sexta-feira, 30 de junho de 2017

UPA DE BARCARENA COMPLETA UM ANO DE FUNCIONAMENTO

UPA DE BARCARENA COMPLETA UM ANO DE FUNCIONAMENTO

Faz um ano que o prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, inaugurou a Unidade de Pronto Atendimento, no bairro do Pioneiro, que funciona 24 horas, sem fechar as portas durante os dias da semana. Na UPA podem ser resolvidos grande parte dos casos de urgência e emergência como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infartos e derrames.
A estudante Kelle Renata precisou de atendimento para duas crianças e ficou surpresa com o serviço da UPA. “Nós chegamos aqui e elas foram logo atendidas”, disse Kelle, que conseguiu dois exames de raio x para as crianças. “Nós saimos daqui em menos de uma hora. A gente nunca tinha tido acesso a esse tipo de estrutura na cidade”, completou a estudante.
A dona de casa Izacleia Leal também ficou satisfeita com o serviço de urgência e emergência da UPA de Barcarena. “A nossa população estava precisando de um atendimento bom como esse”, afirmou ela. “Antes a gente precisava ir para Belém. Agora, não. A gente tem aqui. Ficou muito bom pra gente”, avaliou Izacleia.
A prefeitura de Barcarena investiu mais de um milhão de reais para construir e equipar a unidade, que até meados desse semestre era mantida apenas com recursos do Tesouro Municipal. Atualmente, a UPA conta com a colaboração de cerca de 100 funcionários entre efetivos, concursados e plantonistas.
A equipe é formada por 10 médicos, 15 enfermeiros, 29 técnicos de enfermagem, além do pessoal de apoio e administrativo. “A tarefa de gerenciar uma unidade de saúde não é fácil”, declarou a diretora da UPA de Barcarena, Eilane Morais, ao agradecer o trabalho dos colaboradores da unidade de pronto atendimento.
Os números divulgados pela diretoria mostram que a UPA 24h de Barcarena atende em média 8 mil casos de urgência e emergência ao mês, o que corresponde a mais de 265 atendimentos por dia. Isso inclui também exames de eletrocardiograma e de raio x. Ao menos 50 casos por mês  têm necessidade de ser transferidos para Belém.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=288&url=upa-de-barcarena-completa-um-ano-de-funcionamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário