terça-feira, 13 de junho de 2017

Defensoria e Eletronorte discutem garantia de profissionalização a adolescentes como medidas socioeducativas em Barcarena


A Eletronorte e a Defensoria Pública do Estado do Pará reuniram-se na última terça-feira, 6 de junho, em Barcarena, para discutir a promoção da qualificação do trabalho entre jovens que cumprem medidas socioeducativas por meio do programa Jovem Aprendiz.

Participaram das tratativas, a Diretora da Escola Superior, Rossana Parente; a coordenadora Estadual de Políticas Cíveis e da Infância e Juventude, Paula Michelly Brito; o coordenador do Núcleo de Atendimento especializado da Criança e Adolescente, Carlos Eduardo Barros; o defensor público que atua em Barcarena, Bernardo Moraes; bem como as servidoras públicas Emiko Alves coordenadora de projetos vinculada a Escola Superior da defensoria pública e Cláudia Silva assistente social da defensoria pública de Barcarena. Representaram a Eletronorte, Ana Maria Lopes, assistente social, e Doraci Gomes, gestora de Recursos Humanos.

Na oportunidade, foi discutida a inserção de adolescentes no mercado de trabalho por meio da educação profissional e tecnológica, mediante pagamento de bolsa de estudos, cujo público alvo são jovens que cumprem ou cumpriram medidas sócio educativas.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça, no Brasil o número de jovens em conflito com a lei chega a 189 mil, sendo 90% do sexo masculino, o maior índice entre 15 a 18 anos, o que exclui precocemente o jovem do mercado de trabalho.

Com o termo de cooperação técnica entre as instituições, a Eletronorte irá acompanhar esses jovens junto ao programa de aprendizagem com pagamento de bolsas, e a Defensoria Pública realizará o levantamento de demandas dos jovens que irão participar do programa, bem como o monitoramento da profissionalização.

Após a reunião com a Eletronorte, os defensores públicos seguiram para uma segunda reunião na Secretaria de Assistência Social do Município que também contribuirá com o projeto, bem como atuará em rede juntamente com a defensoria pública na proteção de direitos das crianças e adolescentes.

O projeto em parceria com a Eletronorte terá como piloto o município de Barcarena, mas com previsão de abertura de vagas em todos os polos da Eletronorte no Estado (Santarém, Tucuruí, Altamira, Marabá e Abaetetuba).

As questões discutidas estão de acordo com as iniciativas estratégicas do Planejamento Organizacional Focal da Defensoria Pública, na gestão que se encontra a frente a Defensora Pública-Geral Jeniffer de Barros Rodrigues, de assistência jurídica integral, como foco na desjudicialização e garantia de direitos às pessoas encarceradas.

Fonte: https://www.anadep.org.br/wtk/pagina/materia?id=34130

Nenhum comentário:

Postar um comentário