segunda-feira, 27 de novembro de 2017

PREFEITURA DE BARCARENA COMEMORA RESULTADOS DO PROGRAMA SAÚDE NAS ESCOLAS

PREFEITURA COMEMORA RESULTADOS DO PROGRAMA SAÚDE NAS ESCOLAS

Prevenir ainda é a melhor forma de se combater doenças. A partir disso, a Prefeitura de Barcarena vem realizando ao longo do ano, por meio das secretarias de Saúde (Semusb) e de Educação (Semed), o programa Saúde nas Escolas, orientando sobre a prevenção de doenças e melhorando a qualidade de vida das crianças e suas famílias. Neste mês de encerramento da programação anual, a Semusb está trabalhando os temas de combate ao aedes aegipty e alimentação saudável.

O programa Saúde nas Escolas consiste em palestras para os alunos da rede municipal de ensino, com temas propostos pelo Ministério da Sáude. São 12 temas trabalhados durante o ano, como dengue, zika, chikungunya, obesidade, saúde dos olhos – com avaliação oftalmológica – e gravidez na adolescência.

Imerys e UFPA firmam acordo de cooperação técnica



O setor produtivo e a academia apostam na parceria para somar iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável do Pará. Uma parceria que ganha força com o acordo de cooperação técnica firmado, nesta segunda-feira (27), entre a Imerys e a Universidade Federal do Pará. O termo foi assinado pelo Diretor Administrativo da empresa, Paulo Serpa, e pelo reitor da universidade, Emmanuel Tourinho.

O acordo entre a mineradora, que possui operações de caulim no Estado, e a UFPA prevê ações conjuntas em favor do desenvolvimento e aperfeiçoamento de atividades e geração de conhecimentos para ensino, capacitação, pesquisa, ciência e tecnologia, além de investimentos nas áreas de arte, cultura, educação e estágio para os alunos da instituição. Será um convênio “guarda-chuva” que, no primeiro momento, identificará interesses comuns que venham contribuir para o desenvolvimento sustentável e refletir na melhoria de qualidade de vida das populações amazônicas.

sábado, 25 de novembro de 2017

PREFEITURA DE BARCARENA SOLICITA MAIS VAGAS DE EMPREGO

PREFEITURA SOLICITA MAIS VAGAS DE EMPREGO

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria de Trabalho e Emprego (Semute), está empenhada na busca pelo aumento da captação de vagas de empregos nas empresas para ofertar aos trabalhadores desempregados do município. A captação é feita pelo Serviço Nacional de Empregos (Sine), do Ministério do Trabalho, que é mantido quase que 100% pela prefeitura, na sede e na Vila dos Cabanos.

O coordenador do Sine Barcarena, Jerônimo Rodrigues, informou que a oferta de vagas é muito pouca para atender as 15 mil de pessoas cadastradas na cidade. “Não significa que todos estejam desempregados, mas é um número muito grande”, disse Jerônimo. O processo de recrutamento de trabalhadores segue protocolos do Ministério do Trabalho e é fiscalizado pela Polícia Federal para evitar fraudes.

Jerônimo informou que o trabalhador de Barcarena tem prioridade no preenchimento das vagas gerenciadas pelo Sine. “Apenas o trabalhador cadastrado dentro do município tem sido encaminhado”, disse. Mas alertou sobre um entrave. “A questão da escolaridade tem sido uma barreira muito grande”, completou. Por causa disso, a Semute pretende colocar em prática alguns projetos de qualificação profissional.

PREFEITO VILAÇA DESTACA TRABALHO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE

PREFEITO DESTACA TRABALHO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, e o vice-prefeito Paulo Alcântara entregaram placas comemorativas em alusão ao prêmio Pará Mulher 2017 aos responsáveis pelas unidades de saúde do município, durante um encontro nesta sexta-feira (24), no auditório da Secretaria de Assistência Social. Na ocasião, o prefeito agradeceu o trabalho realizado pelas equipes da Secretaria de Saúde do município. “Os responsáveis por esse prêmio são todos vocês”, disse.

Vilaça reconheceu o trabalho dos profissionais enfermeiros, médicos e coordenadores das unidades e destacou o envolvimento de cada um nos projetos de Atenção Básica no município. “É um trabalho que tem que ter coração, vontade de fazer mesmo”, afirmou o prefeito. Já o vice-prefeito Paulo Alcântara, emocionado, disse que quando foi secretário de Saúde, por cinco anos, construiu 13 unidades e tirou do zero a cobertura em Atenção Básica no município.

“Hoje temos a maior cobertura em saúde no estado do Pará, com 82%”, afirmou o vice-prefeito, ao falar sobre os investimentos que o prefeito Antônio Carlos Vilaça tem feito no setor. “Tenho certeza que esse trabalho não vai parar”, acrescentou Alcântara. O prêmio Pará Mulher 2017 foi dado pelo governo estadual pelo número de exames preventivos do câncer de colo de útero e de mamografias realizados em Barcarena. 

Foi a segunda vez que o município recebeu a premiação. Das 144 prefeituras do estado, apenas cinco conquistaram o prêmio Pará Mulher 2017. Além de Barcarena, que ficou em primeiro lugar, superaram as metas Paragominas, Portel, Brasil Novo e Santa Bárbara. A meta estabelecida pelo governo do estado era 3.017 exames preventivos em mulheres com idade entre 25 e 63 anos, mas Barcarena fez 5.838. Em mamografias, a meta era 235, mas o município alcançou 396.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=458&url=prefeito-destaca-trabalho-de-profissionais-da-sade

PROJETO “EM BUSCA DE MARIAS” QUALIFICA SAÚDE DE BARCARENA

PROJETO “EM BUSCA DE MARIAS” QUALIFICA SAÚDE DE BARCARENA

A conquista do Prêmio Pará Mulher 2017, por Barcarena ter atingido e ultrapassado a meta de realização de preventivo e de mamografia, deu evidência ao projeto “Em Busca de Marias”, criado pela prefeitura de Barcarena. O projeto está dando tão certo, que chamou a atenção no estado, sendo copiado por 18 municípios do Pará.

O projeto também foi apresentado no 5º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em maio na cidade de Porto Seguro (BA), sendo destacado e premiado com uma publicação na revista científica do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde, a ser publicada em dezembro próximo.

“Buscar essas mulheres que não fazem o preventivo é o objetivo do projeto, pois há casos de mulher que há mais de 15 anos não faz o exame. Se a gente fizer um trabalho agora, nossa meta em até cinco anos é não ter mais o câncer do colo de útero dentro do município”, ressaltou Cleise Jane (foto acima). Segundo ela, detectar precocemente a doença possibilita o tratamento sem precisar chegar a métodos mais invasivos, como a radioterapia.

ARAPARI ENCERRA AÇÕES PELO DIA DO RIO

MULTIRÃO DE LIMPEZA NO ARAPARI ENCERRA AÇÕES PELO DIA DO RIO

O encerramento das atividades em comemoração ao dia do rio, foi marcado por um mutirão de limpeza na comunidade do Arapari. A ação de conscientização ambiental, promovida pela Prefeitura de Barcarena, resultou na coleta dos resíduos sólidos descartados no entorno dos portos, escolas, quadra de esportes e, principalmente, na beira do rio.

A ação contou com a parceria das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Educação (Semed), e Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Semdur).

De acordo com a Socióloga da Semade, Maria do Carmo Gonçalves Ferreira, o mutirão visou demonstrar a importância de se manter o lugar limpo, dando exemplos de conscientização ambiental para que a comunidade dê continuidade à preservação da área em que vivem. “É importante chamar a atenção para a necessidade de se preservar a saúde dos rios, principalmente, evitando o acúmulo de resíduos”, disse.

O mutirão foi resultado de diversas ações que a Semade vem realizando desde o mês de março junto à comunidade, quando a equipe de proteção ambiental da secretaria verificou, por meio de estudos técnicos, a gravidade da situação dos resíduos sólidos descartados de forma errada no Arapari. “Por se tratar da proximidade com o rio, esse problema do lixo é ainda maior”, ressaltou a socióloga.

Voluntários da Concessionária Águas de São Francisco, Hydro, Instituto Educacional Permanente da Amazônia (IEPAM) e alunos da Escola Arapari também participaram da ação em prol da educação socioambiental.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=461&url=multirao-de-limpeza-no-arapari-encerra-acoes-pelo-dia-do-rio

terça-feira, 21 de novembro de 2017

REGATA DE KITESURF MOVIMENTA PRAIA DE VILA DO CONDE

REGATA DE KITESURF MOVIMENTA PRAIA DE VILA DO CONDE

A praia de Vila do Conde é palco pelo segundo ano seguido de uma competição de kitesurf. Foi disputada no fim de tarde deste domingo, a segunda etapa do circuito paraense da modalidade e pelo segundo ano seguido na Vila do Conde, com apoio da prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo -SEICONTUR. A primeira etapa foi disputada na praia de Fortalezinha, em Marudá.

A prática do kitesurf vem aumentando na praia de Vila do Conde, considerada pela Federação Paraense de Esportes Radicais propícia pelo vento forte que sopra no local. Tanto que a comunidade já tem atletas participando de competições, como Welington Caseio, que ficou em primeiro lugar na categoria iniciantes, neste domingo.

PREFEITURA RENOVA A PASTA DO TRABALHO E EMPREGO

PREFEITURA RENOVA A PASTA DO TRABALHO E EMPREGO

Uma advogada e professora universitária é a nova secretária de Trabalho e Emprego de Barcarena (Semute). Alexceia Ferreira assumiu a pasta há cerca de um mês e a cada dia ela fica mais inteirada da missão que tem pela frente: trabalhar pela captação, recrutamento e qualificação profissional de milhares de trabalhadores. 15 mil estão cadastrados no Sine a espera de uma oportunidade de trabalho.

A Semute oferece à população o serviço de cadastro da mão de obra local, seguro-desemprego, emissão de CTPS e RG. Atualmente, a Secretaria está empenhada na tarefa de oferecer maior qualificação profissional ao trabalhador. “Tem muito trabalhador que exerce uma função, como soldador, mecânico, e ele precisa ainda tem o nivelamento educacional, ele não tem o nível médio”, disse Alexceia.

Nesse sentido, a Semute pretende fechar em breve um convênio com a Secretaria de Educação do Estado para que a prova do Ceeja (órgão da Seduc que emite a certificação do ensino médio) seja realizada em Barcarena e não mais em Abaetetuba. A partir disso, a ideia é de que seja instalado um núcleo do Ceeja no município. “Além de trazer a prova, ele (o núcleo) vai desenvolver outros projetos”, disse a secretária.

A Semute também quer estreitar uma parceria com o governo estadual para trazer ao município o Pará Profissional, programa que oferecerá vários cursos em Barcarena. “O estado entra com os instrutores e o município entra em contrapartida com a estrutura em escolas onde serão ministrados os cursos”, afirmou Alexceia. “Teremos ainda, com o Pará Profissional, um curso de nível superior”.

A secretária disse que o edital para o curso superior de agente portuário deve sair em janeiro. “Como se pode verificar, o trabalho da Semute tem uma importante relevante para o município porque vai se preocupar não só em colocar as pessoas de qualquer jeito no mercado de trabalho, mas preparar esse trabalhador para ele permanecer nesse mercado diante das mudanças sociais e econômicas”, finalizou Alexceia.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=446&url=prefeitura-renova-a-pasta-do-trabalho-e-emprego

PREFEITO VILAÇA COBRA SOLUÇÃO DO ESTADO PARA COMBATER A CRIMINALIDADE EM BARCARENA

PREFEITO VILAÇA COBRA SOLUÇÃO DO ESTADO PARA COMBATER A CRIMINALIDADE EM BARCARENA

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, foi nesta segunda-feira em Belém, para reunir com a alta cúpula da Segurança Pública do estado. O encontro foi para cobrar das autoridades medidas enérgicas para combater a criminalidade no município.

O vice-governador do estado, Zequinha Marinho, foi o intermediador do encontro. Além dele, participaram o secretário de segurança Jeannot Jansen, o deputado estadual Renato Ogawa e todo o comando da Polícia Militar.

O prefeito de Barcarena foi para a reunião acompanhado do vice-prefeito Paulo Alcântara e do secretário municipal Rui Cabral. Antônio Carlos Vilaça e sua equipe fizeram um relato da situação em Barcarena e cobraram uma solução. “A criminalidade em nosso município está preocupando a sociedade. A gente entende que segurança pública é um dever do estado. A reunião foi para cobrar uma solução, mas propomos uma parceria para auxiliar no combate à criminalidade”, explicou Vilaça.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=447&url=prefeito-vilaa-cobra-soluo-do-estado-para-combater-a-criminalidade-em-barcarena

ATLETAS DE BARCARENA SÃO DESTAQUE NA CÂMARA MUNICIPAL

ATLETAS DE BARCARENA SÃO DESTAQUE NA CÂMARA

O secretário de Esporte de Barcarena, Pedro Moura, apresentou nesta terça-feira, 21, na Câmara, o resultado dos Jogos Abertos de Abaetetuba em que as equipes de Barcarena conquistaram vários títulos. Um grupo de atletas do município acompanhou a sessão. Empolgado com as vitórias, Pedro Moura destacou o desempenho dos jogadores. “Foi inédito. Nunca tínhamos sido campões fora de Barcarena”, disse.

A etapa regional dos jogos abertos do Baixo Tocantins foi realizada no ginásio poliesportivo de Abaetetuba. Os barcarenenses foram vitoriosos em cinco modalidades: basquete, vôlei, handebol, futebol de areia e tênis de mesa. A equipe do futsal não conseguiu classificação. Mesmo assim, a avaliação foi positiva. “Levamos atletas do projeto Construindo o Jogo, que já está dando frutos”, disse Moura.

PREFEITURA INICIA 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

 PREFEITURA INICIA 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A campanha internacional de combate à violência contra mulheres e meninas já começou em Barcarena. Para abrir o evento de lançamento, nesta terça-feira (21), “Os Batuqueiros Reciclando Sonhos’”, formados por crianças e adolescentes atendidos no Cras Arapari, apresentaram a música nova “Empodera Mulher”.

“É uma homenagem a todas as mulheres. Infelizmente esses momentos existem porque mulheres tiveram seus direitos violados ou a vida ceifada”, comentou Michelly Malcher, coordenadora do Cras Arapari, ao presentear a coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres, Tânia Oliveira, com uma boneca produzida por idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Arapari.

Representantes de conselhos municipais e coordenações de programas e serviços socioassistencias acompanharam o evento, que foi seguido pela palestra “Igualdade Étnico Racial e Consciência Negra”.

Serão 16 dias de intensas atividades e estudos sobre o assunto. “Momentos como esse, em que paramos para aperfeiçoar o conhecimento sobre raça e violência contra as mulheres são muito importantes, além de tudo é a materialização de ações para o apoio e enfrentamento da violência de gênero e raça”, comentou Simone Macedo

Confira programação completa:

24/11, às 9h, Campanha do Laço Branco na Escola Santa Sofia
30/11, às 9h, palestra sobre Enfrentamento à todas as formas de discriminação, usuárias grávidas do Cras Zita Cunha
30/11, às 9h, palestra sobre Enfrentamento à todas as formas de discriminação, para ACS’s e funcionários da UBS Santa Maria
30/11, às 14h, palestra sobre Enfrentamento à todas as formas de discriminação para ACS’s e funcionários da UBS Santa Maria
05/12, às 9h, Exposição da Campanha 16 Dias de Ativismo/Laço Branco, na Câmara de Vereadores

sábado, 18 de novembro de 2017

MILITARES ENCERRAM ATIVIDADES EM BARCARENA

MILITARES ENCERRAM ATIVIDADES EM BARCARENA

Apoiado pela prefeitura de Barcarena, o comando do 2º Batalhão de Infantaria de Selva - 2º Bis - encerrou nesta sexta-feira (17) a semana de treinamento de guerra realizada na cidade, com uma programação social na Praça da Bíblia. “Nossa avaliação é bastante positiva”, disse o coronel Eduardo Veiga, comandante do 2º Bis. 

As secretarias de Saúde e Educação participaram das atividades na praça. Os militares fizeram exposições de matérias usadas nas operações de selva e animaram a criançada por meio do exercício de corda e da oficina de camuflagem onde as crianças e adolescentes puderam pintar os rostos. A banda de música do Bis também alegrou o dia.

Desde segunda-feira, 450 militares vindo do 2º Bis, em Belém, estão no município onde realizaram treinamentos. “Barcarena oferece as melhores condições para isso”, informou o coronel Veiga. O comandante destacou três pontos positivos de avaliação da atividade no município: “recepção da população, apoio incondicional da prefeitura e divulgação”.

O resultado da parceria com os veículos de comunicação da cidade foi um grande número de pessoas na praça nesta manhã. O estudante Andreo Ramos, 13 anos, aproveitou a programação. “Quando eu crescer, quero ir pro Exército, é meu sonho”, afirmou o adolescente. “Minha mãe me apoia muito”, completou.

PATRULHAS – Durante a semana, os militares do Exército fizeram patrulhamento nas ruas e nos rios do município. Eles também fizeram ações de segurança na área do polo industrial de Vila do Conde, onde fica o porto da Companhia Docas do Pará. A ação do 2º Bis, em Barcarena, também contou com apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=441&url=militares-encerram-atividades-em-barcarena

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

SEMUSB ORIENTA A MANIPULADORES DE ALIMENTOS

 SEMUSB ORIENTA A MANIPULADORES DE ALIMENTOS

Com o objetivo de conscientizar as pessoas que trabalham com alimentação, a prefeitura de Barcarena, por intermédio da Secretaria de Saúde, realiza, periodicamente, palestras no posto de saúde da Pedreira. Cozinheiras, auxiliares de cozinha, repositores de produtos em supermercados e garçons estão entre o público alvo da ação.

As orientações são realizadas todas as quartas-feiras a partir das 9 horas para pessoas que trabalham direta ou indiretamente com alimentos. Ao assistir a palestra, a pessoa adquire a carteirinha de manipulador de alimentos, válida por um ano.

“Na palestra, abordamos vários temas para conscientização e responsabilização dessas pessoas enquanto manipuladores de alimentos. A partir disso, passam a ter noção de contaminação de alimentos – que podem ser físicas, químicas e biológicas – e também aprendem sobre higiene dos ambientes e dos utensílios, e forma de conservação, garantindo um alimento saudável para a população”, disse Dalinne dos Santos, técnica da Vigilância Sanitária da Semusb.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=427&url=-semusb-orienta-a-manipuladores-de-alimentos

PREFEITURA DE BARCARENA APRESENTA SUAS AÇÕES EM ENCONTRO DA CNM, EM NATAL

PREFEITURA DE BARCARENA APRESENTA SUAS AÇÕES EM ENCONTRO DA CNM, EM NATAL

A prefeitura de Barcarena participa, em Natal, do encontro Diálogo Municipalista, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o objetivo de aproximar os gestores municipais brasileiros da Agenda 2030. No Diálogo, a entidade lançou o hotsite do projeto Localizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os participantes do encontro puderam conhecer em primeira mão a plataforma, que consolida informações e materiais a respeito do tema. O intuito é auxiliar os prefeitos na incorporação e avanço dos ODS no país.

O consultor da CNM, Santiago Gallo, fez uma observação importante no encontro para contextualizar os gestores municipais sobre o tema. “Nesses dois dias do Diálogo vocês viram palestras sobre o passado e o presente dos Municípios, e isso foi muito importante, mas aqui vamos focar no presente e no nosso futuro até 2030”, disse.
Santiago se referia à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que estão diretamente ligados com as políticas públicas. Ao todo, são 17 diretrizes que perpassam temas como água limpa e saneamento, essencial para os Municípios do semiárido brasileiro.

Vários especialistas compartilharam boas práticas na implementação da agenda global. O Município de Barcarena, por exemplo, alcançou um grau elevado de maturidade com respeito ao tema. Desde 2013, a cidade trabalha seu Plano Plurianual (PPA) espelhado nos ODS, quando ainda eram Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

A assessora do prefeito Antônio Carlos Vilaça, Patrícia Menezes, apresentou detalhes das iniciativas locais. Um dos pontos altos de sua apresentação foi quando ela mostrou um quadro que ilustra como as ações municipais de Barcarena tem convergido com os objetivos.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=428&url=prefeitura-de-barcarena-apresenta-suas-aes-em-encontro-da-cnm-em-natal

PREFEITO INAUGURA A 10ª UBS DE BARCARENA

PREFEITO INAUGURA A 10ª UBS DE BARCARENA

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, inaugurou nesta sexta-feira (10), a Unidade Básica de Saúde do Castanhalzinho, a décima obra de um conjunto de 16 UBS que a prefeitura está colocando para funcionar no município. Agora só faltam inaugurar mais seis. O vice-prefeito Paulo Alcântara, vereadores, secretários, servidores e moradores de comunidades rurais também participaram da cerimônia de abertura do prédio.

A nova unidade é ampla e moderna, toda climatizada e com capacidade para atender cerca de 70 pessoas por dia. A UBS é composta por uma equipe de Saúde da Família, terá atendimento odontológico e realizará exames preventivos. A dona de casa Sthefany Aline Pereira, mãe de três filhos, é uma das usuárias da nova unidade. “A gente está alegre porque melhorou a estrutura da UBS”, disse ele, que mora na comunidade do Arienga Estrada.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

O INVESTIMENTO DA PREFEITURA DE BARCARENA NA SEGURANÇA

O INVESTIMENTO DA PREFEITURA DE BARCARENA NA SEGURANÇA

A segurança pública está entre as prioridades da prefeitura de Barcarena, que investe na instalação de câmeras de monitoramento, numa parceria com a Polícia Militar. Barcarena já conta com 75 câmeras instaladas estrategicamente em 25 pontos do município, sendo 10 na região de Barcarena -sede e 15 pontos no distrito do Murucupí.

O monitoramento das câmeras fica a cargo Centro de Controle Operacional (CCO) inaugurado e mantido pela prefeitura desde o dia dois de fevereiro deste ano. O centro é formado por uma equipe de 20 operadores e quatro supervisores, que se revezam em quatro turnos durante as 24h do dia.

Além de auxiliar no combate à criminalidade, o CCO tem outras finalidades. A sala também possui o Núcleo Integrado de Operações Policiais, onde um policial militar fica de plantão durante os turnos, com a missão de acionar, por meio do rádio da polícia, viaturas da PM, Bombeiros, Ambulâncias ou SAMU, dependendo do caso visualizado nas telas de monitoramento.

domingo, 5 de novembro de 2017

PREFEITURA DE BARCARENA CRIA COMENDA ‘ORGULHO CABANO’

PREFEITURA CRIA COMENDA ‘ORGULHO CABANO’

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, sancionou nesta semana a lei que cria a comenda Orgulho Cabano. Ela será conferida a pessoas que prestam ou já prestaram relevantes serviços ao município. A comenda será simbolizada por meio da Medalha “Cônego Batista Campos”, de caráter condecorativo premial. 

O projeto de criação da lei é de autoria do legislativo; e a condecoração será concedida por ato do presidente do poder legislativo que realizará a entrega da premiação em solenidade oficial. João Batista Gonçalves, o cônego Batista Campos, nasceu em Barcarena e foi um dos inspiradores do movimento da Cabanagem.

BIOGRAFIA - Batista Campos foi um importante ativista político do Pará. Autor intelectual da Cabanagem, alimentou a resistência contra o governador da província Bernardo Lobo de Sousa, por isso teve de se refugiar no interior da Província, para escapar às perseguições do governo.

Na administração pública, o cônego foi vice-presidente do Conselho do Governo da Província e fez parte da Junta Provisória do Governo, no período de 18 de agosto de 1823 a 30 de abril de 1824. Ele morreu em 1834. Seu corpo foi enterrado em Barcarena.

150 anos depois, os restos mortais foram retirados do local de sepultamento, colocados em uma urna, e levados em carreata a Belém, na comemoração dos 150 anos da Cabanagem, sendo posteriormente carregados a um monumento comemorativo na capital paraense.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=414&url=prefeitura-cria-comenda-orgulho-cabano

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

AÇÃO DE SAÚDE DE BARCARENA CONQUISTA PRÊMIO PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO

AÇÃO DE SAÚDE DE BARCARENA CONQUISTA PRÊMIO PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO

A prefeitura de Barcarena conquista o prêmio Pará Mulher 2017 porque conseguiu superar a meta de exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama. É o segundo ano seguido que a prefeitura conquista o prêmio, organizado pelo governo do Pará, através do Núcleo de Apoio à Gestão da Atenção à Mulher – NAGAM, da Secretaria Estadual de Saúde.

O núcleo avalia os municípios do estado do Pará que mais se destacaram nas ações de prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama. O Pará Mulher 2017 premia os municípios que atingiram a meta de oferta do Preventivo - PCCU e de mamografia, no período de Junho de 2016 a Julho de 2017. ]

Das 144 prefeituras do estado, apenas cinco conquistaram o prêmio Pará Mulher 2017. Além de Barcarena, superaram a meta Paragominas, Portel, Brasil Novo e Santa Bárbara.

A solenidade de entrega do Prêmio será realizada na próxima terça-feira (07), no Palácio do Governo, em Belém, às 9 da manhã. As prefeituras receberão uma sala completa para realização de PCCU (Mesa ginecológica, escadinha, balde, armário vitrine, banqueta, balde e foco), mais três mil Kits do Preventivo, além de um Kit de Informática (Monitor, CPU, teclado e mouse, Nobreak e Impressora).

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

AGÊNCIA VAI REGULAR SERVIÇOS PÚBLICOS DE BARCARENA

AGÊNCIA VAI REGULAR SERVIÇOS PÚBLICOS DE BARCARENA

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, sancionou a lei que cria a Agência Reguladora de Serviços Públicos do munícipio (Arsep). De acordo com publicação no Diário Oficial da Famep nesta semana, a Arsep tem a finalidade de promover a regulação, o controle e a fiscalização dos serviços da prefeitura oferecidos à população.

Por meio da agência, o cidadão poderá reclamar de qualquer serviço público delegado, concedido, autorizado, permitido ou operado diretamente pelo Poder Público Municipal. A lei que criou a Arsep diz que a agência “deverá atuar com independência”. Quanto às reclamações dos cidadãos, a Arsep deverá “apurar aquelas que não tenham sido resolvidas”.

É competência da Arsep também “adotar as medidas necessárias para defender os direitos dos usuários do serviço público regulado, protegendo-o do abuso do poder econômico que visa a dominação dos mercados, e a eliminação da concorrência e o aumento arbitrário do lucro”, determina a nova lei.

Cabe a Arsep “permitir o amplo acesso às informações sobre a prestação do serviço público regulado e sobre suas próprias atividades, bem como manutenção atualizada por meio de sitio mantido na rede mundial de computadores (Internet); coibir o exercício ilegal e clandestinidade dos serviços objeto de regulação, aplicando as sanções cabíveis”.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=407&url=agncia-vai-regular-servios-pblicos-de-barcarena

CURSO CAPACITA PRODUTORES DE AÇAÍ EM BARCARENA

CURSO CAPACITA PRODUTORES DE AÇAÍ

Com parceria da prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria de Agricultura, começou nesta terça-feira (31), na comunidade do Cafezal, um curso para açaicultores oferecido pelo programa Pará Profissional, do governo do estado. Ao todo, serão 160 horas de instrução iniciada com noções de empreendedorismo.

Na abertura do curso, o secretário de Agricultura de Barcarena, Paulo Ronildo, disse que o profissionalismo vai potencializar o trabalho dos produtores e que a visão do prefeito Antônio Carlos Vilaça é justamente investir em quem mora e produz no município. “A gente precisa trabalhar o manejo e o escoamento da produção”, destacou Ronildo.

O servidor público Moisés Barreira, filho de produtores de açaí na ilha São Mateus, está participando do curso. Ele mora na cidade, mas os pais têm açaizal em uma comunidade ribeirinha. “Estou visando o futuro de lá”, disse Barreira, ao dizer por que aceitou fazer o curso. As aulas são ministradas por colaboradores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

O curso foi uma demanda do movimento social. “Fizemos um levantamento da aptidão agrícola dos moradores”, informou Paulo Feitosa, que articulou a realização do curso de açaicultores para, pelo menos, três comunidades de Barcarena, incluindo as comunidades da ilha das Onças e da ilha Arapiranga. A Semagri deu apoio logístico e de mobilização.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=408&url=curso-capacita-produtores-de-aa

ENEM 2017: 360 ALUNOS DE CURSINHO MANTIDO PELA PREFEITURA DE BARCARENA FAZEM EXAME

ENEM 2017: 360 ALUNOS DE CURSINHO MANTIDO PELA PREFEITURA FAZEM EXAME ESTE ANO

No próximo domingo (5) começa a batalha por uma vaga em universidades, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Mais uma vez, 360 alunos matriculados no cursinho mantido pela prefeitura de Barcarena vão participar do exame.

Em 2016, dos 360 alunos matriculados, 110 foram aprovados com a nota do ENEM, para PROUNI, SISU, UFPA E UEPA. O Cursinho pré-vestibular municipal conta com uma equipe qualificada de professores e servidores, bem como, material didático de primeira. A expectativa é superar o número de aprovação este ano.

A coordenação do cursinho anuncia que já estão abertas as matrículas para 2018 e alerta aos alunos novos que serão ofertadas novamente 360 vagas. A Coordenadora Célia Silva informa que os interessados devem se dirigir ao prédio do cursinho na Cronge da Silveira nº 63, esquina com a Travessa da Matriz (Bairro Centro).

As 360 vagas ofertadas são divididas nos três turnos existentes, ou seja, 120 por turno, manhã, tarde e noite. Os candidatos as vagas devem levar RG, 1 foto 3x4 e comprovante de escolaridade, no horário das 08h às 18h.

“Aproveite esta oportunidade que a prefeitura de Barcarena, através da Secretaria municipal de Educação, proporciona ao estudante de Barcarena que quer fazer diferente. Faça parte da lista de alunos que passaram pelo cursinho e hoje são vencedores em suas faculdades”, destaca a coordenadora.

Mais informações na própria coordenação do cursinho.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=409&url=enem-2017-360-alunos-de-cursinho-mantido-pela-prefeitura-fazem-exame-este-ano

PREFEITURA VAI ELABORAR PLANO DE HABITAÇÃO EM BARCARENA

PREFEITURA VAI ELABORAR PLANO DE HABITAÇÃO

A prefeitura de Barcarena vai iniciar o processo de elaboração do Plano Municipal de Habitação. O assunto foi apresentado esta semana pelo secretário de Planejamento, Jacobson Estumano, durante reunião com técnicos de várias secretarias municipais, no auditório do complexo administrativo, na Vila São Francisco.

O secretário de Planejamento disse que o plano de habitação é uma exigência do Plano Diretor do Município (PDDU). Com ele, o município terá um novo diagnóstico da situação habitacional de Barcarena. “Hoje o diagnóstico que nós temos não é real”, afirmou Jacobson Estumano. “Temos que corrigir essa situação”, completou.

Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=405&url=prefeitura-vai-elaborar-plano-de-habitao

MPPA participa de formatura de alunos do Proerd de Abaetetuba


Na manhã desta terça-feira, (31), no município de Abaetetuba, ocorreu a formatura de 260 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), todos oriundos da rede pública municipal.


O Programa, desenvolvido pela Polícia Militar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Município, e que conta com o apoio do Ministério Público em Abaetetuba, tem como um dos eixos centrais a conscientização dos alunos para a problemática das drogas, esclarecendo sobre os riscos e as consequências decorrentes do consumo, bem como sobre formas de ajudar pessoas que tenham envolvimento com as drogas.

MPPA realiza audiência pública sobre condições sanitárias de matadouro em Abaete


Com o objetivo de apresentar as irregularidades e inadequações identificadas por diversos órgãos no matadouro municipal do município de Abaetetuba, e alertar a sociedade acerca das condições de funcionamento do local, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizou audiência pública na última quarta-feira (25), no auditório do prédio das promotorias de Justiça de Abaetetuba. A reunião foi presidida pelo promotor de Justiça Bruno Saravalli Rodrigues.

A mesa da audiência foi composta por representantes de órgãos ligados às condições sanitárias e órgãos fiscalizadores, como a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), além de espacialistas do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar do MPPA (Gati), e com a presença do presidente da Câmara Municipal, Reginaldo Rodrigues Mota.


Os expositores presentes na reunião, tiveram a oportunidade de apresentar os resultados de análises, visitas e laudos técnicos sobre as condições de funcionamento do matadouro. Nos documentos apresentados, constatou-se que o local funcionava de forma precária, e que a carne contaminada pode gerar diversos problemas de saúde no organismo humano. Ainda na exposição de resultados, a médica veterinária do Gati, Maria do Carmo Andion, apresentou fotos de animais contaminados, e citou os principais sintomas nesses animais, que podem transmitir doença ao homem.

MPPA acompanha processo de licenciamento de complexo agroindustrial no município de Barcarena


Foi realizada em Barcarena, na última quinta-feira (26), audiência pública relativa ao licenciamento ambiental do projeto do Terminal de Uso Privado (TUP), do complexo agroindustrial e do centro de armazenamento e logística do empreendedor Cevital Internacional do Brasil Ltda. A audiência ocorreu no Cabana Club, em Vila dos Cabanos, e contou com a presença dos promotores de Justiça Laércio Guilhermino de Abreu e Ducival Carvalho Junior.

A audiência faz parte do processo de licenciamento que tramita perante a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). O Ministério Público foi convidado para a audiência e, diante do que presenciou, deverá emitir recomendação para que sejam adotadas algumas medidas.

Bombástico: Ministério público requer a suspensão do aumento da tarifa de ônibus em Barcarena


O Ministério Público do Estado (MPPA), por meio do 2º promotor de Justiça de Barcarena Laércio Guilhermino de Abreu propôs ação civil pública (ACP) requerendo a suspensão do reajuste da tarifa no transporte público coletivo no município e que o Poder Público Municipal seja compelido a realizar processo licitatório para a concessão do transporte coletivo em Barcarena. No dia 26 de junho, usuários dos ônibus denunciaram as péssimas condições e inadequação do transporte oferecido pelas cooperativas do município. A ação foi ajuizada no dia 16 de outubro.

O reajuste autorizado pelo prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, aumentou em 20% o valor da tarifa, que passou de R$2,50 para R$3,00.