As escolas da região das ilhas de Barcarena estão recebendo atenção especial da prefeitura, por meio de ações da Secretaria Municipal de Educação e Desenvolvimento Social (Semed). Em localidades mais afastadas, como o Furo das Laranjeiras, na Ilhas das Onças, os ribeirinhos vão poder contar logo, logo, com uma nova escola não mais de madeira, como era a antiga, mas de alvenaria. A construção do prédio deve ficar pronta em meados de julho. A expectativa da Semed é retomar as aulas depois das férias já dentro da nova unidade, que terá duas salas de aula.
A substituição da escola de madeira por outra de alvenaria também foi feita na comunidade Jandiaquara, na Ilha Arapiranga. Lá o novo prédio da unidade escolar está em fase de acabamento. “Está muito lindo. A gente está muito feliz”, disse a dona de casa Maria Ferreira Rodrigues, avó de cinco estudantes da escola do Jandiaquara. Ela disse que ficou satisfeita com o resultado da obra, já que a comunidade sempre teve escola de madeira, que se deteriorava mais rápido com o passar do tempo. Além do prédio, a Semed construiu uma ponte de acesso na frente da unidade escolar.
Um trabalho caprichoso e que vai durar por muitos anos foi feito na comunidade Cutaju-miri, também na Ilha Arapiranga. Lá a prefeitura construiu uma ponte de concreto para dar acesso à escola São Francisco. Agora os estudantes vão poder chegar a sala de aula de modo mais firme e seguro. A professora da comunidade, Célia Regina Barros Ferreira, expressou contentamento. “Ficou muito bom”, disse ela, que divide a sala de aula com outra servidores do município. A escola São Francisco foi uma das primeiras a ser reformada pela atual administração nas ilhas.
Às margens do Rio Piramanha, na Ilha das Onças, fica a maior escola ribeirinha de Barcarena, com seis turmas. Recentemente, a unidade ganhou um novo trapiche de madeira e banheiros de alvenaria. Todas as escolas da região das ilhas atendem crianças e adolescentes, do ensino infantil e fundamental. As obras iniciadas neste ano foram feitas com recursos do próprio Tesouro Municipal e seguem um projeto que tem a finalidade recuperar todas as mais de cem escolas existentes no município. De janeiro para cá, a Semed já entregou oito unidades totalmente revitalizadas.
Fonte:http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=279&url=obras-para-a-educao-avanam-nas-ilhas-de-barcarena
Nenhum comentário:
Postar um comentário