O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, sancionou nesta semana a lei que cria a comenda Orgulho Cabano. Ela será conferida a pessoas que prestam ou já prestaram relevantes serviços ao município. A comenda será simbolizada por meio da Medalha “Cônego Batista Campos”, de caráter condecorativo premial.
O projeto de criação da lei é de autoria do legislativo; e a condecoração será concedida por ato do presidente do poder legislativo que realizará a entrega da premiação em solenidade oficial. João Batista Gonçalves, o cônego Batista Campos, nasceu em Barcarena e foi um dos inspiradores do movimento da Cabanagem.
BIOGRAFIA - Batista Campos foi um importante ativista político do Pará. Autor intelectual da Cabanagem, alimentou a resistência contra o governador da província Bernardo Lobo de Sousa, por isso teve de se refugiar no interior da Província, para escapar às perseguições do governo.
Na administração pública, o cônego foi vice-presidente do Conselho do Governo da Província e fez parte da Junta Provisória do Governo, no período de 18 de agosto de 1823 a 30 de abril de 1824. Ele morreu em 1834. Seu corpo foi enterrado em Barcarena.
150 anos depois, os restos mortais foram retirados do local de sepultamento, colocados em uma urna, e levados em carreata a Belém, na comemoração dos 150 anos da Cabanagem, sendo posteriormente carregados a um monumento comemorativo na capital paraense.
Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=414&url=prefeitura-cria-comenda-orgulho-cabano
Nenhum comentário:
Postar um comentário