sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

BARCARENA É EXEMPLO NA DISTRIBUIÇÃO DA MERENDA ESCOLAR

BARCARENA É EXEMPLO NA DISTRIBUIÇÃO DA MERENDA ESCOLAR

Nove horas da manhã. A campainha toca na escola Nossa Senhora Aparecida, em Barcarena. Das salas de aula, alguns alunos saem correndo; outros vão andando apressados. Ninguém quer ser o último a chegar a fila da merenda. O cardápio de uma terça-feira era pão com carne moída e achocolatado. No rosto das crianças, o ar de contentamento naquele momento da refeição.

Daniel, de 11 anos, de corpo franzino, mal podia falar porque estava com a boca cheia. “Teve um dia que eu repeti seis vezes”, disse ele. Seu colega Adrielson também estava satisfeito com o lanche do dia. “Tudo o que é servido aqui na escola é gostoso”, afirmou o estudante, categoricamente. Em volta da mesa, os outros alunos concordavam entre si. A merenda escolar era o assunto mais saboroso da turma. 

A escola municipal Nossa Senhora Aparecida tem mais de 380 estudantes matriculados em dois turnos, do 1º ao 5º ano. A maior parte deles mora nos bairros Betânia, Barbolândia e Cafezal. A vice-diretora da unidade de ensino, Doris Viana Von Paumgartten, afirma que os alunos valorizam a hora do sentar-se à mesa porque nem sempre eles têm alimentos em casa. “Aqui nunca faltou merenda”, disse Doris. 

Ela fez questão de mostrar a dispensa. Tudo sortido. Nas prateleiras, arroz, feijão, massas e biscoitos. Na geladeira e no frízer, carnes, polpas de frutas e verduras. Regularmente, a escola recebe produtos para variar o cardápio da merenda. A última remessa “veio com grande quantidade”, informou a gestora da escola. Bom para os alunos, que não têm motivos para faltar as aulas.

DISTRIBUIÇÃO – Cabe ao Departamento de Compras da prefeitura de Barcarena a aquisição, armazenamento e distribuição dos produtos da merenda para as 108 escolas do município. O setor tem a tarefa mensal de fazer o levantamento do estoque nas unidades de ensino para saber a quantidade exata que deve ser destinada a cada escola e o suficiente para alimentar mais de 22.600 estudantes.

“Antes de 2013, não havia um cronograma definido de entrega. Quando assumimos, fizemos a revisão de todas as rotas e começamos a antecipar a distribuição da merenda. Agora, no início de cada mês, as escolas já ficam atendidas”, explicou o secretária-adjunto de Administração, Carlos Miranda, responsável pelo setor de Compras da prefeitura. “Queremos oferecer uma alimentação cada vez mais saudável”, disse.

Todo o lanche ou refeição servida aos alunos nas escolas é baseado em um cardápio elaborado por duas nutricionistas, a partir das orientações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, que destina cerca de 50% dos recursos da merenda escolar para o município. A outra parte é custeada pela prefeitura de Barcarena. “Respeitamos sempre a diversidade e oferecemos qualidade”, disse a nutricionista Alice Sobrinho.

Boa parte dos alimentos que chegam à mesa das escolas de Barcarena é oriunda da agricultura familiar, por meio da Cooperativa de Extração e Desenvolvimento Agrícola de Barcarena (Cedab) e outros fornecedores contratados com licitação. A merenda escolar de Barcarena já foi bem avaliada por órgãos de fiscalização e a prefeitura quer alcançar a excelência com projetos inovadores para 2018. Aguardem.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=472&url=barcarena-e-exemplo-na-distribuicao-da-merenda-escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário