Imerys confirmou vazamento ocorrido na manhã deste sábado, 29.Minério vazado já foi removido, segundo a empresa.
A empresa Imerys confirmou o vazamento de caulim na praia de Vila do Conde, em Barcarena, no nordeste do Pará. Segundo a empresa, o vazamento ocorreu às 8h30 deste sábado (29) em frente ao porto privado da empresa. A Imerys afirma ainda que removeu o material que estava na praia de Vila do Conde.
Na última quinta-feira (27), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) informaram que acionaram a Justiça pedindo providências urgentes para possibilitar que a população de Barcarena tenha acesso a água potável, com base em pesquisas da Universidade Federal do Pará que comprovam a contaminação por metais pesados na água consumida por moradores do município.
O caulim é um minério utilizado em vários produtos da atividade industrial e, segundo a Imerys, as autoridades e órgãos responsáveis foram informados sobre o vazamento deste sábado. A empresa informou ainda que realiza investigações para confirmar a causa do vazamento.
No dia 17 de outubro, o Governo do Pará, o MPF e o MPPA assinaram um acordo no qual se comprometem a realizar o licenciamento e monitoramento ambiental do Distrito Industrial de Barcarena, com o objetivo de monitorar os impactos socioambientais da atividade industrial no pólo, além dos impactos resultantes da soma e da interação das atividades das indústrias.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário