sexta-feira, 26 de maio de 2017

PARCERIA VAI GARANTIR ESCOLARIDADE PARA TRABALHADORES DE BARCARENA

PARCERIA VAI GARANTIR ESCOLARIDADE PARA TRABALHADORES DE BARCARENA

Uma parceria entre a prefeitura de Barcarena e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Centro Especializado de Ensino de Jovens e Adultos (Ceeja), vai possibilitar que trabalhadores com mais de 26 anos de idade e que não concluíram o ensino fundamental ou médio recebam a certificação escolar, por meio de provas de proeficiência de ensino. Nesta quinta-feira (25), centenas de trabalhadores interessados na conclusão dos estudos participaram de uma reunião, no ginásio municipal, onde foram esclarecidos os procedimentos para a realização das provas.
O secretário de Trabalho e Emprego da prefeitura de Barcarena, Jacobson Estumano, informou que hoje o critério para admissão nas empresas instaladas no município é a escolaridade completa e que, por isso, muitos barcarenenses ficam de fora do mercado. Atualmente, segundo Estumando, mais de seis mil trabalhadores têm o ensino incompleto. Esse foi o principal motivo da parceria entre a prefeitura e a Seduc para certificar os trabalhadores. “Vamos fazer uma força-tarefa para que vocês estejam preparados para as provas”, disse o secretário aos interessados no certificado escolar.
As provas de proeficiência serão aplicadas em Barcarena pela equipe de profissionais do Ceeja, que tem sede em Abaetetuba. Os interessados devem fazer a inscrição no Sine de Barcarena-Sede ou no da Vila dos Cabanos, a partir de segunda-feira (29). Será uma semana de inscrição. Para se inscrever, basta apresentar o RG e duas fotos 3x4. Tudo será feito de modo gratuito. A data das provas ainda será divulgada. A secretaria de Trabalho e Emprego também deve realizar uma aula preparatória aos candidatos. O exame terá 40 questões e o candidato precisa acerta, no mínimo, 20.
O morador do Arapari Jhony Hewerton, de 30 anos, foi um dos participantes da reunião de esclarecimentos sobre a certificação de trabalhadores que não concluíram o ensino fundamental ou médio. Ele disse que precisa da documentação para pleitear uma vaga no mercado de trabalho. “Já perdi uma oportunidade de emprego pela falta do ensino médio”, disse o autônomo. A certificação é só um primeiro passo. Em seguida, a prefeitura de Barcarena planeja oferecer cursos de qualificação para a mão de obra que logo, logo, terá a certificação escolar nas mãos.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=250&url=parceria-vai-garantir-escolaridade-para-trabalhadores-de-barcarena

Nenhum comentário:

Postar um comentário