Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no próximo dia 3, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), em parceria com a prefeitura de Barcarena, promoveu o seminário “Conhecer para Respeitar”, na manhã desta sexta-feira (1º), na igreja Assembleia de Deus, em Barcarena-Sede.
Com participação de governo, sociedade civil e usuários de instituições que atendem ao público com deficiência, a professora Maria Gilzete Sousa falou sobre dificuldades e desafios para a efetividade de ações direcionadas ao público: “Ser diferente não é ser inferior. Para conhecer é necessário aproximação, precisamos conhecer o outro e suas necessidades, o desafio está em mudar mentalidades e não estruturas físicas”, disse ela.
A presidente do CMDPD, Maria Cecília Oliveira, abriu o evento ao lado de Odete Pantoja, secretária adjunta de Assistência Social, Miguel Fernandes, vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (CDPD), Hariffe Piedade, secretário adjunto de Segurança Pública, e Juarez Nascimento, representante do Ministério Público.
Para a secretária Odete, o seminário é uma oportunidade para definir estratégias de intervenções e encaminhamentos. “Hoje é o dia para conhecer e dividir responsabilidades para darmos respostas à sociedade”, explicou.
Houve ainda mesa de debates composta por representantes da rede pública de saúde, educação, segurança e CDPD. O grupo “Vozes do Silêncio”, composta por deficientes auditivos e vocais, da Assembleia de Deus, teve participação especial. Um novo encontro para discutir o assunto está marcado para janeiro de 2018.
Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=475&url=seminario-discute-direitos-da-pessoa-com-deficiencia
Nenhum comentário:
Postar um comentário