segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

SAÚDE DE BARCARENA PODE TER RECURSOS AMPLIADOS

SAÚDE DE BARCARENA PODE TER RECURSOS AMPLIADOS

Em janeiro de 2018, 11 equipes de saúde da família – sendo seis desses também de saúde bucal – de Barcarena, vão ser avaliadas no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), programa do Ministério da Saúde que visa incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O método, lançado em 2011, eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que apresentarem melhora no padrão de qualidade no atendimento.

Barcarena fez a adesão ao programa em 2016, a fim de que os representantes do Ministério da Saúde venham avaliar a estrutura da Saúde no município. “Se o município tiver boas notas, o recurso recebido hoje pode ser triplicado”, diz Cleise Jane Coelho Gomes, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusb).

Para a avaliação, foi fornecido um questionário do que será analisado dentro de cada unidade, e as equipes envolvidas já estão cientes de todos os quesitos, buscando sempre pela excelência do serviço ofertado aos munícipes. A perspectiva de boas notas e de triplicar o valor que é recebido hoje pelo Ministério da Saúde – passando de R$ 7 mil e podendo chegar a até R$ 23 mil por equipe – tem incentivado os servidores da Saúde. “A Semusb incentiva as unidades com aporte de materiais e novos equipamentos. Também estamos intensificando as capacitações dos nossos médicos e enfermeiros para oferecerem atendimento de qualidade”, declarou a Secretária de Saúde, Eugênia Teles.

Estão entre as metas do PMAQ, de acordo com a Secretária Eugênia: aumento do número de atendimentos de pré-natal, diagnóstico e tratamento de pessoas com tuberculose, hanseníase, hipertensão, diabetes, saúde mental e atendimento odontológico, além de aumento dos serviços de vacinação, exames preventivos, rastreamento do câncer de mama e encaminhamento para mamografia.

Os avaliadores selecionados foram capacitados pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) para fazer a avaliação dos municípios. O PMAQ é realizado nacionalmente, tendo como meta a garantia de um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde de acordo com o perfil social, econômico e cultural.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=490&url=saude-de-barcarena-pode-ter-recursos-ampliados

Nenhum comentário:

Postar um comentário