é um trabalho conjunto entre Prefeitura e a Câmara de Vereadores, uma parceria que visa melhorar a frente de nossa cidade. Vamos agora seguir os trâmites legais para fazer esse empréstimo e com o recurso iniciar o mais breve possível as obras de recuperação da frente da nossa cidade”, destacou Vilaça.

É a primeira vez, na gestão Vilaça, que a prefeitura solicita uma autorização à Câmara Municipal para fazer empréstimo. O prefeito explicou que existe a necessidade pela obra ser de um valor mais elevado. “A prefeitura não tem dívida bancária nenhuma, o que vai facilitar e com o apoio dos vereadores, vamos fazer uma das coisas que mais me preocupava: a revitalização da frente da cidade, hoje muito precária”, explicou o prefeito.

A OBRA

A obra vai englobar 860 metros de extensão, A prefeitura vai recuperar a contenção da orla, que tem boa parte ameaçada de desmoronamento. São 480 metros de contenção que serão reconstruídas, além da revitalização de toda a praça em frente da cidade. “Vamos construir novos mercados, uma nova feira e toda a área da orla será transformada num grande espaço de comércio, turismo e de lazer”, anunciou o prefeito Vilaça.

Fonte: https://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=1057&url=prefeito-vilaca-anuncia-a-revitalizacao-da-orla-de-barcarenasede

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

A História de Barcarena em sala de aula

Livro que detalha as singularidades de Barcarena e que foi escrito por professores do município, será lançado no dia 30 de novembro, num grande evento cultural.Assista:


16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Hoje, 23, cerca de 60 mulheres que trabalham como catadoras de materiais recicláveis participaram de uma ação do Grupo de Trabalho dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável n° 5 (GT ODS 5), que contempla questões relacionadas à igualdade de gênero. A atividade compõe a programação municipal dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, iniciado nacionalmente em 20 de novembro, dia Nacional da Consciência Negra, e finalizado no próximo dia 10 de dezembro, dia Universal dos Direitos Humanos.

Neste ano, o foco são as mulheres negras; as encarceradas; as vítimas de assédio; além das meninas submetidas ao casamento infantil. A campanha envolve palestras e debates com profissionais do gênero masculino, orientações para profissionais da rede de atendimento à mulher, para mulheres idosas e mobilizações com panfletagens sobre a Campanha do Laço Branco, de mobilização do homem pelo fim da violência.

A ação de hoje contou com orientações sobre higiene pessoal, violência doméstica, saúde bucal, em parceria com a Coife Odonto, serviços de beleza, com a Embeleze, testes rápidos de HIV e Sífilis, Preventivo do Câncer de Colo de Útero e muita animação com o grupo Cuiapitinga, além de sorteios de brindes.

AÇÃO CONSCIENTIZA SOBRE DESCARTE DE LIXO EM ÁREAS RIBEIRINHAS

AÇÃO CONSCIENTIZA SOBRE DESCARTE DE LIXO EM ÁREAS RIBEIRINHAS

Nesse sábado (24), celebrou-se o Dia do Rio, data instituída para alertar a sociedade sobre os riscos da escassez de água no mundo e convocar as pessoas a preservar e proteger os recursos naturais existentes no planeta. Para marcar esta data, a prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), realizou uma atividade de educação ambiental com os moradores que vivem às margens do Rio Murucupi. 

Ao longo da manhã, técnicos da Semade dialogaram com as comunidades sobre a importância de dar um destino correto ao lixo doméstico produzido diariamente pelos moradores. Depois de cada conversa, as equipes fizeram distribuição de lixeiras e sacos plásticos e afixaram cartazes e adesivos nas casas e embarcações da área.

De acordo com a Gestora Ambiental, Maria de Fátima Rego, o objetivo é evitar que lixo seja despejado nos rios de Barcarena e comprometa a sobrevivência dos recursos naturais da cidade. “O rio é nossa rua, é nosso meio de sobrevivência. Preservar as águas é preservar nossa própria existência. Por isso, a partir dessas ações, a gente espera que os moradores sejam agentes multiplicadores em defesa dos rios de Barcarena”, afirmou.

Por onde a equipe passou, o trabalho da prefeitura de Barcarena foi aprovado. Para a ribeirinha Nazaré Queiroz, que tira o sustento da família das águas, a preservação dos rios é urgente e necessária. “É daqui que a gente pega nosso peixe e camarão, que a gente bebe e toma banho, que a gente trabalha e se transporta. Se não tiver os rios, como vamos sobreviver?”, indagou.

Durante o percurso, as equipes da Semade observaram possíveis áreas de desmatamento, avaliaram a mata ciliar dos rios e coletaram amostras de água em diferentes pontos para realização de estudo.

Fonte: https://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=1054&url=acao-conscientiza-sobre-descarte-de-lixo-em-areas-ribeirinhas

PARATLETAS DE BARCARENA CONQUISTAM MEDALHAS EM COMPETIÇÃO NACIONAL

PARATLETAS DE BARCARENA CONQUISTAM MEDALHAS EM COMPETIÇÃO NACIONAL

A cidade de São Paulo é sede da edição 2018 das Paralimpíadas Escolares, disputa nacional promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Com atletas de 12 a 18 anos, divididos por delegações de todos os estados do país, a competição segue até este sábado, dia 24, com disputas em 11 modalidades.

Entre os competidores, estão nove paratletas de Barcarena, que integram a delegação paraense e representam o estado nas Paralimpíadas. Até esta quinta-feira, dia 22, eles já haviam conquistado sete medalhas nas modalidades de atletismo, bocha e natação, sendo quatro de Ouro e três de Prata.

Segundo a professora Magda Cardoso, coordenadora de Educação Física da Secretaria de Educação de Barcarena (Semed), a delegação do município tem histórico de grandes conquistas para o Estado. “Há algum tempo nós temos participação significativa nessa competição e ajudamos o Pará a subir no quadro de medalhas”, afirmou.

Além disso, segundo a educadora, os benefícios aos atletas também são perceptíveis. “Para os alunos, a competição é salutar no entendimento de seus potenciais e na melhora da autoestima, contribuindo para superação de barreiras e conquistas de objetivos de cada um”, destacou Magda. 

As modalidades das Paralimpíadas Escolares são atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5, basquete em cadeira de rodas e vôlei sentado. 

Na edição 2017, os atletas de Barcarena conquistaram 24 medalhas. A expectativa é que, neste ano, o resultado seja ainda melhor.

Fonte: https://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=1049&url=paratletas-de-barcarena-conquistam-medalhas-em-competicao-nacional

BARCARENA TERÁ CONTROLE DE SEU TERRITÓRIO POR MEIO DE SATÉLITES

BARCARENA TERÁ CONTROLE DE SEU TERRITÓRIO POR MEIO DE SATÉLITES

A prefeitura de Barcarena e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) estão alinhando um termo de cooperação, para disponibilizar todo portfólio de monitoramento e sensoriamento remoto, através de uma constelação de mais de 30 satélites que sobrevoam o Brasil, para, a partir dessas informações, o município de Barcarena ter acesso ao seu território de uma visão especial. 

O termo foi discutido em reunião entre o prefeito municipal, Antônio Carlos Vilaça, e gestores do Censipam, na sede da subprefeitura, na vila São Francisco. O diretor do Cindacta 4, Péricles Cardim, também participou da reunião.

O objetivo fundamental é ter o controle territorial total do município, através de imagens de satélites, com imagem visual e imagem de radar, que sobrepõe, inclusive, as nuvens, observar o solo, o subsolo. Barcarena vai ter um controle completo da sua territorialidade. A partir daí poder controlar os cursos hidrológicos, a supressão vegetal, as chuvas, e os monitoramentos das bacias.

“Com isso, nós vamos poder estabelecer planejamento territorial, regularização fundiária, controle ambiental, projeção para aperfeiçoamento e melhoria da arrecadação municipal”, destacou o prefeito Vilaça. 

Serão olhos de água sobre o município de Barcarena, fomentando e ajudando a gestão em todos os seus aspectos. Essa é a proposição que foi acordada entre o Ministério da Defesa, órgão ao qual o Censipam pertence, o Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia), ao Sipam Hidro e a todos os outros correlatos, para que Barcarena possa, a partir de então, ter o controle total da sua territorialidade.

Fonte: https://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=1050&url=barcarena-tera-controle-de-seu-territorio-por-meio-de-satelites