quarta-feira, 28 de novembro de 2018

AÇÃO CONSCIENTIZA SOBRE DESCARTE DE LIXO EM ÁREAS RIBEIRINHAS

AÇÃO CONSCIENTIZA SOBRE DESCARTE DE LIXO EM ÁREAS RIBEIRINHAS

Nesse sábado (24), celebrou-se o Dia do Rio, data instituída para alertar a sociedade sobre os riscos da escassez de água no mundo e convocar as pessoas a preservar e proteger os recursos naturais existentes no planeta. Para marcar esta data, a prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), realizou uma atividade de educação ambiental com os moradores que vivem às margens do Rio Murucupi. 

Ao longo da manhã, técnicos da Semade dialogaram com as comunidades sobre a importância de dar um destino correto ao lixo doméstico produzido diariamente pelos moradores. Depois de cada conversa, as equipes fizeram distribuição de lixeiras e sacos plásticos e afixaram cartazes e adesivos nas casas e embarcações da área.

De acordo com a Gestora Ambiental, Maria de Fátima Rego, o objetivo é evitar que lixo seja despejado nos rios de Barcarena e comprometa a sobrevivência dos recursos naturais da cidade. “O rio é nossa rua, é nosso meio de sobrevivência. Preservar as águas é preservar nossa própria existência. Por isso, a partir dessas ações, a gente espera que os moradores sejam agentes multiplicadores em defesa dos rios de Barcarena”, afirmou.

Por onde a equipe passou, o trabalho da prefeitura de Barcarena foi aprovado. Para a ribeirinha Nazaré Queiroz, que tira o sustento da família das águas, a preservação dos rios é urgente e necessária. “É daqui que a gente pega nosso peixe e camarão, que a gente bebe e toma banho, que a gente trabalha e se transporta. Se não tiver os rios, como vamos sobreviver?”, indagou.

Durante o percurso, as equipes da Semade observaram possíveis áreas de desmatamento, avaliaram a mata ciliar dos rios e coletaram amostras de água em diferentes pontos para realização de estudo.

Fonte: https://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=1054&url=acao-conscientiza-sobre-descarte-de-lixo-em-areas-ribeirinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário