Por Mozart Lira
Representantes dos municípios de Primavera, Paragominas, Santarém, Conceição do Araguaia e Barcarena receberão nesta quarta-feira (9), em Belém, o Prêmio Pará Mulher, por terem alcançado as metas pactuadas no combate ao câncer de colo de útero e de mama previstas no regulamento da segunda edição do concurso, que também homenageará Vitória do Xingu, Curuá, Canaã dos Carajás, Ananindeua, Bragança e Castanhal por terem cumprido uma das metas.
Alusiva à campanha “Outubro Rosa”, a segunda edição do Prêmio Pará Mulher é uma iniciativa do Núcleo de Apoio à Gestão na Atenção a Mulher (Nagam), da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), em parceria com o Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC). A cerimônia acontecerá no Palácio dos Despachos, em Belém, a partir das 9 horas.
Pelo regulamento, a premiação selecionou cinco municípios que conseguiram as duas metas dos indicadores de câncer de colo do útero e mama simultaneamente, a partir do que é pactuado com o Ministério da Saúde por meio do Sistema de Acompanhamento e Monitoramento da Execução de Políticas Públicas do Ministério da Saúde (Sispacto), pelo qual é possível traçar um diagnóstico a partir das regiões de saúde, estados, municípios e Distrito Federal, além de possibilitar ao gestor desenhar ou redefinir planos e estratégias adequadas às necessidades da população a partir da leitura das estatísticas disponíveis. O período avaliado foi entre julho de 2015 e julho de 2016.
Em nota técnica, a organização do concurso explica que a avaliação levou em conta a razão de exames cipatológicos do colo de útero em mulheres de 25 a 64 anos – com meta de 0,40 ou mais – e a razão entre exames de mamografias de rastreamento em mulheres de 50 a 69 anos, com meta de 0,10 ou mais.
Os cinco municípios premiados receberão, cada um, equipamentos de informática e outros específicos para montagem de uma sala para coleta de PCCU, além de kits para procedimentos do exame preventivo, uma estatueta comemorativa e um certificado de participação.
Fonte: AgenciaPara
Nenhum comentário:
Postar um comentário