A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria de Trabalho e Emprego (Semute), está empenhada na busca pelo aumento da captação de vagas de empregos nas empresas para ofertar aos trabalhadores desempregados do município. A captação é feita pelo Serviço Nacional de Empregos (Sine), do Ministério do Trabalho, que é mantido quase que 100% pela prefeitura, na sede e na Vila dos Cabanos.
O coordenador do Sine Barcarena, Jerônimo Rodrigues, informou que a oferta de vagas é muito pouca para atender as 15 mil de pessoas cadastradas na cidade. “Não significa que todos estejam desempregados, mas é um número muito grande”, disse Jerônimo. O processo de recrutamento de trabalhadores segue protocolos do Ministério do Trabalho e é fiscalizado pela Polícia Federal para evitar fraudes.
Jerônimo informou que o trabalhador de Barcarena tem prioridade no preenchimento das vagas gerenciadas pelo Sine. “Apenas o trabalhador cadastrado dentro do município tem sido encaminhado”, disse. Mas alertou sobre um entrave. “A questão da escolaridade tem sido uma barreira muito grande”, completou. Por causa disso, a Semute pretende colocar em prática alguns projetos de qualificação profissional.
EXPECTATIVAS – A chegada de novos empreendimentos em Barcarena e a possibilidade de abertura de novas vagas de emprego aumentaram a demanda de pessoas na porta do Sine. Recentemente, houve registro de vandalismo na unidade da Vila dos Cabanos, causado pela impaciência de pessoas. Por ter uma atividade direta com o trabalhador, é natural que os problemas explodam sempre no Sine.
“Não existe uma obrigatoriedade legal para que as empresas tragam as vagas para o Sine”, explicou Jerônimo, que dizer que já está entrando em contato com as empresas para aumentar o número de vagas ofertadas. E quando elas aparecem, o atendimento triplica. Segundo a coordenação, a oferta de vagas atrai trabalhadores de outros municípios e até o estado vizinho do Maranhão.
O combate ao desemprego deve ser uma política pública abraçada por diferentes atores. No caso de Barcarena, a necessidade de ações propositivas deve ser urgente, pela dinâmica do mercado de trabalho. Projetos como os da empresa Cevital, que promete gerar 5 mil empregos, podem criar grandes expectativas. “Se não se pensar numa política pública, vamos enfrentar um caos social”, finalizou Jerônimo.
Fonte: http://www.barcarena.pa.gov.br/portal/noticia?id=457&url=prefeitura-solicita-mais-vagas-de-emprego
Nenhum comentário:
Postar um comentário