A conquista do Prêmio Pará Mulher 2017, por Barcarena ter atingido e ultrapassado a meta de realização de preventivo e de mamografia, deu evidência ao projeto “Em Busca de Marias”, criado pela prefeitura de Barcarena. O projeto está dando tão certo, que chamou a atenção no estado, sendo copiado por 18 municípios do Pará.
O projeto também foi apresentado no 5º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em maio na cidade de Porto Seguro (BA), sendo destacado e premiado com uma publicação na revista científica do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde, a ser publicada em dezembro próximo.
“Buscar essas mulheres que não fazem o preventivo é o objetivo do projeto, pois há casos de mulher que há mais de 15 anos não faz o exame. Se a gente fizer um trabalho agora, nossa meta em até cinco anos é não ter mais o câncer do colo de útero dentro do município”, ressaltou Cleise Jane (foto acima). Segundo ela, detectar precocemente a doença possibilita o tratamento sem precisar chegar a métodos mais invasivos, como a radioterapia.
Barcarena tem intensificado o combate ao câncer de colo de útero, através da prevenção. Todos os 24 prédios do município, composto por 28 equipes, contam com uma sala para o preventivo. A única sala não climatizada é a do Furo do Nazário, que ainda funciona com gerador, por ser ribeirinha.
O município organizou as salas de coleta de PCCU das UBS seguindo o padrão exigido pelo Ministério da Saúde. São salas climatizadas, com maca ginecológica e foco. De acordo com Cleise Jane, os resultados dos exames também chegam em tempo hábil, o que possibilita maior confiança no serviço.
Atualmente, Barcarena conta com uma ginecologista que recebe pacientes em caso de qualquer alteração no exame. Ela é a responsável por realizar a colposcopia, a biópsia e a Exérese (EZT), procedimento necessário a partir da alteração do resultado. “Hoje, a mulher que faz o preventivo numa unidade e recebe o resultado alterado, já tem a consulta garantida com o especialista que vai fazer a avaliação”, esclarece a coordenadora. Barcarena também disponibiliza de um médico especializado em cirurgia ginecológica.
Segundo ela, a coleta do preventivo é feita pelos enfermeiros em todas as unidades conforme determina o Conselho Regional de Enfermagem. Isso também é um avanço perto de outros municípios que ainda têm a coleta feita por técnicos de enfermagem. Em Barcarena, os enfermeiros foram capacitados pela Semusb para a realização da coleta, bem como para atender a todas as mulheres, não limitando àquelas da área de abrangência da UBS e nem as da faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde, uma vez que é fundamental que todas façam o exame.
Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=459&url=projeto-em-busca-de-marias-qualifica-sade-de-barcarena
Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=459&url=projeto-em-busca-de-marias-qualifica-sade-de-barcarena
Nenhum comentário:
Postar um comentário