quarta-feira, 14 de junho de 2017

SEMINÁRIO DISCUTE O TRABALHO INFANTIL EM BARCARENA

SEMINÁRIO DISCUTE O TRABALHO INFANTIL

A Secretaria de Assistência Social de Barcarena promoveu nesta quarta-feira (14) um seminário para tratar sobre a temática da exploração da mão de obra infantil na sociedade. O encontro aconteceu na Igreja Assembleia de Deus e reuniu servidores, conselheiros, religiosos e representantes de movimentos sociais. O seminário foi aberto pela secretária de Assistência Social de Barcarena, Juliena Nobre. Em seguida, a jornalista Danila Cal deu palestra sobre o assunto.
Daniela foi convidada pela Semas para discorrer sobre controle social e estratégias de enfrentamento do trabalho infantil. O assunto foi foco da tese de doutorado da jornalista. “O que tentei discutir aqui, como estratégia de enfrentamento, é ouvir o que as pessoas têm a dizer, quais são as vivências que elas têm em relação ao trabalho infantil. Não é simplesmente chegar e dizer ‘olha, é proibido’. Vamos ouvir o que o trabalho infantil representa na vida dessas pessoas”, disse Danila.
A jornalista disse que o diálogo é fundamental no processo de enfrentamento e que esse assunto é desafiador para a todos. “Combater o trabalho infantil pressupõe combater as desigualdades sociais”, destacou. Ela disse também que há uma certa tolerância sobre o tema, quando a vítima (criança ou adolescentes) em questão pertence a classes menos favorecidas; e deu exemplo de como isso ocorre no dia a dia da sociedade.
“Todo mundo concorda que criança e adolescente tem que estudar. Só que, quando a gente vai especificando quem é essa criança e esse adolescente, por exemplo, ‘ah, o meu filho, realmente, ele tem que estudar’. Mas, e o filho do porteiro e o filho do faxineiro? ‘Ah, esse aí tem que trabalhar pra ajudar o pai’. Então, a coisa vai mudando”, explicou Danila. “A gente tem que enfrentar esses discursos”, completou. Depois da palestra, a jornalista respondeu perguntas da plateia.
A convidada considerou o bate-papo em Barcarena excelente. “Adorei conhecer as iniciativas que o município realiza para enfrentar o trabalho infantil, o que já avançou, e o quanto o município está aberto à participação dos diferentes setores da sociedade na construção de um plano municipal de enfrentamento ao trabalho infantil. Estou à disposição para seguir com esse diálogo e contribuir para que esse plano seja colocado em prática”, finalizou Danila Cal.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=275&url=seminrio-discute-o-trabalho-infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário