sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

CMDCA, COM APOIO DA PREFEITURA DE BARCARENA, BENEFICIA ENTIDADES

CMDCA, COM APOIO DA PREFEITURA, BENEFICIA ENTIDADES

Uma prestação de contas sobre a aplicação do recurso do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FMDCA. Desta forma a secretária municipal de Assistência Social Juliena Nobre, descreveu a “I Mostra de Talentos Incentivar para Transformar”, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, em parceria com a Prefeitura de Barcarena, nesta quinta-feira (30), no Ginásio Poliesportivo.

Prestigiados pela prefeitura, CMDCA, Secretaria Municipal de Assistência Social, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal e Ministério Público, as 13 entidades beneficiadas levaram para o ginásio uma pequena amostra do que é realizado diariamente em prol dos direitos do público infanto-juvenil. Os projetos foram agraciados, simbolicamente, com cheques no valor de até R$ 150 mil, com recurso do FMDCA. “Espero que as entidades que receberam o incentivo financeiro possam desenvolver plenamente as atividades, sendo motivação para outras organizações”, comentou o Deputado Estadual, Renato Ogawa, presente ao evento.

Há mais de 20 anos no município, a APAE recebe pela primeira vez um recurso nesse valor. “Estamos há apenas três anos registrados junto ao CMDCA e já participamos de dois editais de seleção”, contou José Picanço, Presidente da APAE.

As crianças e os adolescentes foram os grandes protagonistas do evento e a menina Vitória Amorim, de 17 anos, que participa de projetos na Pastoral do Menor desde os 7 anos de idade sabe bem a importância desse momento. “Somos adolescentes e aprendemos que temos que protagonizar nossos direitos, aprendemos a acreditar num mundo melhor, onde a gente consiga realizar os nossos sonhos”, desabafou.

A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Francinéa Dias, explicou o trabalho do conselho e como se deu a seleção dos projetos: “O conselho é um órgão de composição paritária entre sociedade civil e governo. Elaboramos e publicamos o edital de chamada pública no qual todas as entidades beneficiadas se inscreveram”. Francinéa falou ainda sobre a expectativa para a continuidade desse trabalho. “Que esses projetos se tornem referência para o município de Barcarena na prevenção da violência sexual, do trabalho infantil, do envolvimento de adolescentes com drogas, contribuindo com o governo”

O recurso do fundo tem origem de doações voluntárias, dedução de valores do imposto de renda, multas de ações públicas ou destinação de orçamento do próprio município.

Confira as entidades beneficiadas:

- Associação Parque dos Arancuans do Cafezal

- Centro Comunitário Santana do Cafezal”

- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

- Instituto Efrain Leão

- Pastoral do Menor

- Prisma – Sociedade de Preservação Sócio Ambiental, Cultural e Educacional

- Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=473&url=cmdca-com-apoio-da-prefeitura-beneficia-entidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário