Foi realizada na manhã deste sábado (20) a segunda audiência pública convocada pela prefeitura de Barcarena para ouvi a comunidade e identificar problemas que vão compor o plano de denúncia do PPA - o Plano de Governo do quadriênio 2018-2021. Mais de 20 lideranças de comunidades da região do Murucupi participaram da reunião, além dos mais de 200 moradores das vilas São Francisco, Itupanema e Cabanos. O encontro teve a participação dos vereadores Franklin Costa (PR) e Lúcia Nascimento (PSC).
Antes de começar o trabalho de grupo, a diretora executiva do Núcleo Gestor do PPA, Maria Lúcia Conrado, explicou a dinâmica da audiência e pediu aos participantes que ficassem atentos na hora de fazer o inventário dos problemas que vão compor o plano de inventário do PPA. "O destino de muitas pessoas está nas mãos de vocês", disse ela. Em seguida, a plenária se dividiu em cinco grupos onde todos os participantes tiveram a oportunidade de expressar os problemas existentes nas diversas comunidades. A participação foi intensa.
Para chegar aos macrodesafios que vão compor o plano de denúncia do PPA, os participantes apontaram nos grupos dezenas de problemas existentes no município e escolheram apenas dez, baseado no nível de importância (vital, importante ou mais importante). No inventário da audiência de hoje foram apontadas dificuldades com transporte, infraestrutura, saúde, educação, saneamento básico, segurança entre outros. Nos grupos, houve a necessidade de explicar a diferença entre problema e solução.
O presidente do Centro Comunitário do bairro Novo Paraíso, Raimundo Nonato dos Santos, disse que entendeu a dinâmica e achou muito boa. "A gente identificou problemas semelhantes nos bairros", afirmou ele. "Acredito que através dessa discussão, vamos alcançar nossas metas". O vice-presidente da Associação dos Moradores do Igarapé do Cupuaçu, Everaldo Lima, disse que a participação nos grupos de trabalho valeu a pena. "Tentamos mostrar que as áreas rurais têm mais problemas que as urbanas", destacou ele.
Já passava de uma hora da tarde, quando o relator de cada um dos cinco grupos apresentou na plenária os dez macrodesafios escolhidos e que agora serão sistematizados pelo Núcleo Gestor para compor o plano de denúncia do PPA. "Foi um trabalho positivo. As pessoas tiveram a oportunidade de dar suas opiniões. Aqui nós colocamos nossos direitos", disse Olga Leão, presidente do Centro Comunitário da Vila São Francisco. A terceira audiência do PPA será no próximo sábado, 27, na escola Aloysio Chaves, sede do município.
Fonte: PortaldeBarcarena
Nenhum comentário:
Postar um comentário