A segurança pública está entre as prioridades da prefeitura de Barcarena, que investe na instalação de câmeras de monitoramento, numa parceria com a Polícia Militar. Barcarena já conta com 75 câmeras instaladas estrategicamente em 25 pontos do município, sendo 10 na região de Barcarena -sede e 15 pontos no distrito do Murucupí.
O monitoramento das câmeras fica a cargo Centro de Controle Operacional (CCO) inaugurado e mantido pela prefeitura desde o dia dois de fevereiro deste ano. O centro é formado por uma equipe de 20 operadores e quatro supervisores, que se revezam em quatro turnos durante as 24h do dia.
Além de auxiliar no combate à criminalidade, o CCO tem outras finalidades. A sala também possui o Núcleo Integrado de Operações Policiais, onde um policial militar fica de plantão durante os turnos, com a missão de acionar, por meio do rádio da polícia, viaturas da PM, Bombeiros, Ambulâncias ou SAMU, dependendo do caso visualizado nas telas de monitoramento.
“Cada operador, ao perceber algo suspeito, dá o zoom na imagem e anota as observações vistas, que são repassadas ao policial de plantão. Este fará o procedimento”, disse Alexandre Pinto, coordenador do centro de monitoramento.
Alexandre disse ainda que cada ponto conta com três câmeras, sendo 2 fixas e uma com 360 graus de movimento, distribuídas de forma estratégica na região.
Como, quando e por quem deve ser requisitada uma imagem?
As imagens de monitoramento são gravadas e ficam à disposição do cidadão, que deverá seguir alguns procedimentos. O centro não fornece diretamente as imagens, explica Alexandre Pinto. “A pessoa que foi alvo de algum ato definido como crime, acidente ou outro tipo de ocorrência próximo de um dos 25 pontos, deverá fazer uma ocorrência policial e informar que no local do ocorrido existe um ponto de câmera de monitoramento. Por sua vez, o policial civil, se achar necessário, vai solicitar ao comando do 14ª BPM/Barcarena a imagem, mencionando dia, hora e local”.
Todos esses procedimentos são legalmente amparados e determinados por autoridades do sistema de segurança pública, respeitando o direito de todo cidadão.
DISK OCORRÊNCIA 190
O Núcleo Integrado de Operações Policiais, integrado ao CCO, possui ainda a central de atendimento de chamados de ocorrência. Com isso, o cidadão pode ligar para os seguintes números e registrar a ocorrência de qualquer fato:
98015 0129 (TIM)
99324 3559 (VIVO)
3754 1190 (FIXO)
O atendimento funciona 24h.
Barcarena vem integrando às cidades que estão investindo em monitoramento por câmeras para auxiliar no combate a criminalidade.
Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=415&url=o-investimento-da-prefeitura-de-barcarena-na-segurana
Nenhum comentário:
Postar um comentário