quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Todas as vítimas de naufrágio em Barcarena foram encontradas



Após 20 dias do naufrágio da lancha Luar C, que ia de Belém para o município de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, os três últimos corpos, que ainda estavam desaparecidos, foram encontrados na tarde de ontem. A embarcação foi içada da Baía do Marajó com os cadáveres dentro do porão do barco.
A operação para retirada da lancha iniciou às 13h e só foi concluída por volta das 18h, devido à forte maresia do rio. O içamento foi realizado por mergulhadores da empresa Tecmar, contratada pelo proprietário da lancha. Não foi possível identificar os corpos devido ao estado avançado de decomposição, apenas o sexo das vítimas: um homem e duas mulheres. Dois outros corpos já haviam sido encontrados na semana passada e levados ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de DNA.
Segundo o coronel do Corpo de Bombeiros, Anderson Lima, desde cedo já era possível perceber a existência de cadáveres na embarcação devido ao forte odor no local. A confirmação só veio depois que a embarcação ficou totalmente fora da água, quando os bombeiros conseguiram abrir o porão, com o auxílio de um equipamento de corte. “A abertura demorou a ocorrer devido ao excesso de lama e detritos presentes na embarcação”, informou o coronel Lima. A Luar C foi retirada do fundo do rio com o auxílio de uma balsa guindaste. A lancha foi transportada por cerca de mil metros até a praia da Baía do Rosal, no município de Barcarena. 
TRAGÉDIA
A Luar C afundou na Baía do Marajó, no dia 7 de dezembro, próximo ao município de Ponta de Pedras, no Rio Pará. Entre passageiros e tripulantes, 44 pessoas foram resgatadas com vida e 9 morreram. A retirada da balsa e dos corpos põe fim a uma angustiante espera das famílias que ainda aguardavam pela localização dos parentes desaparecidos no acidente.
RESGATE E IDENTIFICAÇÃO
- O barco Luar C foi localizado a 30 metros de profundidade, no meio da Baía do Marajó, entre os municípios de Barcarena e Ponta de Pedras.
- O trabalho de resgate da embarcação iniciou por volta do meio-dia, perto da ilha de Miritituba, distrito de Barcarena. A retirada iniciou por volta das 13h.
- Segundo o Corpo de Bombeiros, os corpos encontrados foram encaminhados em lancha do Corpo de Bombeiros até o porto de Barcarena.
- De lá, seguiriam para a sede do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, em Abaetetuba, para começo da identificação. 
- Os corpos das vítimas do naufrágio devem ser levados ainda à sede do CPC Renato Chaves, em Belém, mas ainda não há previsão de quando isso acontecerá.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

Fonte: TVRBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário