sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

PREFEITURA INICIA 2018 COM A AMPLIAÇÃO E REFORMA DE 16 ESCOLAS

PREFEITURA INICIA 2018 COM A AMPLIAÇÃO E REFORMA DE 16 ESCOLAS

A Prefeitura de Barcarena vai iniciar 2018 com obras de ampliação e reforma de 16 escolas municipais nas ilhas e área rural. Mais de 6 milhões de reais serão investidos na execução dos projetos, que terão previsão de 120 dias para serem concluídos. É a prefeitura possibilitando mais infraestrutura e ensino de qualidade para as comunidades.

Na manhã desta terça-feira (26) foi realizada a licitação, na modalidade concorrência e espécie menor preço, para o desempenho dos serviços de engenharia das 16 escolas, sendo sete com trapiche. Desse total, 10 serão reformadas em localidades como Arapari, rio Araguaia e comunidade Jacarequara, e seis serão ampliadas nas ilhas e na zona rural. A verba inicialmente destinada pela prefeitura é de R$ 6,2 milhões, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Semdur).

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

PREFEITURA QUER IMPLANTAR NÚCLEO DA UFPA EM BARCARENA

PREFEITURA QUER IMPLANTAR NÚCLEO DA UFPA EM BARCARENA

A assinatura de um convênio para a implantação de um núcleo da Universidade Federal do Pará em Barcarena foi debatida nesta terça-feira (19) entre o prefeito Antônio Carlos Vilaça, o vice-prefeito Paulo Alcântara e representantes da UFPA. Além de investir na educação superior, a meta é ofertar vagas para o curso de Engenharia Industrial no processo seletivo do próximo ano, com início das turmas em 2019.

Segundo o vice-reitor da UFPA, professor Gilmar Silva, a tentativa de implantar um polo em Barcarena já conta cerca de 30 anos: “Hoje tivemos a oportunidade de começar esse diálogo. Como a UFPA, o prefeito também tem uma leitura de que a Universidade tem um papel estratégico porque vai envolver a juventude do município e vai poder produzir mais emprego e renda para a comunidade”. De acordo com o professor Gilmar, há, ainda, a possibilidade de implantar também o curso de Engenharia Civil.

Para o vice-prefeito Paulo Alcântara, a primeira conversa foi bastante positiva. “Tenho certeza absoluta de que isso será muito importante para o nosso município e marcará o governo do prefeito Vilaça com a implantação desses cursos aqui e, futuramente, de um polo da Universidade Federal do Pará dentro de Barcarena”.

Para o prefeito Antônio Carlos Vilaça a expectativa é a melhor possível. “Barcarena é um município forte que tem capacidade e potencial e está aí mais um potencial a trazer. Há 30 anos é o anseio da nossa população, dos nossos jovens, e se é bom para Barcarena, para os nossos jovens e para o futuro da nossa cidade, tudo o que o governo municipal tiver condições de investir, nós vamos fazer para trazer um polo da Universidade Federal. Para mim seria uma alegria imensa poder trazer mais esse bem para o nosso povo”, avaliou.

Também participaram da reunião o coordenador geral do campus de Abaetetuba, professor Sebastião Cordeiro, e a diretora da Faculdade de Engenharia Industrial do campus de Abaetetuba, professora Ana Áurea Barreto Maia.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=506&url=prefeitura-quer-implantar-nucleo-da-ufpa-em-barcarena

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

PREFEITURA DE BARCARENA INICIA MATRÍCULA 2018 NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO



O período para matrícula na rede municipal de ensino de Barcarena para o ano letivo de 2018 já começou. São diversas datas ofertadas pela Secretaria de Educação e Desenvolvimento Social (Semed) de acordo com as etapas e modalidades de ensino das 109 escolas. O período iniciou para os alunos das escolas do campo no dia 27 de novembro com os técnicos do setor de Estatística da Semed indo até as escolas para o procedimento. O prazo vai até 6 de fevereiro.

“Estamos muito felizes e aguardamos nossos 23 mil alunos, que é o número existente hoje na nossa rede, e também estamos com capacidade para atender alunos novos que queiram ingressar na rede municipal”, disse a secretária Ivana Ramos.

Para as matrículas da creche, da pré-escola e do ensino fundamental é necessária a presença dos pais ou responsáveis para fazer a matrícula. A secretária esclarece que a matrícula na creche é direcionada aos alunos que possuem mães que trabalham: “O objetivo da nossa creche é atender as mães que trabalham. Para isso, é preciso haver comprovação de que a mãe tem vínculo empregatício através da carteira de trabalho ou de uma declaração do empregador, pois esse documento será exigido no ato da matrícula, além da certidão de nascimento e foto 3x4 do aluno novo”.

PREFEITURA ENTREGA NESTA SEXTA HOSPITAL WANDICK GUTIERREZ



Nesta sexta-feira(15) às 9 horas, a Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria de Saúde (Semusb), entrega à população o hospital Wandick Gutierrez, antiga Unidade Mista de Saúde. O nome é uma homenagem ao ex-prefeito de Barcarena, falecido este ano. O espaço passou por uma ampla reforma das dependências nos últimos quatro meses, o que possibilitou o aumento do número de leitos e a contratação de mais profissionais de saúde.

De acordo com a Secretária de Saúde Eugênia Teles, a unidade foi entregue ao município no ano de 2002 pelo Estado, com a municipalização da saúde. “Toda a estrutura foi revitalizada. Construímos mais duas enfermarias, uma recepção adequada, e ampliamos o número de leitos de 30 para 45”, enfatizou a Secretária. A parte de internação do hospital passou a ter dois médicos, mesmo número para a urgência e emergência”, explicou.

Com a revitalização, o Hospital Wandick Gutierrez é entregue pela Prefeitura à população todo climatizado, com serviços de urgência e emergência 24 horas para adultos e crianças, além de internação para adultos. Para a internação de crianças, a secretária ressalta que há o Hospital Municipal Dr. Afonso Neves, na Vila dos Cabanos, onde existe pediatra 24 horas.

“O que mais nos motivou a realizar a revitalização e ter um novo olhar sobre esse hospital é porque a população de Barcarena cresceu muito e a necessidade de leitos para internação estava cada vez maior. O próprio nome Unidade Mista é um modelo ultrapassado dentro dos parâmetros do Ministério da Saúde”, diz Eugênia Teles. A lei que criou o novo nome do hospital foi sancionada pelo prefeito Antônio Carlos Vilaça, após aprovação pela Câmara Municipal de Vereadores.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=499&url=prefeitura-entrega-nesta-sexta-hospital-wandick-gutierrez

População protesta contra danos causados pela Hydro e interdita acesso a Barcarena


(Foto: Via WhatsApp)


Desde o início da manhã desta quinta-feira (14), moradores de diversas comunidades interditaram a rodovia da integração PA-481, em próximo ao posto Caeté e também o trecho conhecido como "Trevo do Peteca", bloqueando assim a entrada e saída de Barcarena, nordeste paraense. Eles protestam contra as bacias de rejeito químico da Hydro e paralisaram todas as vias de acesso à cidade.

Segundo um morador, a cidade está "só poluição e desemprego", o que contraria as propagandas da empresa Hydro, que destacam avanços econômicos e sociais. O cenário idílico apresentado pela Hydro está longe de existir de fato, principalmente para algumas comunidades que ficam próximas às plantas industriais da Alunorte e Albrás, de propriedade da empresa norueguesa.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

SAÚDE DE BARCARENA PODE TER RECURSOS AMPLIADOS

SAÚDE DE BARCARENA PODE TER RECURSOS AMPLIADOS

Em janeiro de 2018, 11 equipes de saúde da família – sendo seis desses também de saúde bucal – de Barcarena, vão ser avaliadas no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), programa do Ministério da Saúde que visa incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O método, lançado em 2011, eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que apresentarem melhora no padrão de qualidade no atendimento.

Barcarena fez a adesão ao programa em 2016, a fim de que os representantes do Ministério da Saúde venham avaliar a estrutura da Saúde no município. “Se o município tiver boas notas, o recurso recebido hoje pode ser triplicado”, diz Cleise Jane Coelho Gomes, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusb).

Gestão transparente de Barcarena recebe prêmio do TCM

Gestão transparente de Barcarena recebe prêmio do TCM

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, recebeu na manhã desta segunda-feira (11) o Selo Verde Gestor Transparente 2017 e o troféu do Prêmio Sebrae Gestor Transparente por ter cumprido 100% do Termo de Ajustamento de Gestão - TAG da Transparência 2017.

O prêmio foi concedido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), a 85 prefeitos e 60 presidentes de câmaras municipais. A solenidade foi realizada no auditório do TCM. A Câmara Municipal de Barcarena tambémestava entre as premiadas.

Os TAGs (Termos de Ajustamento de Gestão) foram assinados por prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais, com vistas ao cumprimento das exigências da Lei de Acesso à Informação (LAI) e da Lei Complementar n.º 131/09. Ao fazer a consolidação dos dados, o Tribunal verificou que houve um avanço no cumprimento da LAI, pois dos 144 municípios paraenses, 85 prefeituras e 60 câmaras municipais conseguiram cumprir 100% do TAG da Transparência.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

MERENDEIRAS SÃO EDUCADORAS ALIMENTARES

MERENDEIRAS SÃO EDUCADORAS ALIMENTARES

Pense numa pessoa que gosta de cozinhar! É a Sônia. Não é à toa que ela trabalha como merendeira de escola em Barcarena há 12 anos. Já passou por quatro unidades de ensino e atualmente está na creche Tia Benta, no bairro Jardim Cabano, onde quase 300 crianças estão matriculadas em dois turnos. Sônia e outra ajudante preparam a refeição dos alunos do turno da manhã. “A gente trabalha com amor”, disse Sônia, enquanto cortava laranjas para o lanche do dia.

A rotina das merendeiras começa cedo e segue procedimentos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), que é responsável pelo alimento servido aos alunos. Na creche do Jardim Cabano, Sônia encara a tarefa com grande responsabilidade. “Trabalhar para as crianças tem que ter muito cuidado”, afirmou. Ela e a ajudante Maria José Carvalho executam os afazeres do dia num ambiente limpo e organizado, onde os alimentos ficam bem armazenados.

No ato de preparação dos alimentos, a toca na cabeça e o avental não podem faltar. Além de manter a higiene, as merendeiras cuidam para que todo o processo de elaboração do cardápio seja realizado com sucesso e o resultado seja uma refeição ou lanche gostoso e saudável para os alunos. “As crianças adoram nossa merenda”, disse Sônia. “Eu me sinto muito bem quando as crianças dizem que a merenda estava gostosa”, completou a merendeira.

CARTILHA - As orientações sobre o preparo da merenda escolar estão na Cartilha de Capacitação das Merendeiras, elaborada por Alice Sobrinho e Jéssica Santos, nutricionistas lotadas na Semed, que será distribuída para cada escola do município. O conteúdo do livreto apresenta o papel das merendeiras, dicas para o planejamento e execução do cardápio, reaproveitamento e armazenamento de alimentos, controle de qualidade e higiene.

Barcarena tem mais de 100 merendeiras escolares em atividade. São no mínimo duas em cada unidade de ensino administrada pela Secretaria de Educação. “A merendeira pode ser capacitada para ser uma excelente educadora alimentar”, diz a cartilha elaborada pelas nutricionistas. Na creche Jardim Cabano, “a nossa alimentação é de qualidade e saudável”, disse Sandra Costa, diretora da Tia Benta. Tão boa que “as crianças ficam esperando a sobremesa”.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=485&url=merendeiras-sao-educadoras-alimentares

TRABALHADORES RECEBEM CERTIFICAÇÃO ESCOLAR

TRABALHADORES RECEBEM CERTIFICAÇÃO ESCOLAR

Mais de 100 trabalhadores de Barcarena receberam, nesta quinta-feira (7), certificados de conclusão do ensino fundamental e médio, durante cerimônia no auditório da Secretaria de Municipal de Educação, que contou com a presença do prefeito Antônio Carlos Vilaça e do deputado estadual Renato Ogawa. Os certificados foram emitidos por meio do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja), da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

A certificação dos trabalhadores foi possível graças à parceria da Secretaria de Trabalho e Emprego de Barcarena com o Ceeja/Seduc para garantir o certificado de conclusão do ensino fundamental e média a pessoas maiores de 26 anos que ainda não tinham concluído os estudos. A falta de certificação é um dos impedimentos para o ingresso no mercado de trabalho. “Eles (os recrutadores das grandes empresas) cortam pela escolaridade”, disse o secretário de Planejamento do município, Jacobson Estumano.

O prefeito Antônio Carlos Vilaça parabenizou os concluintes e incentivou os trabalhadores a seguir em frente. Ele disse também que é dever do poder público dar oportunidade de acesso à formação para que as pessoas consigam melhorar de vida. “A obrigação para a capacitação é do gestor. Desejo a maior sorte do mundo para cada um de vocês”, disse Vilaça, ao falar ainda que as ações em seu governo são obtidas com sucesso porque o governo age com planejamento.

O deputado estadual Renato Ogawa parabenizou o grupo de formandos e também desejou boa sorte a todos. “Espero que esse seja mais uma porta aberta para o ingresso nas empresas. E que isso se reflita na melhoria da qualidade de vida das famílias barcarenenses”, disse o deputado. Renato disse também que a parceria com o Estado é benéfica quando são em favor do povo.

NOVIDADE – A secretária de Trabalho e Emprego de Barcarena, Alexceia Ferreira, disse que a partir de 2018 Barcarena terá um núcleo do Ceeja no município, o que vai garantir maior certificação aos trabalhadores, porque os interessados passarão a realizar as provas de certificação na própria cidade, sem precisar de deslocamento para o município de Abaetetuba como era feito antes.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=488&url=trabalhadores-recebem-certificacao-escolar

PREFEITURA DE BARCARENA HOMENAGEIA ATLETAS PARALÍMPICOS

PREFEITURA HOMENAGEIA ATLETAS PARALÍMPICOS

Uma carreata pelas ruas de Barcarena, nesta quinta-feira (7) fez parte das homenagens aos 13 atletas paralímpicos do município que conquistaram medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2017 em São Paulo. Conduzidos em uma viatura do Corpo de Bombeiros, os estudantes desfilaram da sede da Secretaria Municipal de Educação até o Espaço Vip, onde foram recepcionados pelo prefeito da cidade, Antônio Carlos Vilaça, e outras autoridades.

A recepção aos atletas foi festiva, com entrega de presentes e palavras de agradecimento. “Vocês são um exemplo de vida. Foram lá (em São Paulo) e fizeram bonito”, disse o prefeito, durante uma cerimônia informal organizada pela Secretaria de Educação de Barcarena. Vilaça agradeceu o trabalho e a dedicação da equipe da Semed que acompanhou os alunos do município à Paralimpíada, incluindo a secretária de Educação Ivana Ramos.

Emocionado com a homenagem aos atletas paralímpicos de Barcarena, o deputado estadual Renato Ogawa destacou o trabalho da prefeitura na área da educação e falou sobre as parcerias que o município faz para obter bons resultados. Ele também ressaltou o papel da família para apoiar as iniciativas que garantam o bom desenvolvimento dos alunos especiais. Ogawa fez um elogio especial ao trabalho do prefeito Antônio Carlos Vilaça e à atual gestão municipal.

A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, que viajou para São Paulo com os estudantes, falou sobre a dedicação e o esforço de cada um para conquistar as medalhas. O resultado foi animador, uma vez que o município, com apenas 13 atletas, disputou com cidades que levaram até 300, e ainda conquistou 7 medalhas de ouro, seis de prato e 4 de bronze. “Vejo isso como uma foram de crescimento dos nossos alunos”, disse Ivana.

A secretária também destacou a dedicação dos profissionais da Semed que prepararam os atletas para os jogos. Ela agradeceu o prefeito Antônio Carlos Vilaça pelo apoio e a vontade dele em ver o sucesso dos atletas do município. “Existe um querer público”, disse Ivana, ao falar sobre o interesse do prefeito. A homenagem aos 13 atletas paralímpicos terminou com a entrega de presentes e com um almoço oferecido a eles e seus familiares.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=487&url=prefeitura-homenageia-atletas-paralimpicos

ATENDIMENTO DOMICILIAR É A MARCA DA ATENÇÃO BÁSICA EM BARCARENA

ATENDIMENTO DOMICILIAR É A MARCA DA ATENÇÃO BÁSICA EM BARCARENA

A saúde da população de Barcarena é uma das prioridades do governo Vilaça. Por isso, estar próximo à comunidade com as atuais 28 equipes de saúde da família – distribuídas em 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS) – possibilita à Secretaria de Saúde (Semusb) garantir uma cobertura de 82% da atenção básica, uma das maiores do Estado.

Ao alcançar a totalidade de 16 UBS a serem inauguradas pela gestão, serão 32 equipes cobrindo todo o município, o que vai garantir 100% de cobertura, com um efetivo maior do que determina o Ministério da Saúde. Cada equipe é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agente comunitário de saúde (ACS) e o apoio, que são os agentes administrativos. “A equipe que vai até a casa do paciente é o médico, o enfermeiro, um técnico em enfermagem e o ACS. Em algumas unidades ainda vai o odontólogo”, diz Cleise Jane Coelho Gomes, coordenadora da Atenção Básica da Semusb.

O Ministério da Saúde determina que, uma vez por semana, seja realizada a visita domiciliar a pessoas que não têm condições de chegar até a unidade, como os acamados, os idosos e os que têm dificuldade de locomoção. De acordo com a coordenadora, a demanda é apresentada pelo ACS, que aciona a equipe.

A dona Benícia da Silva, de 79 anos, é uma das usuárias que recebe a visita domiciliar da equipe de saúde da família e recebe orientações de saúde e prevenção de doenças. “Eu fico nervosa de sair de casa, e quando ando sinto muita tontura, por isso gosto quando eles vêm aqui”, avalia.

Equipes também priorizam busca ativa de pacientes – As equipes de saúde da família também fazem busca ativa de gestantes faltosas ao pré-natal, o que é identificado pelo ACS. Essa busca ativa é direcionada, ainda, para pacientes faltosos nos demais programas oferecidos nas UBS, como tuberculose, hanseníase e hiperdia.

“O ACS identifica quem são essas pessoas na sua área, leva a demanda para o enfermeiro, que faz a visita junto com o médico e o ACS”, ressalta Cleise Jane. As equipes de saúde da família contam, ainda, com o apoio das equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), que é composta por nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, educador físico e, e, alguns casos, psicólogo.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=484&url=atendimento-domiciliar-e-a-marca-da-atencao-basica-em-barcarena

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

BARCARENA É EXEMPLO NA DISTRIBUIÇÃO DA MERENDA ESCOLAR

BARCARENA É EXEMPLO NA DISTRIBUIÇÃO DA MERENDA ESCOLAR

Nove horas da manhã. A campainha toca na escola Nossa Senhora Aparecida, em Barcarena. Das salas de aula, alguns alunos saem correndo; outros vão andando apressados. Ninguém quer ser o último a chegar a fila da merenda. O cardápio de uma terça-feira era pão com carne moída e achocolatado. No rosto das crianças, o ar de contentamento naquele momento da refeição.

Daniel, de 11 anos, de corpo franzino, mal podia falar porque estava com a boca cheia. “Teve um dia que eu repeti seis vezes”, disse ele. Seu colega Adrielson também estava satisfeito com o lanche do dia. “Tudo o que é servido aqui na escola é gostoso”, afirmou o estudante, categoricamente. Em volta da mesa, os outros alunos concordavam entre si. A merenda escolar era o assunto mais saboroso da turma. 

A escola municipal Nossa Senhora Aparecida tem mais de 380 estudantes matriculados em dois turnos, do 1º ao 5º ano. A maior parte deles mora nos bairros Betânia, Barbolândia e Cafezal. A vice-diretora da unidade de ensino, Doris Viana Von Paumgartten, afirma que os alunos valorizam a hora do sentar-se à mesa porque nem sempre eles têm alimentos em casa. “Aqui nunca faltou merenda”, disse Doris. 

CMDCA, COM APOIO DA PREFEITURA DE BARCARENA, BENEFICIA ENTIDADES

CMDCA, COM APOIO DA PREFEITURA, BENEFICIA ENTIDADES

Uma prestação de contas sobre a aplicação do recurso do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FMDCA. Desta forma a secretária municipal de Assistência Social Juliena Nobre, descreveu a “I Mostra de Talentos Incentivar para Transformar”, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, em parceria com a Prefeitura de Barcarena, nesta quinta-feira (30), no Ginásio Poliesportivo.

Prestigiados pela prefeitura, CMDCA, Secretaria Municipal de Assistência Social, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal e Ministério Público, as 13 entidades beneficiadas levaram para o ginásio uma pequena amostra do que é realizado diariamente em prol dos direitos do público infanto-juvenil. Os projetos foram agraciados, simbolicamente, com cheques no valor de até R$ 150 mil, com recurso do FMDCA. “Espero que as entidades que receberam o incentivo financeiro possam desenvolver plenamente as atividades, sendo motivação para outras organizações”, comentou o Deputado Estadual, Renato Ogawa, presente ao evento.

Há mais de 20 anos no município, a APAE recebe pela primeira vez um recurso nesse valor. “Estamos há apenas três anos registrados junto ao CMDCA e já participamos de dois editais de seleção”, contou José Picanço, Presidente da APAE.

As crianças e os adolescentes foram os grandes protagonistas do evento e a menina Vitória Amorim, de 17 anos, que participa de projetos na Pastoral do Menor desde os 7 anos de idade sabe bem a importância desse momento. “Somos adolescentes e aprendemos que temos que protagonizar nossos direitos, aprendemos a acreditar num mundo melhor, onde a gente consiga realizar os nossos sonhos”, desabafou.

A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Francinéa Dias, explicou o trabalho do conselho e como se deu a seleção dos projetos: “O conselho é um órgão de composição paritária entre sociedade civil e governo. Elaboramos e publicamos o edital de chamada pública no qual todas as entidades beneficiadas se inscreveram”. Francinéa falou ainda sobre a expectativa para a continuidade desse trabalho. “Que esses projetos se tornem referência para o município de Barcarena na prevenção da violência sexual, do trabalho infantil, do envolvimento de adolescentes com drogas, contribuindo com o governo”

O recurso do fundo tem origem de doações voluntárias, dedução de valores do imposto de renda, multas de ações públicas ou destinação de orçamento do próprio município.

Confira as entidades beneficiadas:

- Associação Parque dos Arancuans do Cafezal

- Centro Comunitário Santana do Cafezal”

- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

- Instituto Efrain Leão

- Pastoral do Menor

- Prisma – Sociedade de Preservação Sócio Ambiental, Cultural e Educacional

- Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=473&url=cmdca-com-apoio-da-prefeitura-beneficia-entidades

SEMINÁRIO DISCUTE DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM BARCARENA

SEMINÁRIO DISCUTE DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no próximo dia 3, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), em parceria com a prefeitura de Barcarena, promoveu o seminário “Conhecer para Respeitar”, na manhã desta sexta-feira (1º), na igreja Assembleia de Deus, em Barcarena-Sede.

Com participação de governo, sociedade civil e usuários de instituições que atendem ao público com deficiência, a professora Maria Gilzete Sousa falou sobre dificuldades e desafios para a efetividade de ações direcionadas ao público: “Ser diferente não é ser inferior. Para conhecer é necessário aproximação, precisamos conhecer o outro e suas necessidades, o desafio está em mudar mentalidades e não estruturas físicas”, disse ela.

A presidente do CMDPD, Maria Cecília Oliveira, abriu o evento ao lado de Odete Pantoja, secretária adjunta de Assistência Social, Miguel Fernandes, vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (CDPD), Hariffe Piedade, secretário adjunto de Segurança Pública, e Juarez Nascimento, representante do Ministério Público.

Para a secretária Odete, o seminário é uma oportunidade para definir estratégias de intervenções e encaminhamentos. “Hoje é o dia para conhecer e dividir responsabilidades para darmos respostas à sociedade”, explicou.

Houve ainda mesa de debates composta por representantes da rede pública de saúde, educação, segurança e CDPD. O grupo “Vozes do Silêncio”, composta por deficientes auditivos e vocais, da Assembleia de Deus, teve participação especial. Um novo encontro para discutir o assunto está marcado para janeiro de 2018.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=475&url=seminario-discute-direitos-da-pessoa-com-deficiencia

PREFEITO VILAÇA INAUGURA UBS NO BAIRRO BETÂNIA

PREFEITO INAUGURA UBS NO BAIRRO BETÂNIA

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, e o vice-prefeito Paulo Alcântara inauguraram nesta sexta-feira (1º) a 11ª Unidade Básica de Saúde do município, no bairro Betânia. Moradores e autoridades locais e do estado participaram da entrega. A dona de casa Rita Magno gostou do novo espaço. “Ficou ótimo”, disse ela, que sempre procurou atendimento na antiga unidade de saúde e agora ganhou uma UBS. Outra dona de casa que vai ser beneficiada com a UBS Betânia é Bianca Alves. “Ficou bem melhor. Eles tratam a gente muito bem aqui”, contou Bianca, que sempre cuidou da saúde dela e dos dois filhos pequenos no antigo posto do Betânia.

A UBS Betânia é parte de um projeto de construção de 16 novas unidades de saúde, que o prefeito Antônio Carlos Vilaça começou a entregar em sua gestão. Agora só faltam 5 prédios novos a serem inaugurados. “Nós temos planejamento e sabemos usar os recursos financeiros”, declarou o prefeito. O deputado estadual Renato Ogawa parabenizou a administração de Vilaça e disse que o importante não é apenas inaugurar a obra, mas colocar para funcionar. “É a décima primeira UBS. Isso não é à toa. É fruto de muito trabalho”, avaliou Renato, ao agradecer o apoio do deputado federal Lúcio Vale na execução das obras.

O deputado federal Lúcio Vale é o parlamentar que mais destina recursos, por meio de emendas, para o município de Barcarena. No caso da UBS Betânia, ele liberou verbas para a compra de equipamentos da unidade. “Vale a pena investir em Barcarena porque vemos as obras acontecendo”, disse Lúcio. O vice-prefeito Paulo Alcântara engrossou o discurso das obras e lembrou que, desde o começo do ano, a prefeitura de Barcarena vem fazendo inaugurações. Ele disse que até o final de 2018 todas as UBSs estarão em pleno funcionamento. “E assim a gente chega aos 100% de cobertura na Atenção Básica”, comemorou Alcântara. “A Saúde de Barcarena está avançando”, disse ele.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=476&url=prefeito-inaugura-ubs-no-bairro-betania

VILAÇA PARABENIZA A CÂMARA POR AÇÃO SOCIAL

VILAÇA PARABENIZA A CÂMARA POR AÇÃO SOCIAL

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, parabenizou a Câmara de Vereadores pelo trabalho voltado ao atendimento ao público, durante a inauguração da revitalização do prédio do Núcleo de Assistência ao Cidadão (Naci), entregue nesta sexta-feira (1º) pelo presidente da Casa, o vereador Thiago Rodrigues (PSC). “Isso é fundamental para o bem-estar da população”, disse o prefeito.

Por meio do Naci, o cidadão vai poder solicitar documentos como carteira de Identidade e de Trabalho, ou recorrer a ajuda jurídica e social. No Naci também funciona o arquivo da Câmara de Vereadores. O espaço está com um visual novo, que se nota desde a fachada. Dentro do prédio, nova pintura e mobiliário, em um ambiente totalmente refrigerado. “Vamos melhorar nosso serviço”, disse o presidente Thiago Rodrigues.

Depois de inaugurar a revitalização, o prefeito Vilaça, o vice-prefeito Paulo Alcântara e os secretários municipais presentes visitaram as novas instalações do Núcleo para perceber de perto as mudanças. Os deputados Renato Ogawa (estadual) e Lúcio Vale (federal) também participaram do ato de entrega da nova obra. Eles elogiaram a reforma e parabenizaram a Câmara pelo zelo com o patrimônio público.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=477&url=vilaca-parabeniza-a-camara-por-acao-social