quarta-feira, 28 de novembro de 2018

16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Hoje, 23, cerca de 60 mulheres que trabalham como catadoras de materiais recicláveis participaram de uma ação do Grupo de Trabalho dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável n° 5 (GT ODS 5), que contempla questões relacionadas à igualdade de gênero. A atividade compõe a programação municipal dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, iniciado nacionalmente em 20 de novembro, dia Nacional da Consciência Negra, e finalizado no próximo dia 10 de dezembro, dia Universal dos Direitos Humanos.

Neste ano, o foco são as mulheres negras; as encarceradas; as vítimas de assédio; além das meninas submetidas ao casamento infantil. A campanha envolve palestras e debates com profissionais do gênero masculino, orientações para profissionais da rede de atendimento à mulher, para mulheres idosas e mobilizações com panfletagens sobre a Campanha do Laço Branco, de mobilização do homem pelo fim da violência.

A ação de hoje contou com orientações sobre higiene pessoal, violência doméstica, saúde bucal, em parceria com a Coife Odonto, serviços de beleza, com a Embeleze, testes rápidos de HIV e Sífilis, Preventivo do Câncer de Colo de Útero e muita animação com o grupo Cuiapitinga, além de sorteios de brindes.

“Pensamos nas catadoras porque a Semas tem atuado, em conjunto com empresas, focada na melhoria de vida dessas mulheres, e esse momento foi oportuno para promover conscientização sobre a realidade da violência doméstica e a garantia de serviços básicos de saúde”, afirmou Tânia Oliveira, Coordenadora de Políticas para as Mulheres, em Barcarena.

“Está sendo uma oportunidade maravilhosa ser trazida para fazer todos esses exames. Há muito tempo eu não fazia, por causa da falta de tempo”, contou a senhora Terezinha Magno, 60 anos.

A agenda dos 16 Dias de Ativismo segue. Confira:

26/11, às 14h, no auditório da Semas - Palestra mobilização do homem pelo fim da violência contra a mulher

28/11, às 9h, no auditório da Subprefeitura- Palestra mobilização do homem pelo fim da violência contra a mulher, para profissionais da secretaria de Planejamento.

29/11, às 8h, no Trevo da Alça Viária - Panfletagem sobre a mobilização pelo fim da violência contra a mulher para os usuários caminhoneiros do posto de gasolina, na Alça.

04/12, de 8h às 12h, no auditório da Semas - Palestra sobre a descontração do amor romântico no processo de empoderamento feminino para profissionais da rede de atendimento a mulher e convidados

06/12, às 7h, na Regaf - Palestra mobilização do homem pelo fim da violência contra a mulher (encerramento)

06/12, nos cinco Cras - Ação em alusão a Campanha Laço Branco (mobilização do homem pelo fim da violência contra a mulher), com usuários e comunidade.

Fonte: https://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=1052&url=16-dias-de-ativismo-pelo-fim-da-violencia-contra-as-mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário