terça-feira, 19 de novembro de 2019

PREFEITURA ENTREGA KITS PARA ATLETAS PARALÍMPICOS DE BARCARENA

PREFEITURA ENTREGA KITS PARA ATLETAS PARALÍMPICOS DE BARCARENA

Nesta quinta-feira (14), a prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou kits de uniformes para oito atletas de Barcarena que irão representar o Pará na Paralimpíada Escolar 2019, que ocorrerá em São Paulo, de 18 a 22 de novembro. "A gente apoia os atletas porque o esporte abre portas à juventude, além de inspirar muita gente a lutar por uma vida melhor. Cada aluno é motivo de orgulho ao nosso município", afirmou o prefeito Paulo Alcântara.

Entre os atletas, três já foram convocados para o Camping, que é um projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro, em que os alunos vivenciam a rotina de um atleta de alto rendimento e se preparam para representar o país em competições internacionais, com possibilidade de convocação para a Seleção Brasileira em suas respectivas modalidades.

Diante dos resultados positivos nos últimos campeonatos, a projeção nacional dos atletas de Barcarena tem sido cada vez maior. "O esporte paralímpico do município está em evidência no Brasil inteiro, tornando-se um diferencial no rendimento do Estado. Tenho certeza que vamos ter um representante nas paralimpíadas mundiais", garantiu a secretária de Educação, Ivana Ramos.

Aos 15 anos de idade, a atleta de natação Andressa Pinheiro, da escola Laurival Magno Cunha, na Vila dos Cabanos, vai para a quarta paralimpíada escolar consecutiva. Com o apoio da prefeitura, o sonho de integrar a Seleção Brasileira de Natação Paralímpica sub-18 se tornou realidade para jovem, que tem deficiência intelectual. "Acabei de voltar do treino e agora vou ficar em monitoramento constante pelos técnicos. Quando tiver vaga no sub-20, também vou disputar", disse animada.

Já a atleta Juliely Razec, de 13 anos, vai participar da Paralimpíada Escolar pela primeira vez, na modalidade de atletismo. "A ansiedade é grande. Eu não esperava, mas vou agarrar com força e dar o meu melhor para alcançar bons resultados", afirmou a aluna da escola Cônego Francisco Cravo, na comunidade do Laranjal, que também tem deficiência intelectual.

Os oito alunos convocados para a competição integram o Projeto Escolar Paralímpico, desenvolvido pela prefeitura de Barcarena. A iniciativa existe há mais de quinze anos e colabora para promover a inclusão e o empoderamento de alunos com deficiência, além de ajudar na revelação de novos talentos para o esporte no município.

PREFEITO DE BARCARENA FISCALIZA OBRAS E DIZ TODAS ESTÃO DENTRO DO PRAZO

PREFEITO FISCALIZA OBRAS E DIZ TODAS ESTÃO DENTRO DO PRAZO

O prefeito de Barcarena, Paulo Alcântara, acompanhado do deputado estadual Renato Ogawa e de um grupo de vereadores, visitou nesta segunda-feira (18), o canteiro de obras que estão em andamento no município. A comitiva esteve no Complexo Comercial, Praça da Criança, prédio da UFPA, na sede municipal, e na creche do bairro Renascer com Cristo, no distrito do Murucupi. "Não tem nenhuma obra atrasada", afirmou o prefeito.

Paulo disse que faz questão de convidar os "fiscais da lei" para ver de perto como o dinheiro da prefeitura está sendo aplicado nas obras. "É importante que seja fiscalizado", afirmou o gestor. Ele disse que a prefeitura tem pago corretamente os empreiteiros para que não haja interrupção no cronograma. "O que a gente quer é que até o final do nosso mandato todas essas obras estejam concluídas de acordo com o cronograma", reiterou Paulo. 

O deputado estadual Renato Ogawa agradeceu o convite do prefeito e considerou importante a visita. Ele disse que, dessa forma, é possível acompanhar se o trabalho está sendo feito corretamente. Mais do que isso, "que a gente possa ter a tranquilidade de que as coisas estejam saindo conforme o planejado", destacou o deputado. "Vê se a qualidade da obra está dentro daquilo que a gente espera", acrescentou o parlamentar. 

A fiscalização das obras da prefeitura de Barcarena tem sido uma rotina na gestão do prefeito Paulo Alcântara. Desde que assumiu o comando da gestão em setembro deste ano, essa foi a segunda vez que ele foi ao canteiro de obras do Complexo Comercial, na sede do município. Ele quer ter a certeza de que os recursos empregados estão sendo usados corretamente e se não haverá atrasos na entrega das obras, em respeito ao dinheiro do contribuinte.

PREFEITURA DE BARCARENA REÚNE AGRICULTORES EM OFICINA SOBRE PRODUTOS ORGÂNICOS

PREFEITURA REÚNE AGRICULTORES EM OFICINA SOBRE PRODUTOS ORGÂNICOS


Agricultores de Barcarena participaram nesta quinta-feira (14) de uma oficina sobre certificação participativa de produtos orgânicos, na sede da Cedab. O evento foi organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura (Semagri), com apoio da Universidade Federal do Pará, Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Cooperativa de Extração e Desenvolvimento Agrícola de Barcarena (Cedab), Associação Parque dos Aracuans e CNPq.

Cerca de 50 trabalhadores rurais trocaram experiências sobre o cultivo de produtos orgânicos, ou seja, sem o uso agrotóxicos. Também conhecidos como pesticidas ou defensivos agrícolas, os agrotóxicos são produtos químicos largamente utilizados no setor de produção agrícola para garantir a produtividade das lavouras, pois seu uso preserva as espécies cultivadas. Mas o uso deles sem controle pode representar riscos à saúde.

A oficina de Barcarena foi aberta pelo secretário de Agricultura do município, Paulo Ronildo. Ele saudou e agradeceu a presença dos participantes e destacou as ações da Semagri para promover o desenvolvimento da economia campesina, com destaque para produtos como o abacaxi e o açaí. Paulo Ronildo também agradeceu os parceiros da prefeitura no evento como os pesquisadores da Universidade Federal do Pará e o Sindicato dos Trabalhadores rurais.

Pela manhã, a Oficina de Certificação Participativa de Produtos Orgânicos de Barcarena contou com a palestra do professor Philippe Sablayrolles, da UFPA, que fez uma profunda explanação sobre o tema e tirou dúvidas dos agricultores a respeito das formas de plantio e de cultivo. À tarde, foi a vez de debater e encaminhar assuntos pertinentes à vida do homem no campo e, ao mesmo tempo, apontar perspectivas de novos trabalhos.

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

COMEÇAM AS DESPEDIDAS PARA VILAÇA EM BARCARENA

COMEÇAM AS DESPEDIDAS PARA VILAÇA EM BARCARENA

Será sepultado na tarde desta segunda-feira (9) o corpo do prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, que morreu neste domingo (8), vítima de um infarto, aos 65 anos. Ele estava em casa quando passou mal e não resistiu. O velório ocorre no ginásio municipal. Centenas de pessoas já passaram para prestar homenagens ao gestor que administrou a prefeitura de Barcarena desde 2013. 

O governador do Pará, Helder Barbalho, esteve presente no velório. Acompanhado do vice Lúcio Vale, Helder permaneceu cerca de 40 minutos no ginásio. Ele foi recebido pelo deputado estadual Renato Ogawa e pelo prefeito em exercício de Barcarena, Paulo Alcântara. O governador chegou, abraçou os integrantes da família Vilaça e conversou com amigos. Emocionado, Helder não falou com a imprensa.

Nesta segunda-feira, às 10h, será rezada a missa de corpo presente. Antes, do sepultamento, a partir de 14h, um cortejo vai percorrer algumas ruas da cidade entre a sede do município e a Vila dos Cabanos, onde os moradores devem prestar novas homenagens. A enterro no cemitério municipal está previsto para às 17h. 

REPERCUSSÃO - Várias autoridades do estado manifestaram pesar pela morte repentina do prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça. O governo do Pará divulgou nota logo cedo. Prefeitos de vários municípios paraenses também expressaram condolências. "É uma perda irreparável", disse o prefeito de Abaetetuba, Alcides Nunes, que participou do velório. "Era um amigo e parceiro", acrescentou. 

O prefeito em exercício de Barcarena, Paulo Alcântara, disse que aprendeu muito com Vilaça "Foi uma pessoa que me mostrou como é que se administra o dinheiro publico", disse Paulo. "Agira, temos uma enorme responsabilidade de cumprir o legado que ele nos deixou". O senador Zequinha Marinho, do mesmo partido de Vilaça, o PSC, que estava em Castelo dos Sonhos neste domingo, também divulgou nota. 

"Vilaça nos deixa num momento de tantas realizações por Barcarena. Sua marca de gestor e homem público ficará indelével em cada obra e cada conquista que em dois mandatos à frente da prefeitura municipal ele proporcionou ao povo que tanto amou", escreveu Zequinha. "O infarto fulminante que os levou do nosso convívio na madrugada deste domingo, não conseguirá apagar a sua marca de cidadão barcarenense que tanto fez por sua gente".

PREFEITO DE BARCARENA DEIXA UM GRANDE LEGADO PARA O MUNICÍPIO

PREFEITO DE BARCARENA DEIXA UM GRANDE LEGADO PARA O MUNICÍPIO



A morte do prefeito Antônio Carlos Vilaça foi recebida com tristeza pelos moradores de Barcarena, na manhã deste domingo (8). Aos 65 anos, ele teve um infarto em casa e não resistiu. Vilaça estava no segundo mandato de prefeito e, nos últimos anos, fez significativas transformações em uma das mais importantes cidades do Pará.

Antônio Carlos Vilaça venceu as eleições de outubro de 2012, com mais de 62% dos votos. Seu lema era fazer a mudança em Barcarena. Ele imprimiu um novo jeito de governar, fazendo com que a gestão fosse mais técnica, profissional e transparente. Para isso, teve de capacitar servidores e reorganizar a administração.

Vilaça era focado no planejamento e foi com muitos planos que ele conseguiu realizar obras importantes para Barcarena em áreas prioritárias como a saúde e educação. Em seis anos, revitalizou 73 escolas, colocando ar condicionado em todas, construiu outras 14 unidades de ensino, com alto padrão de qualidade.

Obras que foram paralisadas pela União foram assumidas pela gestão municipal e entregues pelo prefeito, como três creches para crianças entre 1 e 3 anos. Outras quatro estão sendo finalizadas e serão entregues ainda este ano. Nas inaugurações, Vilaça costumava dizer que o dinheiro público tinha que ser bem aplicado com transparência e responsabilidade.

Na saúde, Vilaça construiu e colocou para funcionar 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS), conquistando um feito histórico: Barcarena tem 100% de cobertura na ateção básica. Vilaça terminou a construção e equipou a UPA 24 horas, que, por sinal, está sendo ampliada por determinação do prefeito. Vilaça determinou também a construção do novo Hospital Municipal, em substituição ao antigo, na Vila dos Cabanos. Barcarena também vai receber no fim deste ano uma UBS Fluvial para atender as famílias ribeirinhas, por decisão de Vilaça.

O prefeito deixa Barcarena com vários canteiros de obras: um grande complexo esportivo sendo erguido na Vila dos Cabanos, a nova orla da praia do Sirituba, na Ilha Trambioca, o novo complexo comercial e a nova orla de Barcarena-Sede, novas escolas em construção, no Furo do Nazário, na ilha das Onças, no Arapari e no Jardim Cabano.

Mas não era somente de obras que Vilaça se preocupava. Ele tinha carinho especial por idosos e pelo bem-estar das famílias. Por isso, investiu na melhoria das instalações dos espaços cuidados pela Secretária de Assistência Social e pelos projetos de promoção humana. Exemplo disso foi a inauguração do abrigo para adolescentes em risco social.

Vilaça foi um dos poucos prefeitos do Brasil a implementar na gestão os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele entendeu que era possível fazer a diferença nos pequenos e grandes atos em favor de uma sociedade melhor, promovendo ações que diminuíssem as desigualdades entre as pessoas e que preservassem o meio ambiente. Hoje, Barcarena é referência nacional e internacional nos cumprimentos das ODSs.

PARCERIAS – Todas as obras feitas na gestão Vilaça não seriam concretizadas sem a ajuda de bons parceiros. Era o que o prefeito dizia sempre. Vilaça tinha apoio da Câmara Municipal, do deputado estadual Renato Ogawa, da bancada federal e do governo estadual para realizar os grandes empreendimentos. Gratidão era a palavra de ordem do gestor. Sempre dividiu o sucesso de suas ações com sua equipe de governo.

TRAJETÓRIA - Natural de Conselheiro Pena, cidade de Minas Gerais, Vilaça chegou a Barcarena há cerca de 30 anos. No município paraense, ele fez carreira empresarial e se destacou no setor de logística e engenharia, antes de ser prefeito em 2013. Ao assumir a prefeitura, disse que queria retribuir ao município todo o bem que recebeu na cidade. 

Homenagem do Historiador Luis Guimarães ao Prefeito Vilaça


História de um imigrante que se fez Barcarenense.
Na década de 80, milhares de pessoas das mais diversas partes do Brasil desembarcaram em Barcarena, com o sonho de fazer fortuna nas distantes terras da Amazônia. O desejo de trabalhar e voltar para suas origens talvez fosse o pensamento da grande maioria dos que aqui chegaram. Contudo, o destino e as possibilidades que a cidade oferecia, foi adiando por meses depois por anos esse retorno, até que muitos ao olharem para trás perceberam que o lugar de onde partiram já pouco restava além de lembranças de um passado distante. Mas a cidade que os acolheram sim, ali estavam depositadas a sua fortuna, feita de sonhos, amigos, negócios e família. Por isso o desejo de voltar já não mais preenchiam as suas intenções.
Essa história poderia ser a de muitos outros imigrantes que chegaram à Barcarena a partir de 1980. Porém, hoje ela se refere ao mineiro ANTONIO CARLOS VILAÇA, que depois de circular por várias cidades brasileiras, desembarcou em Barcarena em 6 de janeiro de 1989 e nesta cidade resolveu ficar. Se o negócio com o grande empreendimento industrial fora a sua porta de entrada, a cidade lhes mostrou outras possibilidades. Uma delas foi a inserção na vida pública. Foi ali que o mineiro de Conselheiro Pena, depois de anos, apostou seus outros idealismos. Desde 2013, depois de tentativas frustradas, Vilaça chegou à Prefeitura de Barcarena, sendo o primeiro “peão de trecho” a chegar ao governo Municipal, empreendendo um estilo próprio de fazer política.
Nas palavras do prefeito Vilaça, “Barcarena é uma cidade acolhedora e que por isso teria com ela imensa dívida. E, parte deste pagamento se fazia por meio de seu empenho no trabalho para o benefício da sociedade”.
Hoje cumpre lembrar, mesmo em tom de descontração, ao receber a comenda “Orgulho Cabano”, concedida pela Câmara Municipal no ano de 2017, na qual partilhamos tal mérito, recordo do seu desejo, como barcarenense adotivo, dizia: “eu já falei para a minha família, quando eu morrer eu quero que os meus restos mortais sejam enterrados em Barcarena”. Que seja feita a vossa vontade, ilustre barcarenense!




domingo, 8 de setembro de 2019

Homenagem do reportagem Carlos Baía ao prefeito Vilaça


Esteja em Paz Velho Amigo #Vilaça.

No dia 14/07/2019, ele completara seus 65 anos. Na oportunidade, fiz este vídeo em homenagem.

No vídeo, por ocasião que recebia na câmara o título de Cidadão Barcarenense. Ele mesmo, contou emocionado um pouco de sua história.

Que sua alma esteja nas mãos do autor da vida e, que esteja se encontrando com tantas outras pessoas que já foram antes de nós, principalmente, àquelas que ele ajudou aqui, até o último segundo da vida delas.

(Carlos Baía)

MUNICÍPIOS VERDES: BARCARENA ASSINA PACTO PELA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

MUNICÍPIOS VERDES: BARCARENA ASSINA PACTO PELA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, assinou o pacto pela sustentabilidade com o Programa Municípios Verdes (PMV), desenvolvido pelo Governo do Pará. A cerimônia ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 04, na sede da subprefeitura, localizada na Vila de São Francisco. O documento prevê, entre outras demandas, a intensificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), a regularização fundiária e o licenciamento das atividades produtivas. 

Para que as cidades paraenses recebam o selo de Município Verde, concedido às unidades que alcançam as metas do programa, o acordo estabelece uma série de compromissos, como o apoio à produção sustentável e a diminuição do desmatamento e das queimadas. A expectativa é que Barcarena receba a certificação até o fim deste ano. "Nossa gestão pensa o município a longo prazo. O pacto é mais uma importante ferramenta para intensificar as ações em defesa do meio ambiente", destacou o prefeito Vilaça, durante a assinatura do acordo.

Com a certificação do PMV, a cidade sustentável passa a ter prioridade na captação de recursos públicos e ganha mais competitividade no mercado econômico. "Assinamos o pacto pela primeira vez em 2013 e, hoje, estamos reafirmando nosso compromisso com o Programa Municípios Verdes. Em um cenário de discussões nacionais sobre sustentabilidade, Barcarena assume protagonismo na defesa dos bens naturais", afirmou Juliana Nobre, titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade).

Segundo Vivian Lameira, analista ambiental do Instituto Ágata, que gerencia o Programa Municípios Verdes, Barcarena dá um grande passo com a assinatura do pacto. "Esse momento atesta a responsabilidade da atual gestão com desenvolvimento sustentável. No acordo, criamos um grupo de trabalho, envolvendo setor público, empresas e sociedade civil, que vai discutir os desafios e soluções de sustentabilidade em Barcarena. O município só tem a ganhar", ressaltou.

A pactuação será de coordenada pela Semade, em parceria com outras pastas do município (Agricultura, Planejamento, Indústria e Comércio, etc) e organizações externas, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Associação dos Empresários de Barcarena, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).

Histórico - Lançado em 2011, o Programa Municípios Verdes (PMV) é uma iniciativa do Governo do Pará, desenvolvido em parceria com cidades, sociedade civil, setor privado, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério Público Federal (MPF). O PMV tem o objetivo de combater o desmatamento no Pará e fortalecer a produção rural sustentável.

PREFEITURA AFINA PREPARAÇÃO DO FESTIVAL DO ABACAXI 2019



Representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e secretários municipais se reuniram, nesta quarta-feira (4), com a coordenação do Festival do Abacaxi, para tratar dos últimos preparativos da programação do evento, que se iniciará neste final de semana na Vila do Conde. "Vamos ter várias equipes de trabalho", informou Bianca Vergolino, coordenadora do Festival.

Ações articuladas entre as secretarias, em parceria com órgãos de segurança pública, estão afinadas na preparação e organização do evento. Na reunião, realizada na subprefeitura, Vila São Francisco, a coordenação apresentou todo o esquema de funcionamento e acesso para os locais das atividades do Festival do Abacaxi. Ao longo de setembro, haverá atrações nos finais de semana. Mas os dias mais esperados são os das atrações nacionais.

Nos dias 27, 28 e 29, no estádio municipal, o Festival deve viver seus melhores momentos em termos de público, já que a entrada será gratuita e o espaço é bem amplo. O estádio foi dividido para garantir um grande evento: dois portões de entradas, duas saídas de emergência, boxes para venda de comidas e bebidos, área para equipes de saúde e segurança. Tudo foi bem planejado.

ESTACIONAMENTO – A coordenação do Festival do Abacaxi informou que não haverá espaço específico para estacionamento de carros. Os condutores devem estacionar nas ruas do entorno do estádio. A Polícia Militar informou que os donos de carros não são obrigados a pagar para flanelinhas e orientou que sejam feitas denúncias em casos de abusos. A ação policial, nesse caso, será rigorosa, inclusive com prisão. O Conselho Tutelar também vai atuar no controle de acesso ao estádio e só permitirá a entrada ao local de shows dos menores acompanhados dos pais ou responsáveis.

VILA DO CONDE - Os moradores da Vila do Conde já podem se preparar para uma mega programação no primeiro fim de semana do Circuito Cultural do Abacaxi, que ocorrerá na Praça Matriz da comunidade. Neste sábado (7), a partir de 17h, haverá apresentação do DJ Eloy, do Grupo Flor de Mortiguras, da Banda JB e Cia e da cantora Jéssica Costa e Banda.

Já no domingo (8), a partir do mesmo horário, a programação contará com shows do DJ Eloy, do teatro infantil (Águas de São Francisco): a turminha do macaco cheira-cheira, do Grupo Remanso e das bandas SPD e Forró dos Tops. Além disso, as candidatas ao concurso de Rainha do Abacaxi 2019 serão apresentados ao público no Circuito Cultural do Conde.

Ao longo do fim de semana, a prefeitura de Barcarena, por meio de atividade integrada das secretarias de Agricultura, Assistência Social, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Trabalho e Emprego e Turismo, vai oferecer serviços gratuitos ao público, incluindo ações de conscientização ambiental, exposição de trabalhos educativos e degustação e venda de abacaxi.

Triste noticia: falecimento do Prefeito Vilaça de Barcarena


Barcarena perde o excelentíssimo Prefeito Antonio Carlos Vilaça, vítima de um infarto nesta madrugada do dia 08/09/2019. Que Deus conforte a família e toda Barcarena


domingo, 10 de março de 2019

Moradores denunciam vazamento de caulim em rio de Barcarena

Moradores afirmam que possível vazamento foi causado por uma tubulação da empresa que beneficia o caulim em Barcarena — Foto: Reprodução

Moradores da comunidade Vila dos Cabanos, em Barcarena, nordeste do Pará, denunciaram um vazamento de caulim, minério usado na produção de papel, no rio Dendê. Segundo a população, o vazamento foi descoberto na manhã desta sexta-feira (8). Eles afirmam que o material foi despejado por uma tubulação da empresa Imerys, que beneficia o caulim da região. Em nota, a empresa nega o vazamento.
De acordo com Jorge Negrão, auxiliar portuário que mora a cerca de 100 metros do rio, a água do córrego está branca. Segundo ele o rio vem sendo contaminada gradativamente desde a última semana.
“A cor da água vem mudando a cada dia. Hoje eu fiquei sabendo que é um tubo da empresa, que desce por baixo do bairro industrial, que está vazando. Inclusive, ontem tinha técnicos da empresa no local”.
Em nota, a Imerys informou que não houve nenhuma ocorrência em suas operações em Barcarena. Não há nenhuma relação entre as atividades da empresa e as imagens divulgadas. De qualquer maneira, a Imerys comunicou às autoridades de meio ambiente sobre a denúncia e, voluntariamente, solicitou uma visita de técnicos da SEMAS e da SEMAD à planta industrial para assegurar a normalidade das atividades na empresa.
Segundo moradores, a água está mudando de cor há uma semana — Foto: Reprodução

Fonte: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2019/03/08/moradores-denunciam-vazamento-de-caulim-em-rio-de-barcarena-interior-do-para.ghtml

PREFEITURA ARRECADA CERCA DE 800KG DE RECICLÁVEIS NO CARNABARCARENA

PREFEITURA ARRECADA CERCA DE 800KG DE RECICLÁVEIS NO CARNABARCARENA


O Carnabarcarena 2019 também contribuiu com o meio ambiente. Nos cinco dias de folia foram coletados um total de 787 kg de materiais recicláveis, sendo 295 kg de plásticos e 492 kg de alumínio. A ação integrada das secretarias de Meio Ambiente e Assistência Social, fez parte do Programa Sustentar Barcarena, iniciativa da Hydro, em parceria com a Prefeitura Municipal.

O programa é um suporte à gestão de resíduos sólidos de Barcarena, que inclui a destinação adequada dos materiais recicláveis para uma futura Unidade de Triagem e a inserção socioprodutiva de catadores, com apoio da educação ambiental,

A prefeitura de Barcarena agradece a população que colaborou com a destinação adequada dos recicláveis e com a geração de renda para os agentes ambientais, que nesta quinta-feira prestaram contas da atividade no carnaval.

Fonte: https://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=1144&url=prefeitura-arrecada-cerca-de-800kg-de-reciclveis-no-carnabarcarena

PREFEITURA COMEMORA O CARNABARCARENA 2019

PREFEITURA COMEMORA O CARNABARCARENA 2019

A prefeitura de Barcarena encerrou nesta terça-feira (5) a programação de Carnaval 2019, com shows de artistas da terra, na orla da cidade, após cinco dias de muita festa iniciada na praia do Caripi. Para o governo, o Carnabarcarena foi um sucesso.

O prefeito Antônio Carlos Vilaça participou dos eventos e considerou que a programação foi positiva porque conseguiu agregar vários públicos, incluindo famílias que levaram filhos pequenos para curtir as atrações locais e nacionais. 

O Carnabarcarena começou na sexta-feira (1), na praia do Caripi, com show de Nayara Azevedo. Sucesso de público. Sábado foi a vez de Reinaldinho da Bahia agitar a galera praiana. No domingo, o tecnobrega da banda Fruto Sensual animou a festa.

Nos três dias de folia no balneário da Vila dos Cabanos o público se divertiu com tranquilidade e alegria, mesmo com as chuvas da noite. Segunda e Terça de Carnaval, a folia tomou conta de Barcarena-Sede. O show de Lucas Lucco atraiu milhares de fãs.

A orla da cidade também ouviu o som dos artistas locais. O último dia teve como atrações as bandas New Batidão, Essência Marques e Filhos do Mestre. A mistura de ritmos agradou o público que aproveitou a festa da melhor maneira. 

Em meio a folia, a prefeitura de Barcarena integrou várias secretarias municipais para levar serviços aos foliões. Servidores da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, por exemplo, organizaram os espaços dos vendedores ambulantes no Caripi e Barcarena-sede

Um especial esquema de segurança garantiu uma programação segura nas áreas de shows. A prefeitura atuou em parcerias com as polícias Civil e Militar. Seguranças particulares também deram apoio.

Campanhas educativas também se destacaram no meio da folia. A Secretaria de Assistência Social fez campanha de conscientização sobre o respeito aos direitos das pessoas, principalmente de crianças e mulheres. Já a Secretaria de Meio Ambiente esteve presente com agentes ambientais que fizeram a coleta de material recicláveis no evento.

Fonte: https://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=1143&url=prefeitura-comemora-o-carnabarcarena-2019

PISCINA AQUECIDA REFORÇA SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO EM BARCARENA

PISCINA AQUECIDA REFORÇA SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO EM BARCARENA


A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusb), colocou em funcionamento, desde o início deste ano, a piscina aquecida do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER), na Vila dos Cabanos. 

Adaptada para pessoas com deficiência, a piscina possui 10,3 metros de comprimento, 5,3 metros de largura e 1,5 metros de profundidade. No local, são atendidas demandas de fisioterapia ortopédica (coluna e joelho) e fisioterapia neurológica (lesão medular e acidente vascular cerebral). 

De acordo com Maysa Dias, coordenadora do CER, os serviços de reabilitação na piscina há muito tempo eram solicitados pelos pacientes de Barcarena, que antes precisavam se deslocar até a capital paraense para realizar as sessões de hidroterapia. “A prefeitura não mediu esforços para implantar esse atendimento aqui no município, pois facilita a vida dos moradores. Aos pacientes com dificuldade de locomoção, nós disponibilizamos um veículo para buscar e deixar em casa”, afirma.

A dona de casa Zildeth Chaves, que sofre de artrose no quadril e estava há mais de um ano com dores e dificuldade de locomoção, foi uma das primeiras pacientes do espaço. Após dez sessões de fisioterapia na piscina aquecida, os resultados apareceram. “Estava quase imobilizada, precisava de ajuda pra levantar e deitar, pra tudo. É quase inacreditável a diferença que eu sinto no meu corpo. Hoje, com os exercícios, sou outra pessoa”, comemora. 

Para a secretária de Saúde do município, Eugênia Teles, o novo método reforça o processo de reabilitação em Barcarena. “Com a utilização da piscina, nós ampliamos a oferta de serviços de reabilitação e também aumentamos a quantidade de pacientes atendidos no município, fortalecendo a saúde e o bem-estar dos moradores”, destaca. 

Espaço – Localizado na Vila dos Cabanos, o Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER) presta serviços gratuitos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Neuropediatria. Integra a média complexidade da Semusb e abraça as causas da Atenção Básica, com ênfase no trabalho preventivo e informativo. Para ter acesso aos serviços do CER, os pacientes devem ir à Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência. O Encaminhamento é feito pela UBS.

Fonte: https://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=1145&url=piscina-aquecida-refora-servios-de-reabilitao-em-barcarena

MARÇO LILÁS: CAMPANHA VAI QUADRUPLICAR REALIZAÇÃO DE EXAMES PREVENTIVOS

MARÇO LILÁS: CAMPANHA VAI QUADRUPLICAR REALIZAÇÃO DE EXAMES PREVENTIVOS

Ao longo deste mês, ocorrem atividades de conscientização sobre o combate ao câncer do colo do útero no país inteiro. Em consonância com o calendário do Ministério da Saúde, a prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusb), também irá realizar diversas ações para marcar o ‘Março Lilás’ no município. 

Diante disso, a prefeitura lançou, nesta sexta-feira (01), no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em Barcarena-Sede, a edição 2019 da campanha ‘Em Busca de Marias', que há três anos alcança as mulheres nos lugares mais longínquos de Barcarena para realização de exames preventivos do colo do útero e de mama. 

8 DE MARÇO: PREFEITURA APOSTA NO EMPODERAMENTO FEMININO

8 DE MARÇO: PREFEITURA APOSTA NO EMPODERAMENTO FEMININO

A Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, órgão responsável pelo fortalecimento de políticas públicas para as mulheres, reuniu mulheres do campo, da cidade, artesãs e beneficiárias do projeto Barca Flor, neste 8 de março, para uma maratona de serviços médicos, odontológicos, terapêuticos ocupacional, psicológico e de embelezamento, na sede da Coordenadoria. Paralelamente a coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres, Tânia Oliveira, esteve na Câmara Municipal, para levar informações sobre as diversas formas de violências, os direitos garantidos e a rede de proteção municipal, à todas as servidoras da casa legislativa.

O órgão destinado às mulheres, funciona desde 2014, é ligado à secretaria municipal de Assistência Social e cumpre uma vasta agenda, durante todo ano, de palestras, ações e elaboração de projetos sobre o empoderamento feminino e a conscientização da população sobre o tema. “Observamos um aumento muito grande de feminicídio no nosso estado. Em 2017, foram 29 casos, em 2018 54, segundo uma pesquisa do Fórum de Segurança pública. Então, a nossa preocupação é entender porque isso está acontecendo e cuidar dessas mulheres, prevenindo casos assim”, comentou Tânia Oliveira.

“Me chamou a atenção a informação sobre novas leis, consequentes da Lei Maria da Penha. Esse é um assunto polêmico, mas muito importante. Muitas mulheres ainda sofrem violência por falta de conhecimento. Precisamos aprender e ser multiplicadoras”, comentou Francimeire Batista, 42 anos, servidora da Câmara.

Por conta dos dados alarmantes em todo o país, a procura pelo serviço de amparo às mulheres vítimas de violências, aumentou e a prefeitura de Barcarena tem trabalhado estrategicamente nessa luta, desde 2013, com elaboração de projetos e importantes implantações, como a própria coordenadoria, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher – Deam e também do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, órgãos importantes no combate, defesa e proteção de mulheres.

O ciclo de palestra e ações segue mais intensamente este mês, com rodas de conversa sobre a Lei Maria da Penha, palestras sobre motivação e adoecimento no trabalho, capacitação sobre notificação compulsória, discriminação racial, serviços de saúde, assistência social, beleza, entre outros, em empresas privadas e rede pública.

Fonte: https://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=1146&url=8-de-maro-prefeitura-aposta-no-empoderamento-feminino

sábado, 5 de janeiro de 2019

SEMDUR DIVULGA AÇÕES NA ILHA TRAMBIOCA

SEMDUR DIVULGA AÇÕES NA ILHA TRAMBIOCA


A Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano de Barcarena (Semdur) divulgou nesta quinta-feira (27) que está pronto o novo trapiche da comunidade Guariju, na Ilha Trambioca. Os ribeirinhos de lá estavam sem a estrutura de madeira. Agora o ponto de embarque e desembarque foi totalmente recuperado para garantir melhor acesso aos moradores. 

O secretário da Semdur, Ruy Cabral, informou que a obra “vai facilitar o acesso à comunidade, bem como o escoamento da produção”. Cabral destacou ainda que o serviço feito pela Semdur vai ajudar no acesso dos estudantes e deve trazer mais “qualidade de vida”, às pessoas. Além do Guariju, o trapiche da comunidade Guajará da Costa também foi recuperado pela prefeitura.

Ao longo do ano, a Secretaria de Infraestrutura de Barcarena realizou diversos serviços e obras na Trambioca, desde a recuperação asfáltica nos pontos mais críticos até na orla das praias, como é o caso da comunidade de Sirituba, que em breve vai ganhar um muro de arrimo. A estrutura está sendo construída com recursos do município e emenda do deputado estadual Renato Ogawa.

A Semdur divulgou nesta quinta-feira fotos atualizadas da construção da nova orla do Sirituba, que está em andamento. “Como Barcarena mudou de cara, de imagem, de infraestrutura. Isso é um marco, um sonho realizado”, comentou a secretária-adjunta de Assistência Social Odete Pantoja. “A melhor gestão, muito orgulho”, também opinou a secretária de Meio Ambiente Juliana Nobre.

Fonte: https://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=1073&url=semdur-divulga-acoes-na-ilha-trambioca