Um encontro promovido pela Vice-Governadoria do Estado nesta sexta-feira (13) reuniu, no auditório da Escola de Governo, prefeitos, vice-prefeitos e secretários de educação, saúde e assistência social de 45 municípios paraenses. O evento objetivou capacitar os novos gestores e suas equipes, com orientações para que seus mandatos busquem otimizar a captação de recursos, verbas e convênios para suas cidades - ampliando, assim, a possibilidade de realização de administrações mais eficientes, voltadas para os principais anseios e necessidades de suas populações.
Dentre as prefeituras que se fizeram presentes estão Abaetetuba, Acará, Água Azul do Norte, Bom Jesus do Tocantins, Bragança, Barcarena, Capanema, Castanhal, Chaves, Curuçá, Maracanã, Santa Maria do Pará, São Félix do Xingu, Ulianópolis e Xinguara.
A secretária de educação do Estado, Ana Cláudia Hage, que esteve presente com sua equipe de secretários adjuntos e representantes da Diretoria de Ensino Médio e Profissional da Seduc, considerou o evento muito positivo. “Parabenizo o vice-governador Zequinha Marinho por esta iniciativa louvável e pelo seu empenho em ser um grande parceiro da nossa secretaria. São informações valiosas para o segmento da educação no Estado. Ele, como nós, acreditamos na educação de qualidade. Por isso lutamos no sentido de cumprir essa missão que nos foi confiada, buscando a excelência no setor em que atuamos”, disse.
Para Débora Jares, secretária municipal de saúde de Santa Izabel, que proferiu palestra “Ações das Secretarias Municipais de Saúde”, o encontro favoreceu a integração entre os municípios e o Estado. “Vejo tudo isso como um grande e fundamental acolhimento, que irá possibilitar a intersetorialidade entre as áreas, aumentar a efetividade dos recursos e ampliar a ação e o acesso aos serviços e políticas públicas”.
Palestraram ainda o deputado estadual Jaques Neves, que é médico, tratando do tema “Saúde pública, um caos solucionável”, e a secretária de educação de São Félix do Xingu, a pedagoga Viviane Cunha, que falou sobre captação de recursos através do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec).
A secretária de assistência social de Igarapé Miri, Rosa Costa, avaliou o encontro como uma excelente oportunidade. “Para quem está iniciando agora, como eu, todo esse conteúdo repassado foi muito significativo, principalmente por conta desse tripé de secretarias. Para que as políticas públicas sejam alcançadas, é preciso que as pastas da saúde, educação e assistência social estejam articuladas e interligadas”.
Já o prefeito de Bom Jesus do Tocantins, Joãozinho Rocha, enfatizou a importância da capacitação para as equipes de governo. “Não adianta ter uma boa equipe sem capacitá-la. E essa reunião está nos oportunizando isso, neste primeiro momento em que estamos assumindo as prefeituras”, avaliou.
O vice-governador Zequinha Marinho mostrou aos participantes a intenção e o compromisso do Governo do Estado em aproximar os municípios do poder Executivo. “Esta é uma das metas prioritárias do Governo: estar junto aos municípios, buscando auxiliar os gestores a realizarem uma administração voltada, sobretudo, às necessidades fundamentais de seu povo”, observou.
Participaram ainda do evento o secretário de saúde do Pará, Vitor Mateus, o titular da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Heitor Pinheiro, a deputada federal Júlia Marinho, o deputado estadual Jaques Neves, o diretor geral da Escola de Governança do Estado do Pará, Ruy Martini, além de outras autoridades estaduais pertencentes às áreas de saúde, educação, assistência e promoção social.
Brevemente, outras prefeituras também estarão sendo convocadas para uma segunda reunião, que deverá ocorrer ainda neste primeiro trimestre.
Por Aurea Gomes
Fonte: AgenciaPará
Nenhum comentário:
Postar um comentário