(Foto: Via Whatsaap)
Moradores de três comunidades rurais de Barcarena realizam na manhã desta segunda-feira (24) um protesto contra uma ação de reintegração de posse dos terrenos. Os manifestantes interditaram a rodovia PA-481 no final da madrugada, e se recusam a deixar o local.
Segundo a defesa dos moradores, a ação tem como base uma decisão irregular. "A decisão de reintegração trata as comunidades como área urbana, mas se trata de uma área rural, então o caso é matéria da vara agrária. São quase 3 mil hectares de reserva ecológica", afirma o advogado das comunidades, Ismael Moraes. Ele afirma que o pedido de reintegração foi feito por empresas de exploração de minério da região, e contesta a ação.
A Tropa de Choque da PM acompanha a manifestação na via. (Foto: via WhatsApp)
"Eles querem fazer a construção da bacia de rejeitos na área, mas ela está gravada como reserva ecológica. Além disso, essa liminar de reintegração foi deferida há um ano e seis meses, o processo ficou engavetado, e agora foram cumprir. Não pode, pois o processo caducou. O juiz deve marcar mediação entre as partes", continuou.
Polícia tenta negociar a liberação da via. (Foto: via WhatsApp)
A defesa dos moradores entrou com um recurso contra a reitegração. Enquanto isso, a rodovia segue interditada.
Fonte: DOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário