A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu recurso do governo federal para manutenção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), que funciona na Vila dos Cabanos. A liberação do recurso teve ajuda do deputado federal Lúcio Vale (PR), que colaborou na articulação política junto ao Ministério da Saúde, a pedido do prefeito Antônio Carlos Vilaça. A UPA de Barcarena foi inaugurada em junho de 2016 e, até hoje, se mantinha apenas com recursos do Tesouro Municipal.
A portaria nº 1.132 do Ministério da Saúde, que habilitou a Unidade de Pronto Atendimento de Barcarena a receber recursos do governo federal, no valor mensal de R$ 130 mil, para manutenção e funcionamento, foi publicada nesta sexta-feira (12), no Diário Oficial da União (DOU). Desde a inauguração, a UPA é mantida com recursos do próprio município e o gasto da unidade por mês chega a R$ 500 mil, dependendo do pico de atendimento. “Saúde pra mim é prioridade”, diz o prefeito Vilaça, sempre que se refere aos gastos com a UPA. “Mas os governos federal e estadual precisam contribuir”.
Com a habilitação do recurso federal, a prefeitura vai poder investir mais em ações e serviços municipais. “O investimento municipal é alto ainda, mas o recurso que veio contribuirá bastante”, explicou a Secretária de Saúde de Barcarena, Eugênia Teles.
Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=236&url=prefeitura-consegue-recurso-federal-para-a-upa-24h
Nenhum comentário:
Postar um comentário