quarta-feira, 10 de maio de 2017

PREFEITURA DE BARCARENA É PREMIADA POR COMBATER O CÂNCER EM MULHERES

PREFEITURA É PREMIADA POR COMBATER O CÂNCER EM MULHERES

O projeto Março Lilás em Busca de Marias, realizado pela Secretaria de Saúde da prefeitura de Barcarena, por meio das coordenadorias de Atenção Básica e de Saúde da Mulher, foi premiado por ter superado a meta de atendimento no município, com 1.800 coletas de exames preventivos do câncer de colo do útero em apenas 30 dias. O resultado da experiência de Barcarena foi apresentado na Bahia durante o 5º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais e a premiação foi divulgada no último sábado (6). Como prêmio, a ação da prefeitura será publicada em uma revista científica.

Barcarena concorreu com 120 prefeituras. Foi a única prefeitura do Pará a receber o prêmio. O projeto do município será publicado na revista científica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, o Conasems. As coordenadoras do Março Lilás explicaram que a meta inicial era alcançar 1.500 mulheres nas áreas das 28 unidades onde existem equipes de Estratégias de Saúde da Família em Barcarena. O trabalho envolveu cerca de 500 pessoas, incluindo os agentes comunitários de saúde. Em um mês, as equipes fizeram a coleta em 1.800 mulheres. Meta superada.


“Tivemos um aumento de 260% (de atendimento) só em um mês”, afirmou Cleise Jane Gomes, coordenadora de Atenção Básica. Além dos atendimento nos postos, a coordenação do Março Lilás criou uma equipe volante para atender as mulheres nos ambientes de trabalho ou em comunidades mais distantes. “Só essa equipe volante fez 160 coletas”, disse Cleise Jane. “Nossa meta é daqui a três anos erradicar o câncer de colo do útero em nosso município”, completou a coordenadora de Atenção Básica. E a prevenção é o melhor remédio para ficar livre da doença.


A enfermeira Amanda Negrão, coordenadora do programa de Saúde da Mulher em Barcarena, disse que se o câncer de colo do útero for diagnosticado precocemente a chance de cura é de quase 100%. “É um câncer que conseguimos evitar que ele exista só com a prevenção”, explicou Amanda. “Com a prevenção a gente consegue erradicar essa doença”. Para ela, o reconhecimento do projeto no congresso da Bahia foi um marco no trabalho da Secretaria de Saúde do município. Pela experiência exitosa, o projeto Março Lilás de Barcarena será copiado por outras prefeituras do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário