sábado, 25 de fevereiro de 2017

JUIZ FEDERAL FARÁ INSPEÇÃO EM BARCARENA, ONDE MORRERAM 5 MIL BOIS


O juiz federal Arthur Pinheiro Chaves, da 9ª Vara, especializada no julgamento de ações de natureza ambiental, estará pessoalmente no município de Barcarena no dia 2 de março, uma quinta-feira, às 9h. A visita do magistrado, tecnicamente chamada de inspeção judicial, é necessária para que ele possa julgar o processo que apura supostos danos ambientais na região, em decorrência do naufrágio do navio de bandeira libanesa Haidar. O acidente, ocorrido no Porto de Vila do Conde, em outubro de 2015, causou a morte de quase 5 mil bois.

Para a inspeção, foram intimados representantes da União, Ministério Público (Federal e do Estado) e Defensoria Pública do Estado do Pará. Também foram intimados os representantes da Companhia Docas do Pará (CDP), Norte Trading Operadora Portuária Ltda., Global Agência Marítima Ltda. EPP e Minerva S/A Shipping. A Secretaria da 9ª Vara informou que a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos, está prestando assistência técnica ao Juízo e também participará também da inspeção judicial.

A 9ª Vara informou que, apesar da portaria do TRF1, que suspendeu o expediente interno e externo e dos prazos processuais na Seção Judiciária do Pará, no período de a 01 a 03 de março, não há qualquer prejuízo à realização da inspeção judicial no dia 2 de março, uma vez que todas as partes foram cientificadas sobre o ato, com confirmação/ratificação sobre a sua realização pelo Juízo, conforme consta nos autos.

No dia 15 de fevereiro do ano passado, o juiz Arthur Chaves decretou em decisão liminar a indisponibilidade dos bens da CDP e das empresas Husein Sleiman e Tamara Shipping, proprietárias do navio e determinou que fosse apresentado um plano de ação para o resgate do navio Haidar. Também ordenou que fossem indicados os meios para resgatar as carcaças dos animais que ainda se encontram no interior da embarcação, além das que foram provisoriamente enterradas em Barcarena.

Na decisão liminar (veja aqui a íntegra), o magistrado avaliou que o ilícito ambiental já fora consumado, na medida em que os autos apresentam uma grande quantidade de elementos descritivos das conseqüências danosas do naufrágio e da morte das reses para o meio ambiente e para a população que reside nas áreas mais diretamente atingidas.

 Navio se encontra no mesmo local onde afundou
"Nesse passo, conquanto já realizada a retirada do óleo transportado pela embarcação, conforme noticiado na inicial, não há dúvidas de que permanecem as questões relativas aos danos causados ao meio ambiente pelo óleo derramado, bem como a indefinição quanto ao método de retirada das carcaças dos animais mortos ainda presas ao interior do navio e sua correta destinação", escreve o juiz.

Arthur Chaves criticou ainda o que chamou de "despreparo e inércia dos responsáveis em gerir adequadamente os desdobramentos do sinistro", o que ficou evidenciado, segundo ele, nos autos da ação cautelar que precedeu a ação civil pública por meio dos sucessivos relatórios de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), bem como por nota informativa emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que atestou a ausência de um plano de contingência para acidentes do tipo por parte da CDP, além de deficiências na apresentação de proposta técnica viável para solução da questão.

No início de junho de 2016, o juiz federal da 9ª Vara recebeu as visitas do vice-almirante Alipio Jorge Rodrigues da Silva, comandante do 4ª Distrito Naval, e do capitão de mar e guerra Aristides de Carvalho Neto, capitão dos Portos da Amazônia Oriental, que colocaram a Marinha à disposição do Juízo, para qualquer auxílio técnico que se faça necessário.

---------------------------------------------------
Processo nº 35481-71.2015.4.01.3900 – 9ª Vara (Belém)
Processo nº 28538-38.2015.4.01.3900 – 9ª Vara (Belém)

Fonte: Ver-o-Fato

Assaltos suspendem aulas na escola Machado em Barcarena

Assaltos suspendem aulas em escola de Barcarena (Foto: Joni Vieira)
As aulas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Maria Machado, no município de Barcarena, região nordeste do Pará, estão suspensas, desde ontem até a próxima quinta-feira (2). A decisão partiu da própria direção da escola devido aos constantes roubos ocorridos dentro do prédio e que têm prejudicado funcionários e estudantes. 
Até então os assaltantes estavam roubando alguns objetos de valor da escola, como computadores, televisões, entre outros. Mas, ultimamente, os alunos e funcionários do estabelecimento também ficaram na mira dos criminosos. O mais recente assalto ocorreu na manhã de ontem. Foi a 3ª ocorrência em menos de uma semana. Os professores pedem a ajuda dos pais e alunos da escola para fazerem um movimento em frente à sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Belém.
“Há muito tempo estamos sofrendo assaltos constantes, mas agora está insustentável”, declarou Ana Cecília, diretora da escola, à Rádio Clube do Pará. Os roubos ocorreram nos dias 22, 23 e ontem, quando assaltaram um vigia e um aluno. “Decidimos paralisar tudo. Estamos pedindo ajuda do poder público. Já pedimos ajuda para a Seduc, para vários órgãos e até agora pouca coisa tem sido feita na nossa escola.” 
SITUAÇÃO
A situação é tão crítica que, de uns tempos para cá, os estudantes passaram a mudar seus hábitos no trajeto entre suas casas e a escola. “Recomendamos aos alunos virem e saírem em grupos por causa dos assaltos nos arredores da escola. Constantemente são roubados. Até tênis estão roubando”, relatou.
Ela informou que, na próxima quinta-feira, haverá uma reunião na escola com os professores e funcionários de outras escolas estaduais de Barcarena para discutirem uma forma de cobrar, em conjunto, que as autoridades proporcionem uma segurança mais efetiva no entorno das escolas, visando evitar novos assaltos e afastar também o risco de uma evasão escolar. O DIÁRIO não conseguiu contato, por telefone, na noite de ontem, com a Secretaria de Estado de Educação. Mandou e-mail, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. Também entrou em contato com a Polícia Militar (PM) do Pará, porém não teve resposta.

Fonte: DOL

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Banpará triplica número de agências no Marajó com inauguração em Cachoeira do Arari





A agência registrada no Banco Central como 110 do Banco do Estado do Pará (Banpará) representa o avanço no atendimento prestado pela instituição à população do município de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó. Até a manhã desta sexta-feira, 24, a cidade contava com um posto de atendimento bancário e com o banco postal dos Correios e uma Casa Lotérica. Agora, a população tem à disposição a estrutura completa de um banco.
O governador Simão Jatene participou da cerimônia de inauguração. “O banco tem uma multiplicidade de funções e de papéis no município. Não é apenas uma ferramenta de dinamização da economia, é uma ferramenta para superar a pobreza e melhorar as condições sociais”, destacou Simão Jatene ao lembrar que está é a nona agência na Ilha do Marajó. “Nós triplicamos a quantidade de agências Banpará no Arquipélago do Marajó. Até 2010 eram apenas três”, revelou o governador. Simão Jatene também afirmou que é "graças ao dinheiro dos impostos pagos pelo cidadão que o governo faz as obras”.
Para o prefeito de Cachoeira do Arari, Jaime Barbosa, a chegada da agência Banpará é um divisor de águas na história do município. “Tenho absoluta certeza que essa inauguração é um marco na vida do munícipe de Cachoeira, pela fundamental importância que essa agência tem para o nosso desenvolvimento. Essa agência vai ser a maior ferramenta de progresso do nosso município”, destacou o gestor municipal.
A inauguração da agência atraiu vários moradores que foram conferir de perto a novidade. Dona Selma Gomes aprovou as instalações do Banpará no município e já planeja se tornar cliente do banco. “Isso é um sonho para os moradores daqui de Cachoeira do Arari. O nosso sacrifício de ir para outro município para resolver problemas de banco, acabou. Vou abrir minha conta hoje mesmo”, garantiu a dona de casa.
Já Nazaré Lopes e José Nunes têm duplo motivo para comemorar a chegada da agência Banpará, localizada na Rua 7 de Setembro. É que o armarinho deles, o Lojão da 7, fica bem em frente da instituição financeira. “O movimento no banco vai melhorar o movimento na nossa loja”, comemora Nazaré.
Para seu José, a chegada da agência bancária é sinônimo de melhoria na economia local. “Com um banco aqui a gente consegue fazer tudo e não precisa mais se deslocar para Salvaterra e Soure. Com essa facilidade as pessoas também passam a gastar o dinheiro aqui e isso fortalece a economia local”, defende o microempresário José Nunes, ao lembrar a dificuldade de realizar ações simples, como depositar dinheiro na conta. “A lotérica tem um valor limitado para depósito. A gente tinha que dividir o valor e ir depositando por dia. Um trabalho sem tamanho. Sem falar na fila”, contou.
Antônio Albuquerque vai comandar a agência de Cachoeira do Arari, depois de passar pelas agências de Salvaterra e Soure. Nascido em Belém, mas criado em terras marajoaras, o gerente comemora a oportunidade de trabalhar na cidade de seus avós. “Quando eu fiz o concurso para entrar no Banpará eu fiz para vir trabalhar no Marajó. Meu sonho era trabalhar aqui em Cachoeira e agora isso se torna realidade”.
Funcionário do banco há pouco mais de quatro anos, Antônio Albuquerque observa o quanto o Banpará cresceu nesse período. “O crescimento não foi apenas em número de agências, mas em desenvolvimento tecnológico. O investimento nessa área permite que o Banpará amplie as suas atividades e serviços, se igualando a bancos nacionais”, revela.
Um balanço geral do crescimento do banco estadual expõe o avanço da presença da instituição em todo o Estado, num cenário onde, recentemente, grandes instituições financeiras fecharam agências para reduzir custos e investir em outras frentes de atendimento. Com a agência de Cachoeira do Arari, o Banpará contabiliza 110 agências – até 2010 eram 42 - em 94 municípios paraenses, além dos 31 postos em todo o território estadual, representando um crescimento de 150% em seis anos.
Esta é a terceira inauguração realizada em 2017, antes foram inaugurados um posto de atendimento no Palácio do Governo e o Banpará Digital, no Shopping Boulevard. Este último é uma grande inovação, por se tratar de um ambiente totalmente digital. As próximas agências a serem inauguradas são as de Aurora do Pará, Augusto Corrêa e São Félix do Xingu. A meta do Banpará é ter uma agência em todos os municípios paraenses até o final de 2019.
Por Dani Filgueiras

Fonte: AGENCIAPARA

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

UFPA divulga lista de aprovados em segunda chamada pelo Sisu- 29 para Abaete

Candidatos da UFPA consultam listão do vestibular 2017 (Foto: Thais Rezende / G1 Pará)

A Universidade Federal do Pará divulgou nesta quarta-feira (22) o edital de segunda chamada para os calouros que se inscreveram através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e não foram aprovados na primeira convocação. De acordo com a instituição, 823 vagas de cursos que não tiveram a lotação preenchida agora serão ofertadas para novos estudantes que estavam na lista de espera. Veja a lista dos aprovados

Os calouros aprovados na repescagem precisam fazer habilitação ao vínculo institucional até o dia 2 de março. Para isso é preciso comparecer no local e hora indicados no edital com os documentos necessários, ou perderá a vaga.

A maior parte dos novos 823 estudantes da UFPA deverá preencher vagas na Região Metropolitana de Belém, onde 491 novos alunos foram chamados, mas os campi do interior também terão novos aprovados: o campus com mais convocados foi o de Altamira, com 64 calouros; em seguida, vem Castanhal, com 58 alunos. Bragança e Cametá empataram com 44 novos alunos. A UFPA de Abaetetuba terá 29 novos alunos, enquanto que a de Breves terá 28. Entre o restante, 17 são de Soure, 12 de Salinópolis, 36 de Tucuruí e 43 estudaram no Campus de Ananindeua.

Serviço: Candidatos que tiverem dúvidas sobre a segunda chamada podem entrar em contato com a UFPA pelo telefone 32017158 e pelo e-mail do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC), que é ciac@ufpa.br.


Fonte: G1PA

Passageiro cai de barco próximo à Barcarena

Passageiro cai de barco próximo à Barcarena (Foto: Via Whatsapp)

Um homem, ainda não identificado, jogou-se de uma embarcação em direção ao rio na noite desta quarta-feira (22), no Furo do Arrozal, próximo à Vila do Conde em Barcarena. A ocorrência foi encaminhada para o Centro Integrado de Operações (CIOP).
As informações sobre o que teria acontecido ainda são imprecisas. Segundo parte das testemunhas, o passageiro teria se jogado em direção à água sem colete salva vidas e sem motivo aparente por volta das 21h. Outro grupo afirma que o homem teria passado mal e caído acidentalmente.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e está tentando contato com a família do homem. A Polícia Militar disponibilizou uma lancha para dar início às buscas ainda nesta noite.
De acordo com a Major Vivian, do Corpo de Bombeiros, a equipe de resgate terá dificuldade nas buscas devido à falta de iluminação no local. “As buscas noturnas são sempre mais difíceis, mas não podemos esperar, a lancha da PM já foi acionada. As pessoas que estavam no barco dizem que ele se jogou, estamos investigando”, informou.

Fonte: DOL

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Casa Imerys é inaugurada em Ipixuna do Pará


Espaço levará cursos de capacitação e atividades gratuitas de inclusão digital, esporte, artesanato e atendimento odontológico

O município de Ipixuna do Pará celebra a chegada da Casa Imerys, inaugurada esta semana na comunidade de Aparecida. O espaço oferecerá cursos de capacitação e atividades gratuitas de inclusão digital, esporte, artesanato e atendimento odontológico com o Sorriso Saudável. O projeto social é conduzido pela Imerys, que opera no município duas minas de caulim.

O motorista Marivaldo Cunha, da comunidade Santa Maria do Bacuri, prestigiou a inauguração e avaliou a iniciativa de forma positiva para as comunidades no entorno do empreendimento da mineradora. “Esse é um grande benefício paras nossas comunidades, não só Aparecida, mas para Cajueiro, Santo Antônio, Oliveira, Santa Maria, Maracaxi, entre outras. A empresa veio somar para que as comunidades tenham crescimento e para que as famílias tenham uma esperança de um futuro melhor para seus filhos, já que traz cursos de capacitação”, observou.

O artesão Pedro Lima, conhecido em Ipixuna como Pedro Pará, ficou bastante emocionado com o projeto. “É uma ação muito especial. Não tenho palavras para agradecer todos os que cooperaram com esse presente. Como o artesanato está dentro de mim e a Casa Imerys vai promover cursos na área, eu me coloco à disposição para contribuir com o repasse de conhecimento, especialmente produção de materiais que utilizam madeira, argila, gesso”, disse animado.

O Secretário de Assistência Social de Ipixuna, Demócrito Borges, está com boas expectativas. “É um empreendimento novo no município e temos certeza de que vai ajudar muito as nossas comunidades. Tenho certeza de que a população será muito bem atendida. O projeto fará a diferença e mudará a vida das pessoas. A empresa está de parabéns pela iniciativa, que será de muito sucesso”, afirmou.

Essa é a terceira Casa Imerys no Pará. As outras duas unidades estão situadas em Barcarena, sede da planta de beneficiamento. "Buscamos a sustentabilidade das comunidades próximas às operações daempresa oferecendo oportunidades gratuitas de educação, saúde, qualidade de vida e cursos que incentivam a geração de renda local. A Casa Imerys confirma o comprometimento da empresa com as comunidades e é um investimento social voltado ao crescimento de todos”, destacou Juliana Carvalho, coordenadora de Comunicação & Relações com a Comunidade da mineradora.

Com cinco anos de existência no Pará, Juliana Carvalho ressaltou que o projeto se consolida como uma das maiores iniciativas na área de responsabilidade social e é referência em sustentabilidade, sendo reconhecido com o Prêmio Socioambiental Chico Mendes 2016, na categoria Ação e Cases de Natureza Socioambiental, e com o Selo Verde Chico Mendes.

Fonte: temple.com.br

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Barcarena e Abaetetuba receberão novos concursados bombeiros

Formar novos soldados e oficiais do Corpo de Bombeiros Militar é o objetivo dos cursos de formação de praças e de oficiais, ministrados no Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (Iesp). Atualmente, 287 praças estão em treinamento junto com 30 cadetes. Eles ingressaram mediante aprovação no último concurso público da corporação, lançado no ano passado.
Os futuros soldados ingressaram no curso de formação de praças, com carga horária de 900 horas; os cadetes, que futuramente serão oficiais, ingressaram no curso de formação de oficiais, e se tornarão bacharéis em risco coletivo. Neste caso, os candidatos devem ter nível médio para ingressar no curso, que tem duração de três anos e carga horária de 4,6 mil horas. A chancela de ensino superior concedida aos cadetes é do próprio Iesp.
Os cursos contam com disciplinas específicas e generalistas, teóricas e práticas, de cunho militarista e humanista. Os praças estarão prontos para o exercício das funções a partir do dia 7 de setembro deste ano, quando se formam. "A formação de praças compreende disciplinas que abordam a operacionalização de missões urbanas e florestais e salvamento aquático, terrestre e em altura, por exemplo”, explica o major Helton Morais, responsável pelo Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização do Iesp.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a formação de oficiais garante a qualidade da futura gestão da corporação, com formação geral sobre conceitos militares e humanistas, sempre de maneira teórica e prática, para que a sociedade seja servida da melhor forma possível.
O curso de adaptação de oficiais é específico para oficiais que ingressaram já com nível superior. Atualmente, o Corpo de Bombeiros tem no quadro complementar as formações de engenharia elétrica, hidráulica e mecânica, respectivamente; arquitetura; psicologia; tecnologia da informação e direito. Na área da saúde, o quadro tem medicina e odontologia.
O Corpo de Bombeiros conta hoje com 309 oficiais e 2.569 praças, totalizando o efetivo de 2.878 membros, que, com os novos concursados, será elevado para 3.184 bombeiros. A distribuição das vagas para fins de lotação após a conclusão do curso será feita conforme a demanda da Região Metropolitana de Belém, que comporta, neste caso, Breves e Salvaterra. No interior do Estado, as cidades contempladas serão Abaetetuba, Moju, Castanhal, Salinópolis, São Miguel do Guamá, Altamira, Canaã dos Carajás, Marabá, Itaituba, Santarém, Barcarena, Cametá, Tailândia, Bragança, Capanema, Paragominas, Vigia, Redenção e Tucuruí.
“É fundamental que haja mais um concurso para praças e oficiais do Corpo de Bombeiros, pois segundo nosso estudo institucional estratégico, em 2021 cerca de 600 bombeiros, mais ou menos 25% do nosso efetivo, entrarão na reserva, ou seja, deixarão de atuar. O contingente precisará ser reposto na mesma intensidade”, explica o comandante geral da corporação, Zanelli Nascimento.
Apesar de o efetivo ainda não ser o ideal, já apresentou crescimento considerável, o que tem rendido maior abrangência de serviço. “Em 2008, estávamos com 30 Unidades Bombeiro Militar em 17 municípios, e em 2017 alcançamos 38 em 25 municípios. Dessa forma conseguimos atender mais pessoas em uma área maior. Com o crescimento do efetivo, esta área pode ser aumentada”, diz o comandante.
Por Sérgio Moraes

Fonte: AGENCIAPARÁ

Banpará inaugura em Belém Espaço Conceito e consolida o atendimento digital

O Banco do Estado do Pará (Banpará) vai inaugurar na manhã desta quarta-feira (15), às 10 h, no Boulevard Shopping, em Belém, seu Espaço Conceito, totalmente adaptado para o atendimento digital. A inauguração contará com a palestra “Inovação: a criatividade na era digital”, ministrada pelo jornalista Marcelo Tas, no Cinépolis, às 09 h, para convidados. O horário de funcionamento da agência será das 10 às 22 h, o mesmo do shopping.
“O Banpará sentiu a necessidade de se adequar às novas tendências do mercado financeiro. Hoje em dia as pessoas querem agilidade. Com essa adequação, os clientes poderão fazer várias operações inovadoras”, explicou Augusto Costa, presidente da instituição bancária.
Ele destacou que cada detalhe da agência foi idealizado para atender todas as necessidades dos clientes. “Um ponto importante é que o espaço segue as tendências mundiais de segurança e privacidade. Toda sua tecnologia e arquitetura foram pensadas para preservar os clientes e suas transações, tanto físicas quanto digitais. Pensamos na comodidade, mas sem esquecer a segurança e a privacidade”, informou.
Vantagens - O espaço contará com duas maquinas In Lobby Teller (ILT), tecnologia inédita no Brasil, que representa um novo modelo de atendimento para o setor bancário. Com os ILTs, o cliente pode optar por usar a máquina sem ou com interação de um operador do Banpará. A máquina é equipada com scanner para leitura de documentos, dispensador de moedas, dispensador de cédulas e espaço para depósito de cheques.
Podem ser feitos depósitos mistos em moedas e cédulas, utilizando os dispensadores específicos. A máquina permite o pagamento de contas utilizando cédulas e moedas (como no caso de um boleto no valor de R$ 52,35). A máquina também passa troco no pagamento de contas. O equipamento efetua a troca de moedas por cédulas, e vice-versa, sem necessidade de envelope.
Já no caso de cheques, mesmo os preenchidos manualmente são colocados em um local específico, no qual a máquina faz a leitura dos dados e o depósito. O crédito em conta obedece ao prazo normal de compensação bancária.  
Além das máquinas ILT, o Espaço Conceito é equipado com duas máquinas de autoatendimento, que recebem depósito em cédula da mesma forma que as ILTs, com crédito imediato em conta corrente, e também imprimem cheques e cartões do banco.
No caso dos cartões, trata-se de uma importante funcionalidade. Hoje os clientes do Banpará precisam ir à agência de origem retirar os cartões de crédito e débito. Com o Espaço Conceito, o cliente de qualquer agência poderá retirar o cartão nas máquinas.
Atendimento personalizado - O espaço também oferece duas salas de atendimento assistido, equipadas com aparelhos de videoconferência, mesa e cadeiras, dotadas de isolamento acústico e visual. Nas salas, o cliente terá atendimento personalizado, exatamente como se estivesse em uma agência conversando com um gerente de conta.
Para os clientes que ainda não se sentirem confortáveis para usar as novas máquinas, o espaço contará com três caixas eletrônicos convencionais. Inicialmente, atendentes auxiliarão os clientes na utilização das máquinas e novas instalações.

Augusto Costa, presidente da instituição bancária



Por Sérgio Moraes

Fonte: AGENCIAPARA

Helder oficializa R$ 42 milhões em equipamentos - Barcarena ganhará uma caminhão de lixo


As cidades serão contempladas com 140 equipamentos, sendo 86 unidades de caminhões coletores de lixo, 14 lanchas e mais 40 caçambas

Pelo menos 96 municípios paraenses serão contemplados com 140 equipamentos, sendo 86 unidades de caminhões coletores de lixo, 14 lanchas e mais 40 caçambas que vão atender de variadas formas as necessidades de 4,6 milhões de pessoas. Fruto de uma emenda aprovada por unanimidade pela bancada paraense na Câmara Federal, em 2016, o investimento estimado em R$ 42 milhões foi liberado mediante uma parceria com o Governo Federal, garantido pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e foi oficializado na última sexta-feira, em uma cerimônia, no auditório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
O evento reuniu, ainda, o representante do Pará no Senado Federal, o senador Jader Barbalho. Também compareceram deputados estaduais e 11 deputados federais da bancada, como Elcione Barbalho (PMDB), Simone Morgado (PMDB), Edmilson Rodrigues (Psol), Éder Mauro (PSD), Beto Faro (PT), entre outros nomes.
Segundo o ministro, o número de cidades beneficiadas representa 66% dos municípios paraenses e mais de 50% da população do Estado. “Isso demonstra que é possível, sim, com união em favor do Pará, construir um Estado melhor, levando serviços públicos para os municípios”, pontua.
O prefeito de Bragança, Raimundo Oliveira (PSDB) falou da importância deste tipo de maquinário, sobretudo, para a área de agricultura e vicinais da cidade. “Tudo que vem para o município é bem-vindo. Bragança foi agraciada com dois caminhões de lixo e duas caçambas. Se Deus quiser vem mais, porque vamos continuar trabalhando”, afirma.
“É uma grande honra receber este caminhão coletor de lixo e só tenho agradecer a toda bancada paraense e ao ministro Helder que hoje dá o exemplo de que enxerga o Pará de outra forma, sem olhar para bandeira partidária e sim para a população”, disse o prefeito de Mãe do Rio, José Villeigagnon Rabelo (PSDB).

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Bloco carnavalesco agita os foliões em Barcarena



Concentração foi na Praça da Bíblia. (Foto: Divulgação.)

As ruas do centro de Barcarena, nordeste do Pará, foram tomadas pelo arrastão do Bloco dos Amigos neste domingo (12). Este ano, o bloco anima os brincantes com o tema "De índio, negro e louco, todo mundo tem um pouco", para alertar as pessoas sobre o preconceito.

"Temos que aprender a respeitar as diferenças", disse Carliane Ziriguidun, passista e rainha da bateria do bloco. Da concentração, na Praça da Bíblia, o bloco percorreu as ruas do centro de Barcarena em direção ao ginásio municipal.

Chuva não desanimou a bateria do bloco. (Foto: Divulgação)

Nem mesmo a chuva desanimou os foliões no segundo desfile do bloco antes do Carnaval. "Faça sol ou faça chuva, nós vamos sair", disse Pedro de Moura, presidente da associação que promove o Bloco dos Amigos.

Pelo caminho, o cortejo foi aumentado em número de participantes. A Polícia Militar as acompanhou de perto o desfile, como medida de segurança. Agentes do Departamento Municipal de Trânsito também trabalharam para garantir a organização nas ruas.

Fonte: G1PA

Suspeitos de Latrocinio contra Dário são presos em Barcarena



A Polícia Militar de Barcarena prendeu na tarde de hoje os Suspeitos do Assassinato de Dário Cardoso Cruz de 32 anos.
Dois Suspeitos foram capturado pelas Gus vtrs 1406, 1407 comandado pelo SGTs: Renato e Sandim, e estiveram presentes na operação o CBs Amaral e Rogerio. 
Os dois são suspeitos de terem Assassinado cruelmente Dário. O crime abalou a cidade de Barcarena por a vítima se tratar de uma pessoa de boa índole e de muitos amigos e pela maneira de como o crime foi praticado, o corpo da vítima foi encontrado em um antigo Balneário (Balneário da Karol) no Ramal do AMA próximo à Colônia do CDI zona rural do município, o corpo apresentava mais de 20 perfurações possivelmente de faca.
Os acusados do crime foram identificados como SAMUEL ROCHA LIRA de (19 anos) que foi o autor do crime, e contou com a participação do menor J.S. SILVA de 16 anos de idade.
Depois de algumas informações e uma boa investigação da PMPA chegaram aos acusados de terem cometido o LATROCÍNIO, crime ocorrido na última quinta-feira (09) os dois foram conduzidos à Depol para os procedimentos cabíveis.

Fonte: PMPA

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Acidente terrível entre dois carros




Segundo poster no youtube, Dois carros se chocaram em uma estrada movimentada que interligam Barcarena e belém.


Fonte: Youtube

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Comunidades de Barcarena irão à justiça contra empresa de alumínio Hydro


Empresa é acusada de crime ambiental; MP já solicitou ao governo paraense fornecimento de água limpa às comunidades


Em direção à Barcarena a lancha percorre o rio Guamá. Margeado por uma mata densa é a palmeira do açaí que se destaca, mas os cachos vazios sinalizam a entressafra, época de pouca produção do fruto e alta no preço do líquido mais requisitado na mesa do paraense. 
Algumas cenas exibem disputa: igrejas evangélicas e católicas concorrem pela fé dos moradores da beira do rio, os ribeirinhos. Ao longo da travessia a paisagem vai mostrando o modo de vida do amazônida: casas feitas de madeira, canoa e rede atada na margem do rio. Saindo do rio Guamá, a lancha vira à esquerda e entra no rio Carapijó, assim explicou o comandante da lancha. Os rios são as ruas da região. 
Muitas famílias ribeirinhas vivem da pesca e da roça. São moradores ancestrais daquelas beiradas. Sem o título da posse da terra para comprovar que são donos daquele pedaço de chão ficam vulneráveis para serem expulsos. São vários os relatos de famílias expropriadas do local onde nasceram, criaram seus filhos, enterraram seus parentes. Comunidades que passam a não existir mais. A viagem até Barcarena se encerra no porto São Francisco. Desembarcando, ouvimos a história das famílias da comunidade de Jesus de Nazaré, que sem papel, não possuem mais uma comunidade como morada.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Escolas estaduais de Abaetetuba recebem projeto de prevenção às drogas


A partir do dia 15 de fevereiro, o Núcleo Regional Tocantins da Defensoria Pública, em Abaetetuba, levará a 14 escolas estaduais da região um projeto de prevenção e combate às drogas. O objetivo é unir esforços por meio da parceria entre as instituições e desenvolver um trabalho preventivo que inclui palestras, exibição de vídeos e rodas de conversas com adolescentes da rede estadual de ensino.
De acordo com o defensor público Flávio Ferreira, o projeto surgiu da necessidade de por em prática um trabalho mais efetivo que promova a discussão e o combate às drogas no município de Abaetetuba. “É uma ação voltada, principalmente, às escolas estaduais, onde os índices referentes a este problema vem se acentuando de forma mais contundente”, justificou.
Segundo a pedagoga do Núcleo, Emiko Alves, a Polícia Militar já desenvolve ações nas escolas municipais baseadas no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e contará com o apoio da Polícia Civil para chegar também às escolas estaduais. “A Defensoria Pública vem somar esforços no enfrentamento ao uso de drogas, atuando em parceria com as Polícias Civil e Militar no intuito de fazer um trabalho educativo e efetivo”, comentou.
Emiko Alves destacou que o objetivo é esclarecer os adolescentes sobre os malefícios das drogas e mostrar as implicações legais do uso e/ou venda de entorpecentes. “O objetivo é minimizar o índice de atos infracionais decorrentes da dependência química das drogas e diminuir a violência no município”, afirmou.
O projeto será executado pelo defensor público Flávio Ferreira, com o apoio do delegado Rodrigo Leão e do tenente coronel Franklin Roosevelt. A apresentação será no auditório da delegacia da Polícia Civil em Abaetetuba, onde será divulgado o cronograma de visita às escolas estaduais.
 Por Gerlando Klinger
Fonte:Agência Pará

Quatro pessoas seguem internadas após onda de mortes em Abaetetuba


Quatro pessoas seguem internadas no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, após serem baleadas durante uma onda de assassinatos que deixou cinco mortos no município de Abaetetuba, no nordeste do Pará, na última terça-feira (7). Uma equipe da Divisão de Homicídios de Belém vai investigar o caso com os policiais civis do município.

Segundo a Polícia Civil, os crimes foram registrados entre 21h30 e 23h25 em diferentes bairros do município, mas não é possível afirmar a existência de ligação destes crimes com a morte de um policial militar registrada por volta de 19h no município.

Horas depois da morte do policial, nove pessoas foram baleadas em diferentes bairros do município de Abaetetuba. Três vítimas morreram no local do crime: Leonel Correa Santos, Meick Cardoso Silva e Luís Carlos Oliveira de Lima. Duas vítimas foram socorridas, mas morreram no hospital: Gleydson Diego Nery Silveira e Reinaldo Quaresma Silva.

Outras quatro vítimas feridas continuam internadas no HMUE. Segundo a Polícia Civil, um homem está em estado grave no centro cirúrgico, outro na Emergência e as outras duas pessoas, um homem e uma mulher, seguem internados no setor de pronto atendimento da unidade.

Entenda o caso
O cabo da PM Sérgio Augusto de Miranda Margalho estava de folga e morreu dentro de casa com um tiro nas costas. Ainda de acordo com a polícia, o principal suspeito do crime é um sobrinho da vítima, que seria usuário de drogas e teria cometido o crime após ter sido repreendido pelo tio.

Após o crime, o suspeito fugiu com a moto do policial e também teria levado a arma dele, um revólver 38 que não foi mais encontrado na residência. A versão foi confirmada por quatro testemunhas que prestaram depoimento à Polícia Civil, ainda na terça-feira.


Fonte: G1PA

corpo de jovem encontrado na localidade CDI em Barcarena



OCORRÊNCIA 2 CIA:
Que por volta das 15:45h foi informado via funcional que haveria um corpo no Ramal do Ama próximo ao CDI, as VTR's 1401 e 1407 deslocaram para o local e foi constatado o fato. O corpo de um homem de aproximadamente 30 anos com várias perfurações pelo corpo provocadas aparentemente por instrumento perfuro-cortante e desconhecido dos moradores da localidade. Conforme informações de populares foram ouvidos vários disparos na noite de ontem e muitos gritos no local más só hoje o corpo foi encontrado, permanecendo no local aguardando remoção pelo IML. Segundo comentários o corpo se trata de Dário Cardoso Cruz, morador da imobiliaria, ex-funcionário da Yamada. Aguardando melhores informações.



Foto: policia


Pará terá R$ 1,472 bilhão em recursos do FNO em 2017


Secretaria de Fundos Regionais do Ministério da Integração Nacional começa em março projeto itinerante em prefeituras

O Ministério da Integração Nacional reservou R$ 1,472 bilhão para promover para investimentos no desenvolvimento e implantação de empresas no estado do Pará ao longo deste ano. Esses recursos virão do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). O fundo está disponível para micro e pequenos empreendedores, agricultores familiares, pequenas, médias e também grandes empresas que queiram se instalar ou ampliar suas atividades em solo paraense.
Para agilizar a concretização desses projetos, o ministério vai promover a aproximação da Secretaria de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais com as prefeituras do Pará e empresas que tenham interesses em investir por aqui. E isso começará já no mês que vem, quando técnicos do ministério iniciam uma série de eventos itinerantes pelos estados da Região Norte, com foco especial no Pará. O objetivo é mostrar a  empreendedores como acessar as linhas de crédito do Banco da Amazônia (BASA).

Alubar apresenta cabos de cobre em Paragominas


                                                                               
A diversificação dos negócios está levando a Alubar Metais e Cabos, em Barcarena, a explorar novos nichos de mercado, entre eles o da construção civil. Na próxima terça-feira (14), a empresa realizará em Paragominas o 2º Workshop Alubar Coopertec com objetivo de apresentar a linha de cabos de cobre. O primeiro ocorreu em Belém com os clientes da loja Centro Elétrico.

O workshop, que tem a parceria da Pregão Materiais de Construção, será uma oportunidade para que empresários e eletricistas do município conheçam o portfólio de cabos de cobre que vem sendo amplamente utilizados em instalações prediais. Entre as inovações que serão apresentadas estão os produtos que emitem baixa quantidade de fumaça, gases tóxicos e corrosivos.

No setor da construção civil, a Alubar vislumbra clientes, como asprincipais construtoras e revendas de material elétrico, que se preocupam com a qualidade do produto e com a relação custo/benefício. “Além de mostrar a qualidade de nossos produtos ao vivo, vamos fortalecer a marca na região”, acredita Eder Alfaia, coordenador de vendas da Alubar. 

Fonte: Temple

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Cinco assassinatos após morte de PM em Abaetetuba

Cinco assassinatos após morte de PM em Abaetetuba (Foto: via Whatsapp)

Cinco pessoas foram mortas com sinais de execução, e outras quatro foram baleadas mas sobreviveram, no município de Abaetetuba, no nordeste paraense, na noite da última terça-feira (8). Os crimes aconteceram horas após o assassinato do policial militar Sérgio Augusto Miranda Margalho, 55 anos.
Os crimes foram registrados entre 21h30 e 23h25 em diferentes bairros do município e, segundo testemunhas, os autores dos disparos seriam de três e quatro homens encapuzados em motocicletas.
As vítimas da chacina foram identificadas como: Leonel Correa Santos, de apelido Bezorão; Meick Cardoso Silva, de apelido "Milk Shake"; Luís Carlos Oliveira de Lima, de apelido "Buck"; Gleydson Diego Nery Silveira; e Reinaldo Quaresma Silva, de apelido "Rei.
Além dos cinco mortos, outras quatro pessoas foram baleadas, mas sobreviveram e estão internadas no Hospital Metropolitano de Belém. Os pacientes são: Gracilda Nunes Farias, João Cláudio Correa Macedo, Valter Soares Carvalho e Vagner Monteiro da Silva.
MORTE DO POLICIAL
De acordo com informações da Polícia Civil, o cabo da PM Sérgio Augusto de Miranda Margalho estava de folga e morreu dentro de casa com um tiro nas costas supostamente disparado pelo próprio sobrinho, identificado como Leone Margalho Filho.
O motivo do crime seria porque o policial chamou a atenção do sobrinho pelo fato de o suspeito ser usuário de drogas. Após o homicídio, o assassino fugiu levando a moto do policial e, possivelmente, também levando a arma da vítima, um revólver 38, já que ela não foi encontrada na casa.
Quatro testemunhas foram ouvidas em depoimento, durante a noite dessa terça-feira (7), por policiais civis de Abaetetuba, e confirmaram essa versão, apontando o nome do suspeito.
Ainda de acordo com a polícia, uma equipe da Divisão de Homicídios de Belém foi deslocada para o município para assumir as investigações e se integrar aos policiais civis de Abaetetuba.
A corporação declara, por fim, que “é precitado afirmar a existência de ligação entre os crimes e a morte de um policial militar registrada por volta de 19 horas no município”.
O clima é considerado tenso entre os moradores de Abaetetuba, que temem novos assassinatos na região.
(Com informações de Vieira Filho)

Operação termina com dois mortos e cinco presos em Abaetetuba

Operação termina com dois mortos e cinco presos (Foto: Polícia Militar)
Uma operação em conjunto envolvendo as polícias Civil e Militar terminou com o saldo de dois mortos, cinco presos e vários artigos de procedência do crime apreendidos no município de Abaetetuba, no nordeste paraense.
Com o intuito de desarticular uma quadrilha, os policiais foram até o bairro Cristo Redentor cumprir mandados de busca por volta das 14h. Segundo a polícia, ao chegar no local, foram recebidos a tiros por criminosos. Durante o tiroteio, Diego Pinheiro, 27, e Josivaldo dos Santos, 25, foram atingidos e mortos.
Foram presas também 5 pessoas e apreendido um adolescente que estavam no local, os quais foram conduzidas para a Delegacia.
Com os delinquentes foram apreendidos 1 submetralhadora MT 12 A; calibre 9mm; 1 escopeta calibre 12 de repetição; 2 pistolas Taurus cal 380; 3 porções de oxi, 1 porção de cocaína e R$ 284,00 em espécie, bem como vários objetos provenientes de crimes, que também foram apresentados a Depol local, para os procedimentos legais.