Com parceria da prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria de Agricultura, começou nesta terça-feira (31), na comunidade do Cafezal, um curso para açaicultores oferecido pelo programa Pará Profissional, do governo do estado. Ao todo, serão 160 horas de instrução iniciada com noções de empreendedorismo.
Na abertura do curso, o secretário de Agricultura de Barcarena, Paulo Ronildo, disse que o profissionalismo vai potencializar o trabalho dos produtores e que a visão do prefeito Antônio Carlos Vilaça é justamente investir em quem mora e produz no município. “A gente precisa trabalhar o manejo e o escoamento da produção”, destacou Ronildo.
O servidor público Moisés Barreira, filho de produtores de açaí na ilha São Mateus, está participando do curso. Ele mora na cidade, mas os pais têm açaizal em uma comunidade ribeirinha. “Estou visando o futuro de lá”, disse Barreira, ao dizer por que aceitou fazer o curso. As aulas são ministradas por colaboradores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
O curso foi uma demanda do movimento social. “Fizemos um levantamento da aptidão agrícola dos moradores”, informou Paulo Feitosa, que articulou a realização do curso de açaicultores para, pelo menos, três comunidades de Barcarena, incluindo as comunidades da ilha das Onças e da ilha Arapiranga. A Semagri deu apoio logístico e de mobilização.
Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=408&url=curso-capacita-produtores-de-aa
Nenhum comentário:
Postar um comentário