quarta-feira, 31 de maio de 2017

EM BARCARENA É ASSIM: “Aos amigos os favores, aos inimigos a lei.”


Com o discurso de moralizar o serviço público e garantir uma questionável assiduidade dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Barcarena, a secretária de saúde editou memorando no qual informa que todos os seus servidores receberão só, e somente só, a partir das horas comprovadas no registro biométrico de jornada. A medida não seria tão extravagante se não fosse a maldita seletividade do seu efetivo alcance, como diria Magalhães Barata, parafraseando Maquiavel “aos amigos os favores da lei, aos inimigos os rigores da lei”.
O tema PARECE ter uma questão de fundo importante: a qualidade do serviço público. Só PARECE, pois qualquer curioso mediano indagaria: o controle dos servidores, de forma isolada, a partir do registro biométrico, seria um remédio eficaz para a pretendida assiduidade dos servidores? E mais ainda, essa é uma política que alcança a todos os servidores ou é uma medida seletiva, com um certo cheiro de retaliação para os desafetos políticos que não apoiaram o prefeito reeleito?
A primeira questão é tão óbvia, pois em nenhum lugar do mundo se ouviu notícias de se ter melhores serviços públicos apenas pelo controle de entrada e saída do servidor, seja qual for o mecanismo de coerção. Para uma política eficaz e realmente comprometida com a qualidade do serviço público, o caminho sempre foi e SERÁ a boa (e quase extinta) política de valorização dos servidores, com plano de carreira com valorização salarial, formação continuada e melhores condições de trabalho, entre outras medidas.
A segunda questão é ainda mais grave, e é revelador da farsa da busca da tal assiduidade. Pois a imposição do registro biométrico é extremamente seletivo, não alcançando a totalidade dos servidores da secretaria de saúde, até onde se tem notícia são poucos os órgãos, e pior ainda, são contados nos dedos o número de servidores que são OBRIGADOS e se submeter a esse controle. Os apadrinhados e cabos eleitorais do atual prefeito estão DISPENSADOS de tais obrigações, e o mais revoltante, os “chegados” que fizeram “V” na eleição são tratados a pão de ló, pois além não serem obrigados ao controle da biometria e, portanto, livres pra irem a hora e o dia que quiserem para o trabalho, muitos ainda recebem de presente uns plantãozinhos, e diga-se de passagem: sem se quer pisar no ambiente do trabalho, e olha, que não é difícil de se constatar tal aberração, é só olhar no portal da transparência da prefeitura os nomes dos felizardos.

Fonte: Sindicato dos Químicos de Barcarena

AGU obtém reintegração de posse de áreas da União invadidas em Barcarena (PA)

A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve duas liminares de reintegração de posse de terrenos localizados em Barcarena (PA) que haviam sido invadidos. As decisões determinam a liberação imediata das áreas que pertenciam à extinta Companhia de Desenvolvimento de Barcarena (Codebar) e foram incorporadas ao patrimônio da União.
Em uma das ações, a Procuradoria da União no Pará (PU/PA) demonstrou que uma área localizada às margens da Rodovia PA-481 foi invadida recentemente por um grupo de pessoas e devastada por meio de motosserras e queimadas. Segundo a unidade da AGU, os invasores construíram pequenos barracos no local para marcar terreno.
Na outra ação, a unidade da AGU pediu não só a desocupação da área de preservação permanente próxima à Empresa de Águas de São Francisco, concessionária dos serviços de água e esgoto da cidade, mas também a demolição das edificações construídas no local.
A procuradoria ressaltou que a invasão não foi feita por famílias carentes ou pessoas em situação econômica e social desfavorável, mas por grileiros, que estão comercializando ilegalmente as áreas ocupadas – fato confirmado pela Prefeitura do Município de Barcarena.
Segundo os advogados da União, as ocupações também provocavam risco de contaminação do lençol freático, o que poderia comprometer a qualidade da água que abastece todo a cidade.
Decisões
A 2ª e a 5ª Varas Federais do Pará acolheram os argumentos da AGU nas duas ações e concederam liminares determinando a retirada imediata dos invasores.
“Está devidamente comprovada nos autos a existência de esbulho possessório em área pertencente à União originada da incorporação ao seu patrimônio de imóvel pertencente à extinta Companhia de Desenvolvimento de Barcarena. Nesse sentido, o relatório de vistoria e as fotografias colacionadas aos autos não deixam dúvidas quanto à necessidade de outorga de proteção possessória em favor da demandante para defesa de posse de bem imóvel destinado à finalidade pública”, assinalou trecho da decisão da 2ª Vara Federal.
“O imóvel possui localização próxima à Estação de Águas de Barcarena, sendo lógica e irrefutável a preocupação quanto aos riscos de contaminação do lençol freático, em detrimento da saúde da população que dele depende, circunstância minudenciada pela própria prefeitura do respectivo município, possuindo, nesse ponto, o provimento jurisdicional contorno de cautelaridade, sendo o caso de tutelar o direito perseguido”, reconheceu a 5ª Vara.
A PU/PA é unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.
Ref.: Processos n° 0009557-87.2017.4.01.3900 – 5ª Vara Federal do Pará e 0009558-72.2017.4.01.39002ª – 2ª Vara Federal do Pará.
Filipe Marques

Fonte: AGU

SECRETÁRIOS DE BARCARENA VISITAM PERCURSO DO TRIATLO

SECRETÁRIOS VISITAM PERCURSO DO TRIATLO

Os secretários Pedro Moura (Esporte), Alzira Brito (Turismo), Laura Marques (Cultura) e a coordenadora de Comunicação Márcia Ferreira visitaram na manhã desta terça-feira (30), o percurso das provas do triatlo que vão acontecer dia 25 de junho na Vila dos Cabanos, com apoio da prefeitura de Barcarena. O primeiro local visitado foi a praia do Caripi, onde acontece a transição da prova de natação para as de ciclismo e de atletismo. 
A visita desta manhã serviu para os secretários municipais definirem ações de apoio e colaboração à associação que promove a Amazônia Endurance, a maior prova de triatlo do Norte do Brasil. Cerca de 200 atletas nacionais e locais estão inscritos no evento. "Essa é a primeira vez que Barcarena vai receber uma competição de triatlo, com atletas nacionais", informou o secretário de Esporte do município, Pedro Moura. "Vai ser um grande incentivo aos nossos atletas", acrescentou.
A vinda das provas de triatlo para Barcarena vai movimentar a cidade. Os triatletas começarão a chegar ao município dois dias antes da competição para fazer o reconhecimento dos pontos das provas e participar de reuniões preparatórias. A prefeitura vai atuar em várias frentes como apoio à organização do evento. A Secretaria de Infraestrutura ficará responsável pela adequação do percurso das provas de ciclismo e atletismo, que vão ocupar a estrada de acesso à praia do Caripi, parte da Av. Padre Casemiro e toda a pista da Frederico Vinagre.
No dia 25 (um domingo), agentes do Demutran vão orientar motoristas a evitar tais cruzamentos. No horário da prova, que começa às 6h e termina às 11h, o acesso à praia do Caripi será limitado, alguns pontos serão totalmente fechados, temporariamente. A Secretaria Municipal de Cultura vai contatar artistas locais para apresentações durante a programação cultural do evento. “O triatlo vai engrandecer ainda mais a nossa cidade”, disse o prefeito Antônio Carlos Vilaça.   

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=255&url=secretrios-visitam-percurso-do-triatlo

terça-feira, 30 de maio de 2017

Catavento realiza formação de professores na Feira do Livro



Ver as pessoas e as coisas em ângulos diferentes, apreciando o melhor de momentos simples, como o sabor do suco, o vento no rosto e o amanhecer. A busca por essas descobertas deram o tom à oficina "Para que serve a poesia", ministrada nesta segunda-feira pelo jornalista e escritor carioca, Márcio Vassalo, na 21ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro.

E o Projeto Catavento, realizado pela Alubar Metais e Cabos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação Desenvolvimento Social de Barcarena, levou para oficina, com o objetivo de promover uma formação diferenciada, os professores que integram o a iniciativa. O Catavento estimula o hábito da leitura e produção textual com a doação de livros e jogos interativos, beneficiando 1300 alunos de 28 escolas ribeirinhas e uma na zona rural do município.

No projeto, já é tradição trabalhar ao longo do ano um tema específico para as escolas. Este ano, a temática escolhida é o texto poético. "Nosso tema coincidiu com a proposta da Feira do Livro, que trouxe a 'Poesia' como país homenageado. Por isso nada melhor do que trazer a capacitação dos professores para este evento literário que é um dos maiores do país. A ideia é despertar para a sensibilização da poesia, que é uma forma de linguagem ímpar", explicou Márcia Campos, coordenadora de Projetos Sociais da Alubar.

Durante a oficina, Márcio Vassalo relatou as experiências que teve ao se descobrir como escritor e ressaltou que para se extrair a beleza das coisas, é necessário se fazer um exercício constante para olhar as coisas de forma diferente. "Apesar das tristezas, problemas pessoais, frustrações, perdas, rupturas, é possível ver beleza nas coisas e quando somos os primeiros a perceber isso, podemos contagiar o outro ao nosso lado para enxergar a poesia do dia a dia", disse o escritor.

Com títulos publicados na Itália, no Chile e na Argentina, Márcio é autor dos livros A professora encantadoraMinha princesa africana e De filho para pai, publicados pela editora Abacatte; A Princesa Tiana e o Sapo GazéO Príncipe sem Sonhos (editora Brinque-Book), O Menino da Chuva no CabeloValentinaA Fada Afilhada e Da minha praia até o Japão (Global) e de Mario Quintana, primeira biografia do poeta gaúcho, lançada pela editora Moderna, dentro da coleção Mestres da Literatura. Todos esses livros foram selecionados para o Catálogo de Autores Brasileiros da Feira do Livro de Bolonha, na Itália, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, seção brasileira do IBBY – International Board on Books for Young People, órgão consultivo da Unesco.

O professor Marinaldo Sarmento, da escola Jú Pariquara, na Ilha Arapiranga, declara que a palestra de Márcio só aumentou a ansiedade para se começar as formações sobre o gênero poético. "Maravilhoso o contato com o escritor e com esse tema, que considero um desafio e, ao mesmo tempo, encantador. Já li muito sobre esse gênero e também já escrevi poesias. Estamos bem ansiosos para começar a aprender mais sobre a estrutura do tema e na expectativa de no futuro escrever um livro", revelou.



Fonte: temple.com.br

segunda-feira, 29 de maio de 2017

BARCARENA VAI SEDIAR PROVA DE TRIATLO

BARCARENA VAI SEDIAR PROVA DE TRIATLO
A prova de triatlo mais conhecida do Norte do Brasil, a Amazônia Endurance, vai acontecer em Barcarena dia 25 de junho, com largada na praia do Caripi. Por determinação do prefeito Antônio Carlos Vilaça, a prefeitura municipal vai garantir total apoio à competição que envolve natação, ciclismo e atletismo. “Barcarena será vista pelo Brasil”, disse o prefeito.
Vilaça informou que foi procurado pela coordenação do triatlo para que o município sediasse as provas. “Isso mostra que Barcarena é uma cidade importante para abraçar uma atividade esportiva como essa e, com certeza, teremos mais visibilidade nacional a partir do evento”, explicou o prefeito. A assessoria do Amazônia Endurance informou que a elite do triatlo brasileiro vai estar em Barcarena para disputar a prova.
Atletas locais também vão participar da competição, “com potencial para subir ao pódio”, divulgaram os organizadores. Ao todo, mais de 200 competidores vão disputar R$ 40 mil em prêmios. Os triatletas vão começar a disputa pela natação, com um percurso de 1,6 km. Depois vão pedalar 50 km e, em seguida, correr 12 km. A grande novidade é que a prova premia o campeão geral com R$ 9 mil.
INTERDIÇÃO – No dia 25 de junho (um domingo), algumas ruas da Vila dos Cabanos serão fechadas temporariamente para a realização das provas de ciclismo e atletismo. A prefeitura de Barcarena colocará agentes para orientar o trânsito, principalmente na rotatória da Fazendinha e no cruzamento das avenidas Padre Casemiro com a Dom Romualdo, que ficarão interditados. 

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=253&url=barcarena-vai-sediar-prova-de-triatlo

BUSCA POR ESCOLARIDADE MOBILIZA TRABALHADORES EM BARCARENA

BUSCA POR ESCOLARIDADE MOBILIZA TRABALHADORES

Centenas de trabalhadores procuraram o Sine de Barcarena nesta segunda-feira (29) para fazer a inscrição na prova de proeficiência de ensino, que vai garantir a certificação escolar às pessoas que estão com o ensino fundamental ou médio incompleto. O atendimento nesta terça-feira (30) será apenas no Sine da Vila dos Cabanos. A expectativa é de que mais de mil trabalhadores se inscrevam no processo seletivo.  
Uma parceria entre a prefeitura de Barcarena e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Centro Especializado de Ensino de Jovens e Adultos (Ceeja), vai possibilitar que trabalhadores com mais de 26 anos de idade e que não concluíram o ensino fundamental ou médio recebam a certificação escolar, por meio de provas de proeficiência de ensino.
O secretário de Trabalho e Emprego da prefeitura de Barcarena, Jacobson Estumano, informou que hoje o critério para admissão nas empresas instaladas no município é a escolaridade completa e que, por isso, muitos barcarenenses ficam de fora do mercado. Atualmente, segundo Estumando, mais de seis mil trabalhadores têm o ensino incompleto e precisam da certificação escolar.
As provas de proeficiência serão aplicadas em Barcarena pela equipe de profissionais do Ceeja, que tem sede em Abaetetuba. Os interessados devem fazer a inscrição no Sine de Barcarena-Sede ou no da Vila dos Cabanos. Será uma semana de inscrição. Para se inscrever, basta apresentar o RG e duas fotos 3x4. Tudo será feito de modo gratuito. A data das provas ainda será divulgada.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=254&url=busca-por-escolaridade-mobiliza-trabalhadores

domingo, 28 de maio de 2017

3ª AUDIÊNCIA EM BARCARENA DO PPA ATINGE META DE PARTICIPAÇÃO

3ª AUDIÊNCIA DO PPA ATINGE META DE PARTICIPAÇÃO
Mais de 180 pessoas participaram neste sábado (27), na escola municipal Aloysio Chaves, em Barcarena-Sede, da terceira audiência preliminar do Plano de Governo (PPA). O Núcleo Gestor do plano informou que a meta de participação de público foi superada novamente. Lideranças de diversas localidades fizeram questão de sair de casa e dedicar o tempo à discussão dos problemas que vão compor o planejamento da prefeitura para os próximos quatro anos.
A professora Dulcirene Caravela Furtado reuniu um grupo de moradores da comunidade rural Cabeceira Grande para participar da audiência. “Apresentamos nossas dificuldades”, disse Dulcirene, ao falar da importância da metodologia de construção do documento. Ao final da audiência, os participantes relataram os macrodesafios que vão compor o plano de denúncia do PPA. Falta de saneamento, segurança e insuficiência de médicos foram alguns problemas apontados.
Até agora, a prefeitura já realizou três audiências públicas. Ainda faltam duas. Em todas, os participantes são divididos em grupos e orientados a apresentar problemas existentes no município. Ao final, cada representante do grupo relata dez problemas ou ‘macrodesafios’ que vão compor o plano de denúncia do PPA. “Tenho certeza que uma nova história está sendo desenhada aqui”, disse a diretora executiva do PPA, Maria Lúcia Conrado, ao agradecer a participação das pessoas.
EXEMPLO
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou esta semana que a prefeitura de Barcarena é exemplo de incorporação da Agenda 2030 e dos ODS na elaboração do PPA. A notícia foi publicada no site do CNM, na última quinta-feira (25).  “A prefeitura está elaborando o seu Plano Plurianual de Investimentos (PPA) com base na Agenda de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pactuada por 193 países em 2015”, disse o CNM. 

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=252&url=3-audincia-do-ppa-atinge-meta-de-participao

OFICINAS VALORIZAM CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM BARCARENA

OFICINAS VALORIZAM CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM BARCARENA
Uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Barcarena, por meio da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, e a Associação Cultural e Esportiva de Negros na Amazônia (Acena), promoveu neste sábado (27), três oficinas dentro do projeto Empodera Mulher Negra Barcarena. A programação aconteceu pela manhã no salão de eventos da igreja de São Francisco Xavier, com as oficinas de dança, percussão e cabelo. 
A oportunidade de fazer um penteado diferente atraiu homens e mulheres para a oficina de trança afro. A coordenação do projeto trouxe convidados de Belém para ministrar os trabalhos. O resultado foi surpreendente e agradou os participantes. Quem gosta de música teve a chance de aprender a tocar na oficina de percussão afro. Outro destaque do dia foi a oficina de dança, que chamou a atenção principalmente dos jovens barcarenenses.
O projeto Empodera Mulher Negra Barcarena é parte de um conjunto de ações da prefeitura que tem como objetivo valorizar e promover os direitos de todas as mulheres. "Estamos trabalhando a Mulher em toda a sua diversidade", explicou Tânia Oliveira, coordenadora de Políticas para as Mulheres da prefeitura de Barcarena. Além das oficinas, o projeto realiza hoje na cidade a seletiva do concurso Beleza Negra Barcarenense.
20 candidatas ao título foram inscritas no concurso. Todas são jovens de Barcarena maiores de 18 anos. A vencedora vai disputar o Beleza Negra estadual, que deve acontecer em novembro em Belém. A escolha da barcarenense negra vai acontecer nesta noite, às 20h, no salão paroquial da Matriz. "Estamos muito satisfeitos com essa parceria com a prefeitura", disse Harles Oliveira, presidente da Acena, que é parceira do concurso de beleza.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=251&url=oficinas-valorizam-cultura-afrobrasileira-em-barcarena

sexta-feira, 26 de maio de 2017

China promete investir no projeto Ferrovia Paraense. Barcarena estará na rota!!



O embaixador chinês no Brasil, Li Jinzhang, garantiu o apoio da China para a construção do projeto da Ferrovia Paraense (Fepasa), orçado previamente em U$ 4,5 bilhões. O anúncio foi feito na última terça-feira, em Brasília, na embaixada, durante encontro com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Estado do Pará, Adnan Demachki, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), representantes do governo federal e de construtoras interessadas no projeto. Com o apoio, o projeto da Fepasa poderá fazer parte dos 30 projetos que o governo chinês apoiará no Brasil, investindo cerca de U$ 20 bilhões, sendo até US$ 15 bilhões de capital chinês e até US$ 5 bilhões brasileiro.

O embaixador chinês reconheceu que não conhecia o projeto da Ferrovia, mas ao ler um resumo sobre ele entregue pelo secretário Adnan Demachki e pelo senador Flexa Ribeiro, se disse “entusiasmado com a ideia”. “Conhecia apenas os projetos das ferrovias Norte-Sul, Ferrogrão e Leste-Oeste, mas ao conhecer o da Fepasa, vejo que eles se completam”, disse o embaixador. “O Pará é um gigante na produção de minérios, tendo ainda grande capacidade de produzir alimentos, possui boa hidrologia, muitos rios e tem todas as condições de crescer ainda mais com a construção dessa ferrovia, escoando não só sua produção, mas a de outras regiões do Brasil”, completou Li Jinzhang.

Aproveitando a presença de um representante da China Communications Construction Company (CCCC), uma das maiores empresas de engenharia do mundo, o embaixador sugeriu aos representantes paraenses que iniciem contatos de forma direta com a CCCC e outras empresas chinesas para buscar apoio tecnológico visando viabilizar a construção da Fepasa.

Um Memorando de Entendimento (MoU) foi assinado em outubro do ano passado estabelecendo as diretrizes básicas para a constituição e operação do Fundo Brasil-China de Cooperação para a Expansão da Capacidade Produtiva, destinado a financiar projetos considerados prioritários nos setores de infraestrutura e que poderá facilitar a cooperação em capacidade industrial entre os dois países. O acordo é resultado de tratativas bilaterais concluídas após a visita do presidente Michel Temer à China em setembro de 2016. A integralização dos recursos ocorrerá projeto a projeto, conforme o comitê diretivo delibere a aprovação do investimento.

Otimismo

Para o secretário Adnan Demachki, o encontro com o embaixador chinês teve um resultado “positivamente acima do esperado”. “Foi um enorme passo na busca pela viabilização da Fepasa”, disse o secretário. “A cada momento, a cada novo encontro, a cada novo e importante apoio, nos damos mais um passo essencial para a construção da ferrovia e o desenvolvimento do Pará”, concluiu Adnan.

O senador Flexa Ribeiro classificou a reunião como “muito proveitosa”. Segundo ele, a presença de representantes do governo federal do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), apoiando a Fepasa como um dos projetos prioritários para o Brasil, “deu mais força para que na próxima, terça-feira (30), em São Paulo, a ferrovia paraense seja anunciada como um dos 30 projetos apoiados financeiramente pelo Fundo China/Brasil.”

O projeto prevê a construção da ferrovia de 1,3 mil quilômetros de extensão e um porto multicarga em Colares, no nordeste do Estado. Levantamentos apontam que o local é propício para receber navios de grande calado e um Condomínio Industrial Portuário. Segundo informações preliminares de técnicos da empresa, que idealizaram o projeto, os investimentos privados previstos para a ferrovia seriam de U$ 4.5 bilhões.

Já na fase de construção, cujo início está previsto para 2018, o projeto vai gerar 14 mil empregos e, durante a operação, somando os trabalhos na ferrovia, ramais, plataformas, superporto e condomínio industrial, a estimativa é de mais 60 mil empregos diretos. Diferente do projeto de extensão da Norte-Sul, do Governo Federal, a ferrovia estadual possui um traçado bem maior no território paraense. Inicia em Santana do Araguaia, passando por vários municípios, como Redenção, Xinguara, Marabá, Rondon, Nova Ipixuna, Ulianópolis, Paragominas, Barcarena e Colares.


Fonte: http://araraazulfm.com.br/noticia/152823/china-promete-investir-no-projeto-ferrovia-paraense

PARCERIA VAI GARANTIR ESCOLARIDADE PARA TRABALHADORES DE BARCARENA

PARCERIA VAI GARANTIR ESCOLARIDADE PARA TRABALHADORES DE BARCARENA

Uma parceria entre a prefeitura de Barcarena e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Centro Especializado de Ensino de Jovens e Adultos (Ceeja), vai possibilitar que trabalhadores com mais de 26 anos de idade e que não concluíram o ensino fundamental ou médio recebam a certificação escolar, por meio de provas de proeficiência de ensino. Nesta quinta-feira (25), centenas de trabalhadores interessados na conclusão dos estudos participaram de uma reunião, no ginásio municipal, onde foram esclarecidos os procedimentos para a realização das provas.
O secretário de Trabalho e Emprego da prefeitura de Barcarena, Jacobson Estumano, informou que hoje o critério para admissão nas empresas instaladas no município é a escolaridade completa e que, por isso, muitos barcarenenses ficam de fora do mercado. Atualmente, segundo Estumando, mais de seis mil trabalhadores têm o ensino incompleto. Esse foi o principal motivo da parceria entre a prefeitura e a Seduc para certificar os trabalhadores. “Vamos fazer uma força-tarefa para que vocês estejam preparados para as provas”, disse o secretário aos interessados no certificado escolar.
As provas de proeficiência serão aplicadas em Barcarena pela equipe de profissionais do Ceeja, que tem sede em Abaetetuba. Os interessados devem fazer a inscrição no Sine de Barcarena-Sede ou no da Vila dos Cabanos, a partir de segunda-feira (29). Será uma semana de inscrição. Para se inscrever, basta apresentar o RG e duas fotos 3x4. Tudo será feito de modo gratuito. A data das provas ainda será divulgada. A secretaria de Trabalho e Emprego também deve realizar uma aula preparatória aos candidatos. O exame terá 40 questões e o candidato precisa acerta, no mínimo, 20.
O morador do Arapari Jhony Hewerton, de 30 anos, foi um dos participantes da reunião de esclarecimentos sobre a certificação de trabalhadores que não concluíram o ensino fundamental ou médio. Ele disse que precisa da documentação para pleitear uma vaga no mercado de trabalho. “Já perdi uma oportunidade de emprego pela falta do ensino médio”, disse o autônomo. A certificação é só um primeiro passo. Em seguida, a prefeitura de Barcarena planeja oferecer cursos de qualificação para a mão de obra que logo, logo, terá a certificação escolar nas mãos.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=250&url=parceria-vai-garantir-escolaridade-para-trabalhadores-de-barcarena

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Pastor é condenado a 91 anos por estupro de vulnerável em Barcarena

Cinco crianças foram vítimas do criminoso em Barcarena
O juiz Iran Ferreira Sampaio, da Comarca de Barcarena, condenou o pastor Anderson Cleiton de Sousa Gomes a 91 anos e 8 dias de reclusão, nesta terça-feira, 23 de maio. O réu foi acusado de praticar conjunção carnal e atos libidinosos diversos com cinco meninos, com idade entre 5 e 9 anos, incluindo o próprio enteado, no ano de 2016.
O pastor assediava as crianças na igreja após ganhar a confiança dos pais. Para praticar os crimes, o réu emprestava o celular para as crianças jogarem, além de entregar-lhes a quantia de 0,50 centavos após os atos. Na sentença, o juiz destacou que o criminoso se “aproveitou da condição de vulnerabilidade das vítimas, em decorrência da pouca idade delas”. Entre as vítimas está o próprio enteado do réu, de 7 anos.
A denúncia foi sustentada por exames sexológicos e depoimento das vítimas e testemunhas. O juiz decretou a prisão preventiva do acusado em 4 de junho de 2016 e negou direito ao réu de recorrer da sentença em liberdade.

Fonte: https://direitodescomplicado.com/pastor-e-condenado-a-91-anos-por-estupro-de-vulneravel/

BARCARENA TEM EXPERIÊNCIA SELECIONADA PARA MOSTRA NACIONAL EM VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL

BARCARENA TEM EXPERIÊNCIA SELECIONADA PARA MOSTRA NACIONAL EM VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL

O diagnóstico construído pela Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Barcarena foi selecionado para apresentação na 1ª Mostra de Experiência em Vigilância Socioassistencial, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). O estudo faz referência às famílias impactadas pelo naufrágio do navio cargueiro Haidar, no porto de Vila do Conde, ocorrido em 6 de outubro de 2015 em Barcarena, nordeste do Pará, quando transportava carga de cinco mil bois vivos.
O trabalho inicial de pesquisa com mais de 700 famílias verificou a situação de vulnerabilidade, quantificando as pessoas diretamente atingidas com o desastre e como a Assistência poderia trabalhar com essas famílias. O diagnóstico de acompanhamento teve, desde o ocorrido, o objetivo de identificar essas famílias, que viviam principalmente da pesca, para que fossem reinseridas no mercado de trabalho a partir de uma visão empreendedora.
O trabalho da Vigilância não só observou os sinais críticos, mas também algumas situações, como ações contínuas, desafios e melhores resultados para a comunidade ribeirinha de Vila do Conde.
Com recursos próprios e da Prefeitura municipal, a Semas promoveu o suporte emergencial, com assistência básica, auxílio alimentação e água potável para a população afetada. As Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Infraestrutura, Meio Ambiente, o Gabinete do Prefeito e a Defesa Civil também atuaram na linha de frente da ação.
Na experiência, além de contabilizar as famílias diretamente atingidas com o desastre provocado pela embarcação de bandeira libanesa, a Vigilância Socioassistencial da Secretaria também inseriu novas propostas ao que fora realizado a época. Para isso, diversas famílias estão participando de um trabalho de inserção profissional já iniciado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Vila do Conde, com oficinas profissionalizantes – como de sabão e panificação – para, assim, reestabelecer as condições econômicas daqueles que não estão no trabalho formal. 
A apresentação do projeto vai acontecer durante o X Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial, que será realizado de 24 a 26 de maio em Brasília. Dos 78 municípios que enviaram experiências de Vigilância Socioassistencial, 26 foram selecionados e o município de Barcarena ficou entre as dez melhores propostas. Os conhecimentos vão fazer parte de uma publicação com o objetivo de divulgar experiências do setor de vigilância socioassistencial relacionadas ao tema.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=249&url=barcarena-tem-experincia-selecionada-para-mostra-nacional-em-vigilncia-socioassistencial

Projetos sociais transformam a vida de comunidades em Barcarena



Hoje (25), oficialmente, é comemorado o Dia da Indústria. Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o segmento representa 22% do PIB do Brasil, respondendo por 55% das exportações, 66% da pesquisa e desenvolvimento do setor privado e 30% dos tributos federais. Para cada R$ 1,00 produzido na indústria são gerados R$ 2,32 na economia como um todo. Além de gerar emprego e renda, o setor industrial também tem investido, significativamente, em projetos sociais que tem feito a diferença na vida de milhares de pessoas. 

Nesse cenário, Barcarena, no nordeste do Pará, destaca-se com importantes iniciativas na área de capacitação profissional e educação. Um dos exemplos vem da Alubar. A empresa que é líder na América Latina na fabricação de cabos elétricos de cobre e alumínio para transmissão e distribuição de energia realiza o projeto Japiim, que há 10 anos beneficia mulheres no ofício de costura. Elas produzem parte dos uniformes dos colaboradores da empresa, que os compra e garante renda extra para o sustento das famílias.

Em 2016, a produção do Japiim surpreendeu: foram produzidas mais de 6 mil peças, superando a meta de um salário mínimo/mês para cada mãe. “Hoje, as meninas já abraçaram o ofício e estão muito mais confiantes. É bom demais ver o quanto elas aprenderam ao longo desses anos. Algumas entraram e não sabiam sequer pregar um botão, hoje temos até Microempreendedoras Individuais (MEI)”, comemora Márcia Campos, coordenadora de Projetos Sociais da Alubar.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

GOVERNO FIRMA COMPROMISSOS PARA CRIAÇÃO DE DISTRITOS INDUSTRIAIS NO PARÁ


O Governo do Estado assinou protocolos entre o Executivo estadual e as prefeituras municipais de Breves e Castanhal, para a criação de Distritos Industriais nas respectivas cidades. Os documentos foram assinados pelo titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Adnan Demachki, e Olavo das Neves, presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec). Assinaram também o prefeito de Castanhal, Pedro da Mota Filho, e o vice-prefeito de Breves, Vilson Mainard, representando o gestor local Toninho Barbosa.

Prestigiaram o evento, o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Alex Fiúza; o presidente da Associação Comercial do Pará, Fábio Lúcio Costa e o presidente do Simineral, José Fernando Gomes, entre outras autoridades do poder público e da iniciativa privada.

O Programa de Revitalização e Modernização de Distritos Industriais com foco em competitividade e atratividade, desenvolvido pela Codec, está em franca expansão, explicou Olavo das Neves, destacando que o projeto é também meta do planejamento estratégico Pará 2030.

"Breves e Castanhal são dois importantes polos onde temos tratativas bastante avançadas, contamos com as prefeituras municipais, a sociedade local e o setor produtivo, todos envolvidos no processo junto com o Governo do Pará. Então é uma responsabilidade construída e compartilhada por várias mãos", enfatizou Olavo.

Ele informou, ainda, que os Distritos Industriais (DIs) de Ananindeua, Icoaraci, Barcarena e Marabá passam por um processo de revitalização, ancorados também no escopo do Pará 2030. "Estamos empreendendo esforços e parcerias para materializar, pelo menos, novos 12 DIs no governo Simão Jatene. É um marco histórico, já que há 30 anos não tínhamos a concepção de novos Distritos Industriais no Pará", disse o titular da Codec.

FUNDEB TEM NOVA DIRETORIA EM BARCARENA

FUNDEB TEM NOVA DIRETORIA EM BARCARENA

Vinte e dois representantes da comunidade assumiram a direção do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb - o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação- e do CACS/Fundeb - o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb -, na última quarta-feira (17), no auditório da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Social (Semed).
A posse dos novos conselheiros para o mandato referente ao biênio 2017/2019 contou com a presença do prefeito Antônio Carlos Vilaça. O processo eleitoral para a escolha dos representantes de um dos mais importantes conselhos ligados à educação no município ocorreu durante dois meses. Foram eleitos os representantes dos diretores das escolas municipais e os representantes de pais de alunos, os demais integrantes do conselho são pessoas indicadas pelos órgãos que elas representam.
CONHEÇA OS NOVOS CONSELHEIROS
REPRESENTANTE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL
Odineia Texeira Serrão, Camila dos Santos Magno, Nailzz Menezes, Maurilene Menezes Pinheiro.
REPRESENTANTE DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
Edvaldo Ferreira dos Santos, Rosilene Botelho Furtado
REPRESENTANTES DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
Sebastiana Cardoso da Conceição, Ana Paula Almeida e Silva
REPRESENTANTES DOS DIRETORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
Rogilson Pantoja Rodrigues, Osmarina do Socorro Vieira do Carmo
REPRESENTE DOS PAIS DE ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
Evaldo Barros Paugartten, Cristina de Oliveira Gama, Antônia Gessilene de Souza Coutinho, Mere Rose Melo de Lira
REPRESENTANTES DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA
Marcelo da Silva Máximo, Ana Paula Teixeira Barreto, Ozirene Teixeira Serrão, David Gilmour Pinheiro Fernandes
REPRESENTANTES DO CONSELHO TUTELAR
Zoraia Maria Pereira Trindade, Anderson de Jesus Batista da Silva
REPRESENTANTES DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Evaldo Martins Cravo, Maria Lúcia Ferreira da Costa Bichara de Mello

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=245&url=fundeb-tem-nova-diretoria-em-barcarena

SEMINÁRIO ORIENTA PROFISSIONAIS NA ATUAÇÃO DE CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL

SEMINÁRIO ORIENTA PROFISSIONAIS NA ATUAÇÃO DE CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL

Hoje, 19, a prefeitura de Barcarena, através da secretaria Municipal de Assistência Social promoveu o Seminário "Conhecer para identificar. Notificar para cuidar" , no templo central da Assembleéia de Deus, em Barcarena Sede.
A Psicóloga, dra em Teoria e Pesquisa do Comportamento, Milene Veloso, trouxe para o debate a atuação dos profissionais da rede de enfrentamento nos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Participaram do evento conselheiros tutelaras, conselheiros municipais, secretários municipais, poder judiciário, técnicos, educadores e comunidade.
Na mesa de abertura, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Francinéia Teixeira se emocionou após a apresentação do grupo de música das crianças do CRAS Arapari e quando relatou experiências com a temática. "Quem milita na área, não tem como não se emocionar com a apresentação dos "Batuqueiros Reciclando Sonhos", comentou.
A secretária adjunta de Assistência, Odete Pantoja Social disse que este é o momento em que o Brasil fortalece as ações de combate à violência sexual, entretanto, em Barcarena o tema é trabalhado 365 dias no ano.
A convidada, Milene, agradeceu a oportunidade e aproveitou para lançar sua cartilha "Conhecer para identificar. Notificar para cuidar". "Não poderia ter escolhido momento melhor para apresentar esse trabalbo", elogiou. A psicóloga também teceu elogios aos "Batuqueiros" e disse: "Esse batuque vai ficar no meu coração". O tema é prioridade no mês de maio e continua a ser trabalhado no Cres e nos Cras.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=246&url=seminrio-orienta-profissionais-na-atuao-de-casos-de-violncia-sexual

LIDERANÇAS DE BARCARENA CONTRIBUEM COM O PPA NA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS

LIDERANÇAS CONTRIBUEM COM O PPA NA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS

Foi realizada na manhã deste sábado (20) a segunda audiência pública convocada pela prefeitura de Barcarena para ouvi a comunidade e identificar problemas que vão compor o plano de denúncia do PPA - o Plano de Governo do quadriênio 2018-2021. Mais de 20 lideranças de comunidades da região do Murucupi participaram da reunião, além dos mais de 200 moradores das vilas São Francisco, Itupanema e Cabanos. O encontro teve a participação dos vereadores Franklin Costa (PR) e Lúcia Nascimento (PSC). 
Antes de começar o trabalho de grupo, a diretora executiva do Núcleo Gestor do PPA, Maria Lúcia Conrado, explicou a dinâmica da audiência e pediu aos participantes que ficassem atentos na hora de fazer o inventário dos problemas que vão compor o plano de inventário do PPA. "O destino de muitas pessoas está nas mãos de vocês", disse ela. Em seguida, a plenária se dividiu em cinco grupos onde todos os participantes tiveram a oportunidade de expressar os problemas existentes nas diversas comunidades. A participação foi intensa.
Para chegar aos macrodesafios que vão compor o plano de denúncia do PPA, os participantes apontaram nos grupos dezenas de problemas existentes no município e escolheram apenas dez, baseado no nível de importância (vital, importante ou mais importante). No inventário da audiência de hoje foram apontadas dificuldades com transporte, infraestrutura, saúde, educação, saneamento básico, segurança entre outros. Nos grupos, houve a necessidade de explicar a diferença entre problema e solução.
O presidente do Centro Comunitário do bairro Novo Paraíso, Raimundo Nonato dos Santos, disse que entendeu a dinâmica e achou muito boa. "A gente identificou problemas semelhantes nos bairros", afirmou ele. "Acredito que através dessa discussão, vamos alcançar nossas metas". O vice-presidente da Associação dos Moradores do Igarapé do Cupuaçu, Everaldo Lima, disse que a participação nos grupos de trabalho valeu a pena. "Tentamos mostrar que as áreas rurais têm mais problemas que as urbanas", destacou ele.
Já passava de uma hora da tarde, quando o relator de cada um dos cinco grupos apresentou na plenária os dez macrodesafios escolhidos e que agora serão sistematizados pelo Núcleo Gestor para compor o plano de denúncia do PPA. "Foi um trabalho positivo. As pessoas tiveram a oportunidade de dar suas opiniões. Aqui nós colocamos nossos direitos", disse Olga Leão, presidente do Centro Comunitário da Vila São Francisco. A terceira audiência do PPA será no próximo sábado, 27, na escola Aloysio Chaves, sede do município.

Fonte: PortaldeBarcarena

sexta-feira, 19 de maio de 2017

MOJU RECEBE PRIMEIRA SELETIVA DOS JOGOS ESTUDANTIS PARAENSES

1

Mais de mil alunos participaram da abertura da primeira seletiva regional dos Jogos Estudantis Paraenses (Jeps), nesta quarta-feira, 17. O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo Iverson Pereira dos Santos, no município de Moju, no nordeste do Estado. Desta seletiva participam seis municípios (Moju, Abaetetuba, Barcarena, Tailândia, Igarapé Miri e Acará) reunindo mais de 600 atletas das modalidades Basquete, Handebol, Futsal e Volei (Masculino e Feminino nas categorias A e B) até o proximo domingo, 21.
O evento contou com um grande público que assistiu a apresentação dos Hinos Nacional, Paraense e do Município pelo Coro de Libras; o desfile das bandeiras e das delegações e apresentações artísticas. Para o coordenador da seletiva, Albino Pacheco, a regional de Moju traz uma característica especial, que é a participação maciça do público e a rivalidade das equipes que garantem bons resultados dos classificados na Etapa Estadual. “As equipes desta regional geralmente ficam entre os primeiros colocados”, destaca.
A novidade neste ano nos Jeps é a participação dos oficineiros de Comunicação Popular do Projeto Biizu, da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) que desde segunda-feira, 15, estão no município transmitindo conhecimento em fotografia e audiovisual para aproximadamente 80 alunos e com eles realizando uma espécie de “Profissão Repórter” na cobertura jornalística do evento.
O coordenador do Projeto Biizu no município, Felipe Braun, comenta que os alunos que estão fazendo parte das oficinas estão dando um clima diferente ao evento esportivo. “Junta as duas coisas: o aluno que já torcia pelas suas equipes hoje pode fazer mais do que isso, auxiliando na cobertura jornalística”, comenta.
Uma das equipes mais fortes da seletiva vem do município de Abaetetuba, que neste ano participa com uma delegação de 18 alunos. “Quando nós entramos em uma seletiva é para conquistar o destaque. Nós nos preparamos muito para isso, nossas equipes treinaram muito”, ressaltou o técnico da delegação, Samuel Leão.
A importância dos jogos
Neste ano, mais de 26 mil alunos-atletas de 138 escolas do estado do Pará participam da 59ª edição dos Jogos Estudantis Paraenses 2017 (Jeps). A competição terá sete regionais: Moju, Mocajuba, Breves, Maracanã, Santa Izabel, Igarapé-Açu e Marabá. Os alunos competirão nas modalidades coletivas que são: Vôlei, Futsal, Handebol e Basquete Masculino e Feminino, e nas modalidades individuais que envolvem Tênis de Mesa e Xadrez, na categoria A, de 12 a 14 anos, e B, de 15 a 17 anos.
Os alunos-atletas que se destacarem nas modalidades individuais, assim como as equipes campeãs das modalidades coletivas irão representar o estado do Pará nos Jogos Escolares da Juventude, que acontecem anualmente, sendo promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com o Ministério do Esporte e apoio do grupo Globo. Este é o maior evento esportivo estudantil do Brasil.
A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio do Projeto Construindo Sonhos, irá realizar inúmeras palestras sobre Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas, enfatizando os perigos que os atletas correm quando são levados para outros lugares com promessas de sucesso.
O Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) ministrará, por meio de seus professores de Educação Física, oficinas sobre Esporte Escolar, Educação Física Escolar e Adaptada. Os Jeps também terão um hotsite, o objetivo é fazer com que o aluno-atleta fique atualizado sobre os acontecimentos dos jogos, compartilhando fotos, vídeos, notícias e comunicados sobre a competição. Para acessar basta digitar o endereço eletrônico www.jeps.pa.gov.br.
Por Márcio Flexa
Fonte:Agência Pará

CURSO ENSINA BOAS PRÁTICAS DE ATENDIMENTO À FISCALIZAÇÃO DO TRABALHO



O atendimento ao fiscal do trabalho, documentos exigidos e como ocorre a atuação do fiscal na empresa são dúvidas comuns dos empresários, que se não forem devidamente direcionadas podem provocar problemas no relacionamento da empresa com a fiscalização e até mesmo gerar autuações e multas. Para evitar esse tipo de situação, está sendo realizado em Barcarena e Belém, nos dias 18 e 19 de maio, respectivamente, o curso “Como atender
a fiscalização do trabalho”.

Voltado para indústrias, o curso é realizado por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA).  Em 10 anos de atuação, o PDA já ofereceu várias palestras, cursos e mesas-redondas, que trazem novos conhecimentos e troca de experiências aos presidentes dos sindicatos, por meio do Avança Sindicato, e também a micro e pequenas indústrias, por meio do Associa Indústria.

O Diretor Executivo da FIEPA, Ivanildo Pontes, destaca que na agenda deste ano o PDA traz programações voltadas para temas atuais, com destaque para a relação empregador x empregado. “Nosso critério de escolha foi relacionado ao relacionamento do trabalho. A gente tem que conhecer para saber como lidar com os encargos, que infelizmente acabam fazendo com que o um empregado custe mais que o dobro. Em setores como a construção civil chega a 130%”, explica Ivanildo Pontes.

Durante o curso “Como atender a fiscalização do trabalho” serão abordadas as temáticas como adotar uma postura de cooperação com o fiscal, como reconhecer o fiscal do trabalho, e, ainda, como identificar na fiscalização uma oportunidade de correção de falhas.


Serviço: Em Barcarena, as inscrições e informações sobre o curso podem ser feitas pelo telefone (91) 3754-1453 ou pelo e-mail lana@senaipa.org.br. Em Belém, os contatos são (91) 4009-4826 ou pda@fiepa.org.br.

Fonte: http://socelnews.blogspot.com.br/2017/05/curso-ensina-boas-praticas-de.html

A elite do triatlo brasileiro estará em Barcarena para disputar R$ 40 mil em prêmios

Crys Seabra, paraense, será atração no maior evento da modalidade em Barcarena (Foto: Ascom/Endurance)

O Amazônia Endurance, a prova de triatlo mais conhecida do norte do Brasil, será realizada no período de 23 a 25 de junho, em Barcarena com largada e chegada na praia do Caripi, próxima à Vila dos Cabanos. Além da premiação de R$ 40 mil, o cenário da prova, com percursos entre rio, florestas e ribeirinhos, é outro grande atrativo.

A natação terá percurso de 1.6k e a temperatura da água será, em média, de 25°, o que possibilita nadar sem a roupa de borracha. Na etapa seguinte, eles vão pedalar 50k e correr 12k. A grande novidade é que a prova premia o campeão – masculino e feminino – geral com R$ 9 mil, ele sendo ou não da elite.

– Essa forma de premiação é inédita no Brasil onde a grande maioria das provas só premia os triatletas da elite. As inscrições estão abertas e ainda esperamos a confirmação de mais atletas, inclusive da elite brasileira – reforçou o organizador do AE, Magno Macedo.

Atletas conhecidos em todo o Brasil já confirmaram participação. Dos 14 inscritos para elite, oito são homens e seis mulheres, entre elas Bia Neres, o nome do momento. Ela venceu a última edição da marca IronMan 70.3 (1.9k natação / 90k ciclismo / 21 corrida), em Palmas, no dia 23 de abril com o tempo de 4h19min40seg. Vinte dias depois, fez pódio de novo no Rio Triathlon na categoria standard, também conhecida como modalidade olímpica.

A competição em Barcarena também reunirá atletas da terra. Um dos nomes é Crys Seabra, a primeira mulher paraense a participar de uma prova de IronMan e já se tornou finisher cinco vezes, chegando em terceiro lugar no IM em Fortaleza, em 2015. Crys, que é dentista e fonoaudióloga, é preparada por Marcelo Ortiz, fisiologista, e planeja chegar ao Ironman, em Kona, no Havaí.

– Meu filho mais velho está em ano de vestibular, precisa da minha atenção redobrada e faço isso com prazer. Como dentista e fonoaudióloga, a dedicação é diária. Tenho ainda outro filho e o marido. E toda essa rotina acaba ajudando o treino porque me exige muito mais e o esforço faz parte da preparação, mas a vida de um triatleta nunca é diferente – relata.

Elite Feminina:

Bia Neres 
Bruna Mahan
Mariana Andrade
Luísa Cravo
Nayara Lunière
Livia Bustamante

Elite Masculina:

Chicão Ferreira
Diogo Sclebin
Fábio Carvalho
Bruno Matheus
Fellipe Santos
Alexander Balmam
Felipe Manente 
Paulo Maciel

A cidade de Barcarena, palco da prova, mostra que tem vocação para o esporte endurance. O município fica distante 87 quilômetros da capital e já está envolvida com a prova. Os comerciantes se organizam para oferecer o melhor do cardápio paraense aos visitantes, além de elaborarem pratos que se encaixam na dieta dos atletas. É uma cidade cheia de curiosidades, voltada para a produção de bauxita. Lá se chega de carro ou de transporte fluvial, com viagens feitas em barcos e lanchas rápidas. O rio Pará é de água doce e tem marés e pequenas ondas. O calor é forte, temperatura média varia entre 28º e 33º com umidade sempre alta, em torno de 90%.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/pa/noticia/a-elite-do-triatlo-brasileiro-estara-em-barcarena-para-disputar-r-40-mil-em-premios.ghtml