quarta-feira, 28 de novembro de 2018

BARCARENA TERÁ CONTROLE DE SEU TERRITÓRIO POR MEIO DE SATÉLITES

BARCARENA TERÁ CONTROLE DE SEU TERRITÓRIO POR MEIO DE SATÉLITES

A prefeitura de Barcarena e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) estão alinhando um termo de cooperação, para disponibilizar todo portfólio de monitoramento e sensoriamento remoto, através de uma constelação de mais de 30 satélites que sobrevoam o Brasil, para, a partir dessas informações, o município de Barcarena ter acesso ao seu território de uma visão especial. 

O termo foi discutido em reunião entre o prefeito municipal, Antônio Carlos Vilaça, e gestores do Censipam, na sede da subprefeitura, na vila São Francisco. O diretor do Cindacta 4, Péricles Cardim, também participou da reunião.

O objetivo fundamental é ter o controle territorial total do município, através de imagens de satélites, com imagem visual e imagem de radar, que sobrepõe, inclusive, as nuvens, observar o solo, o subsolo. Barcarena vai ter um controle completo da sua territorialidade. A partir daí poder controlar os cursos hidrológicos, a supressão vegetal, as chuvas, e os monitoramentos das bacias.

“Com isso, nós vamos poder estabelecer planejamento territorial, regularização fundiária, controle ambiental, projeção para aperfeiçoamento e melhoria da arrecadação municipal”, destacou o prefeito Vilaça. 

Serão olhos de água sobre o município de Barcarena, fomentando e ajudando a gestão em todos os seus aspectos. Essa é a proposição que foi acordada entre o Ministério da Defesa, órgão ao qual o Censipam pertence, o Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia), ao Sipam Hidro e a todos os outros correlatos, para que Barcarena possa, a partir de então, ter o controle total da sua territorialidade.

Fonte: https://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=1050&url=barcarena-tera-controle-de-seu-territorio-por-meio-de-satelites

Nenhum comentário:

Postar um comentário